Cachoeira Capivara e Candaru – Chapada dos Veadeiros

Quando falamos de cachoeira na comunidade kalunga do Engenho II, a imagem que vem à cabeça é da Cachoeira Santa Bárbara, mas existem outras nas proximidades. Normalmente, os guias levam os visitantes não só à cachoeira Santa Bárbara, mas também na Cachoeira Capivara. São cachoeiras bem diferentes, cada uma com a sua particularidade.

Cachoeira Capivara na Chapada dos Veadeiros

Cachoeira Capivara

A Cachoeira Capivara fica a pouco mais de 1km do povoado Engenho II e é acessada por uma trilha rápida de 800 metros, porém a ida é uma descida um pouco íngreme e com pedras. No trecho final da trilha devemos cruzar para a outra margem do rio que já possui alguns poços para banho.

A Cachoeira Capivara possui duas quedas d’água bem diferentes, de cerca de 40 metros de altura. O interessante é que elas formam o encontro de dois rios em um mesmo poço. A queda da esquerda é do Rio Tiririca e queda da direita é do Rio Capivara, em formato de Almécegas com várias quedas pequenas. Elas formam um poço grande e fundo de águas escuras ou verdes, dependendo da época do ano. Na seca, as águas ficam bem mais claras. Seguindo o curso do rio, um enorme cânion e lindo vale se formam abaixo da cachoeira. Algumas pessoas preferem essa cachoeira por ser maior e um pouco mais tranquila que a Cachoeira Santa Bárbara. Tem mais espaço para relaxar na beira d’água e fazer um lanche.

Cachoeira Capivara na Chapada dos Veadeiros

Cachoeira Capivara na Chapada dos Veadeiros

Cobra em trilha a comunidade kalunga Engenho II

Cobra na trilha da Cachoeira Capivara

Cachoeira Candaru

A Cachoeira Candaru é menos conhecida, mas também está localizada no Engenho II. Possui 70 metros de altura com três quedas. É excelente para quem procura um lugar mais sossegado, pois fica bem mais vazia que a Santa Bárbara ou Capivara. O acesso à Cachoeira Candaru é um pouco mais difícil e é feito por uma trilha de 5km (ida) com bastante pedra e trechos íngremes.

Cachoeira Candaru na Chapada dos Veadeiros

Foto: Arnaud Silva

Charlico e Larissa

Juntos há 12 anos, desenvolvemos a paixão por viagem e aventura. Sempre que podemos unimos um ao outro. buscamos realizar o máximo de atividades possíveis em cada viagem. Ele é publicitário e baterista. Ela é veterinária, fotógrafa e entusiasta de yoga.

Você pode gostar...