A Cachoeira da Água Fria é um daqueles lugares praticamente desconhecidos até pelos moradores locais, um verdadeiro paraíso escondido! A atração fica em Formosa, município de Goiás localizado a apenas 125km de Brasília. Portanto, é um passeio que pode ser feito facilmente pelos moradores da capital. Para conhecer a cachoeira é preciso um dia inteiro ou até dois, dependendo do ritmo. É preciso disposição para encarar a viagem de carro e a trilha pesada que dá acesso ao poço.

A cachoeira possui uma beleza única. Com 110 metros de altura, está incrustada no final de um belíssimo cânion. As águas do rio possuem um tom verde-esmeralda lindíssimo e formam um poço enorme. É um lugar especial, onde podemos contemplar um cenário de natureza exuberante e praticamente intocado.

Casal na Cachoeira da Água Fria em Formosa, Goáis

Quando ir

Se possível, evite o período de chuvas que vai de outubro a março. Como a trilha é feita por dentro do rio, o volume de água nessa época pode prejudicar ou impossibilitar a caminhada. Também é muito comum o fenômeno de tromba d’água durante esse período, devido às fortes pancadas de chuva. Seria uma situação extremamente perigosa para os trilheiros. A água do rio também pode ficar barrenta pela quantidade de terra em suspensão. Nós fizemos esse passeio no final de março e não tivemos problemas.

Como chegar

São aproximadamente 90km do centro de Formosa até o início da trilha. Cerca de 60km pela rodovia GO-116 e mais 30km por uma estrada de terra. No final, passamos por uma série de porteiras que dão acesso à propriedade onde começa a trilha. O trajeto de carro desde Formosa dura cerca de 1h30m. Não existe sinalização e é difícil encontrar o caminho caso não vá com alguém que conheça o trajeto.

Trilha da Cachoeira da Água Fria

A trilha da Cachoeira da Água Fria tem aproximadamente 10km. Não é longa, porém tem trechos extremamente técnicos e demorados. Ela começa por uma estrada de terra com baixa dificuldade. Logo no início, podemos avistar o magnífico cânion pelo qual vamos caminhar mais a frente. Após 3km de caminhada, temos que atravessar o leito do rio pela primeira vez (dentre inúmeras) e aqui escolhemos se já molhamos os pés ou deixamos para depois (você vai ter que andar com os sapatos encharcados).

A trilha começa a ficar mais fechada e passamos por um trecho com uma vegetação espinhosa que rende uma série de arranhões e furos nas roupas. Esse trecho inicial de 4km dura cerca de 1 hora. Chegamos então ao leito do rio, por onde seguimos no contra fluxo até a cachoeira.

Vista do cânion da Cachoeira da Água Fria em Formosa, Goáis
Vista do cânion da Cachoeira da Água Fria

Não existe mais trilha demarcada. Fomos com um guia que conhecia todos os segredos e nos ajudou a caminhar mais rápido. Quem conhece a Chapada Diamantina, vai se lembrar da trilha da Cachoeira da Fumacinha.

São quase 6km andando literalmente dentro d’água com vários obstáculos. Em muitos momentos, ficamos com água até o peito, levando as mochilas sobre a cabeça. Bota impermeável é inútil aqui. Um calçado mais leve como os de corrida é mais interessante. O peso da bota se multiplica, como se estivéssemos andando com caneleiras.

Ao longo do caminho, existem excelentes pontos para banho nas águas verdes do rio. Não tem como não parar um pouco para admirar o cenário ao longo da trilha. O cânion começa a se fechar cada vez mais e as pedras são obstáculos cada vez mais presentes. No trajeto vimos grandes lacraias e aranhas (cuidado antes de se apoiar nas pedras), pegadas de animais (nosso guia identificou de onça) e rastros de cobras.

Nossa experiência

Nosso grupo era de 4 pessoas, os pais do Charlico nos acompanharam nessa jornada. Embora eles estivessem em boa forma, avançamos um pouco mais devagar do que gostaríamos. Com algumas horas de trilha, começamos a questionar se valia a pena continuar, pois o risco de anoitecer na volta era grande. Somamos esforços para avançar mais rápido e determinamos um horário máximo para voltarmos.

A recompensa foi valiosa! Finalmente chegamos na atração principal. A Cachoeira da Água Fria faz jus ao nome e suas águas são realmente frias, mas mergulhar nesse paraíso é uma recompensa por todo o esforço. O sol bate na cachoeira por pouco tempo por cauda das enormes paredes do cânion. O melhor horário é entre 11h e 12h30. Nós chegamos, ficamos cerca de 40min e tivemos que voltar para não correr o risco de anoitecer na trilha. A volta é um pouco mais rápida que a ida, pois segue o fluxo do rio.

Casal na Cachoeira da Água Fria em Formosa, Goáis

Cachoeira Escondida

No meio da trilha para a Cachoeira da Água Fria, existe a Cachoeira Escondida, acessada por um rápido desvio. Passamos na volta e vale a pena conhecer essa cachoeira que desce por uma parede de pedra. Não tem um poço bom para banho, mas é a queda é muito bonita.

Importante: recomendamos o acompanhamento de um guia, embora não seja impossível fazer por conta própria. Para esta aventura indicamos o guia Leonardo, que nos acompanhou.

• Guia Leonardo: (61) 9973-6020
Gostou das dicas? Tem alguma dúvida? Deixe uma mensagem nos comentários =)

Apoie o Casal de Mochilão

Fazendo uma reserva por qualquer um dos links abaixo, ganhamos uma pequena comissão.
Você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda o Casal de Mochilão a continuar viajando!

🛌🏻 Hospedagem - Booking e Hostelworld
❤ Seguro Viagem - Real Seguro
🚙 Aluguel de Carro - Rent Cars
💲 Dinheiro no Exterior - Transferwise e N26

anteriorLaguna Esmeralda em Ushuaia: como ir sem gastar nada
PróximoLaguna de los Tempanos e Glaciar Vinciguerra – Ushuaia
Com uma mochila nas costas, compartilhamos as belezas e os perrengues do caminho. Juntos desde 2004, descobrimos a paixão pelo mundo outdoor e percorremos grandes circuitos de trekking em diferentes continentes, muitas vezes acampando em lugares remotos e inspiradores. Algumas das maiores aventuras dos últimos anos foram nas trilhas da Patagônia, dos Balcãs ou na Turquia, onde caminhamos 430km em meio a ruínas, montanhas e praias paradisíacas ao longo da Via Lícia. Mostramos também que é possível viajar o mundo com pouco, mesmo em lugares considerados de luxo como Dubai, Paris e Nova York.

16 COMENTÁRIOS

• Oi Anderson! Realmente essa cachoeira tem difícil acesso e fica numa área bem selvagem. Descobrimos por um amigo que avistou a cachoeira de helicóptero e nos desafiou a chegar no poço. Encontramos um guia que já conhecia o caminho e encaramos a aventura. Beijos, Charlico e Larissa

1. Boa Tarde !
    Moro em Goias e estarei indo a essa cachoeira. Em relação às condições da estrada de chão para se chegar a cachoeira… um carro de passeio comum (Corsa) chega? ou necessariamente é preciso de um SUV? Um abraço

• Oi, Ewerton. Tudo bem? Sim, um carro comum chega até o início da trilha. Fomos em um carro de passeio e não tivemos problemas, a estrada estava em boas condições. Bom passeio! Grande abraço, Charlico e Larissa

• Oi Luis, o lugar é realmente selvagem. Trilha puxada, mas vale muito a pena! Siga acompanhando nossa viagem que vem muita dica legal ainda! Beijos, Charlico e Larissa

• Oi Ana. Só conhecemos o Leonardo, mas com certeza tem outros guias que podem te acompanhar. O telefone pode ter mudado, infelizmente não tenho outro contato dele. Espero que encontre uma solução! Grande abraço, Charlico e Larissa

2. Parabéns ao casal aventureiro. Estou indo a Chapada dos Veadeiros no próximo mês e tenho que incluir essa cachoeira no nosso roteiro. As informações aqui foram valiosas. Tomara que as chuvas diminuam para que eu possa conhecer essa maravilha pessoalmente.

• Olá, Diego! Obrigado pela mensagem, querido! Espero que dê tudo certo com a sua viagem e que as cachoeiras estejam bem bonitas, com bom volume d’água. Marquem a gente no insta e mandem mensagem quando voltarem. =) Beijo grande, Charlico e Larissa – @casaldemochilao

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, escreve sua mensagem.
Por favor, registre seu nome