Cachoeira da Fumaça, a segunda mais alta do Brasil – Chapada Diamantina

A Cachoeira da Fumaça está localizada no Vale do Capão, a 80km de Lençóis, e é a segunda mais alta do Brasil com 340 metros. Possui esse nome devido à sua altura, que faz a água evaporar, virando fumaça. A cachoeira não possui um grande volume de água e pode secar dependendo da estação (normalmente entre setembro e dezembro) ou ficar bem vazia – 3 dias sem chover já é o suficiente.

A trilha de acesso ao seu mirante possui 6km (ida e volta 12km), sendo que os primeiros 2 km são de subida. Não é essencial ter guia aqui, o caminho é bem demarcado e movimentado. Se tiver experiência e boa orientação, não vai ter problema.

Cachoeira da Fumaça, Chapada Diamantina

Trilha da Cachoeira da Fumaça, Chapada Diamantina

Trilha da Cachoeira da Fumaça, Chapada Diamantina

Ao final, chega-se a um mirante mais alto que a cachoeira e a vista do vale a frente é espetacular. Para ver melhor a cachoeira e o poço que ela forma, precisamos ficar na beira de um precipício, sobre uma pedra que se projeta para fora. Para muitas pessoas, a vertigem é inevitável e deitar na pedra minimiza essa sensação.

Dependendo do vento, a água pode subir e formar uma espécie de cachoeira invertida, um fenômeno espetacular.

Mirante da Cachoeira da Fumaça, Chapada Diamantina

Mirante da Cachoeira da Fumaça, Chapada Diamantina

Efeito invertido na Cachoeira da Fumaça, Chapada Diamantina

A trilha começa na Associação de Condutores de Visitantes do Vale do Capão. Eles mantém um controle de visitação e determinam um horário de subida até as 13h. Se quiser um guia para acompanhá-lo, pode conseguir na própria associação.

Na volta, não deixe de experimentar o pastel de palmito de jaca, uma exclusividade da região. Existem algumas lanchonetes – uma ao lado da outra – que você vai ver antes de começar a trilha. O recheio é feito com uma fibra da jaca verde. Para os que não apreciam a fruta, o pastel é bem temperado e não possui aquele gosto característico da fruta.

Pastel de Palmito de Jaca, Vale do Capão

Cachoeira da Fumaça por baixo

Caminhada de 20km, feita normalmente em 3 dias entre o Vale do Capão e Lençóis, com duas noites de camping. A trilha que leva ao poço da Cachoeira é uma das mais belas e singulares da Chapada, seguindo por inúmeras atrações. Iniciando pelo Vale do Capão, o caminho também passa pelo mirante da Fumaça por cima. É aconselhado para pessoas com um grau de experiência em trekking ou bom preparo físico.

Cachoeira da Fumaça por baixo / Foto: Rodrigo Galvão

Ficha do Passeio

Localização: Vale do Capão

Acesso: trilha de 12 km (ida e volta)

Tempo médio: 3 horas

Valor de forma independente: grátis

Valor por Agência: média de R$150 por pessoa (inclui transporte)

Charlico e Larissa

Juntos há 12 anos, desenvolvemos a paixão por viagem e aventura. Sempre que podemos unimos um ao outro. buscamos realizar o máximo de atividades possíveis em cada viagem. Ele é publicitário e baterista. Ela é veterinária, fotógrafa e entusiasta de yoga.

Você pode gostar...