Cachoeiras Loquinhas, um paraíso de águas verdes

As Cachoeiras Loquinhas são 14 poços e quedas d’água com uma beleza única, caracterizadas por suas águas cristalinas de tons verde esmeralda. As águas também podem se apresentar com um tom azul turquesa dependendo da época do ano.

Poço do Sol nas Cachoeiras Loquinhas, Chapada dos Veadeiros

Poço do Pajé nas Cachoeiras Loquinhas, Chapada dos Veadeiros, Goiás

O complexo de cachoeiras está localizado em uma propriedade de Alto Paraíso, a 3km do centro da cidade. O acesso se dá pela Rua do Segredo, sendo que o trecho final é por uma estrada de terra normalmente em boas condições. A entrada custa R$ 22 e o complexo possui excelente estrutura, com banheiros e comidas à venda na recepção. O caminho às cachoeiras é quase todo feito por passarelas de madeira, facilitando o acesso de idosos e crianças. Por isso, é um bom passeio para fazer com toda a família.

Trilhas das Cachoeiras Loquinhas

São duas trilhas no complexo: a Trilha Loquinhas e a Trilha Violeta. As trilhas demandam pouco esforço. Há decks de madeira e bancos para descanso ao longo do caminho e em algumas cachoeiras.

A Trilha Loquinhas é a principal, um caminho com 800 metros de distância que segue margeando o rio e seus sete poços. As cachoeiras da Trilha Loquinhas podem ficar muito cheias. O Poço Xamã e o Poço do Sol são os mais famosos. Mas nós nos encantamos com o Poço do Pajé com sua árvore caída.

Poço do Pajé nas Cachoeiras Loquinhas, Chapada dos Veadeiros, Goiás

Poço do Pajé nas Cachoeiras Loquinhas, Chapada dos Veadeiros, Goiás

Poço do Pajé

Poço do Xamã, Cachoeiras Loquinhas, Chapada dos Veadeiros

Poço do Xamã

Poço do Xamã, Loquinhas, Chapada dos Veadeiros

A Trilha Violeta também possui sete cachoeiras e pode ser uma opção para quem procura um lugar mais sossegado. A trilha é menos visitada e possui cachoeiras também muito bonitas, vale a visita.

Poço da Estrela na Trilha Violeta, Cachoeiras Loquinhas, Chapada dos Veadeiros

Poço da Estrela na Trilha Violeta

Cachoeira das Esmeraldas, Loquinhas, Chapada Diamantina

Cachoeira das Esmeraldas

A visita às Cachoeiras Loquinhas pode ser feita em poucas horas e dá para combinar com outras cachoeiras no mesmo dia. Porém, vale a pena tentar chegar por volta de 12h. Nesse período o sol está bem alto e ilumina diretamente os poços que se encontram em área fechada pela mata circular. A água é bem fria e o sol ajuda os menos corajosos também.

Na época da seca, a experiência nas Cachoeiras Loquinhas não é a mesma. Entre junho e julho, os poços ficam com pouca água e se tornam menos interessantes. Alguns poços como o Poço do Sol, um dos mais bonitos, podem até secar! Tente evitar essa época. Nós fomos no final da época de chuvas e as cachoeiras estavam com bom volume de água e com sua cor esmeralda característica. 🙂

Poço do Sol, Loquinhas, Chapada dos Veadeiros

Poço do Sol

Charlico e Larissa

Juntos há 12 anos, desenvolvemos a paixão por viagem e aventura. Sempre que podemos unimos um ao outro. buscamos realizar o máximo de atividades possíveis em cada viagem. Ele é publicitário e baterista. Ela é veterinária, fotógrafa e entusiasta de yoga.

Você pode gostar...