Caldera, Bahia Inglesa e Playa La Virgen – Praias no Atacama

Caldera é uma cidade portuária localizada na Região de Atacama, a 882km de Santiago. É um destino praticamente desconhecido pelos brasileiros e estrangeiros, mas muito procurado pelos chilenos no verão.

A cidade de Caldera em si não é um destino muito interessante. O balneário vizinho de Bahia Inglesa e a Playa La Virgen roubam a cena com suas praias de areias brancas e mar azul turquesa. O encontro do deserto com o mar pode ser surpreendente.

Confesso que nos decepcionamos um pouco assim que chegamos a Caldera. A cidade é meio sem graça, não apresenta boas opções de hospedagem e é um pouco cara. Também não demos sorte com o tempo, o que poderia mudar nossa opinião, já que não há atração turística além das praias. Apesar do tempo nublado, não chovia em Caldera havia mais de 4 anos! Uma prova de que estamos no deserto mais seco do mundo!

A comida local nos surpreendeu positivamente. Com abundância de frutos do mar na cidade, comemos em um restaurante bem simples uma das nossas melhores refeições no Chile, uma sopa de mariscos.

caldera-sopa-de-mariscos

Toda a costa norte chilena está sujeita a terremotos e consequentemente tsunamis. Caldera possui placas de alerta e indicação da rota de evacuação em caso de tsunami. O último forte terremoto ocorreu no dia 16/09/2015 com epicentro ao sul de Caldera e as autoridades emitiram alerta de tsunami nessa região.

Placa com rota de evacuação para tsunamis

Bahia Inglesa

É o balneário mais visitado na região e um dos mais conhecidos pelos chilenos. A Bahia Inglesa está localizada a 6 quilômetros de Caldera, cerca de 5 minutos de táxi. Os táxis coletivos (aqueles que esperam lotar para sair ou qualquer pessoa pode entrar no meio do caminho) cobram Ch$1.000 por pessoa entre os destinos.

Bahia Inglesa apresenta praias de areias bem brancas, contrastando com rochas escuras e um mar azul turquesa praticamente sem ondas. É pequena e possui boa estrutura turística com hotéis ao redor e bares na praia. Logo na entrada da cidade, há um mirante que possibilita uma boa vista do local.

Mirante em Bahia Inglesa, Atacama, Chile

Mirante em Bahia Inglesa, Atacama, Chile

Praia de Bahia Inglesa, Atacama, Chile

Praia de Bahia Inglesa, Atacama, Chile

Praia de Bahia Inglesa, Atacama, Chile

Foto: Alex Fuentes

Praia de Bahia Inglesa, Atacama, Chile

Foto: Gonzalo Jofré

Para nós brasileiros, que estamos acostumados com belas praias, as chilenas não impressionam tanto. Além disso, as águas do Oceano Pacífico são extremamente geladas, é bem difícil mergulhar. Mesmo assim é um destino bastante interessante.

Algumas das praias no local são El Chuncho, La Piscina e Playa Blanca, mas há outras em seus arredores, como o são Bahía Cisne, Los Patos, Las Machas e Ramada.

Playa La Virgen

É provavelmente a praia mais bonita do Chile. Localizada 40 quilômetros ao sul de Bahia Inglesa, um trajeto de aproximadamente 40 minutos. Uma praia pequena e escondida que apresenta areias brancas, águas claras de cor azul turquesa e rochas escuras, semelhante à Bahia Inglesa.

Playa La Virgen, Atacama, Chile

Foto: Reprodução

Playa La Virgen, Atacama, Chile

Foto: Reprodução

O caminho de acesso apresenta péssimas condições em algumas partes, sendo aconselhável o trajeto com um jeep. É recomendável também levar comida e água, já que a venda desses artigos não é constante durante o ano.

Durante o verão, o local fica bem cheio. É possível encontrar caiaques para alugar nessa época. A água é bem gelada durante todo o ano. De Bahia Inglesa, é possível contratar o translado para a Playa La Virgen por cerca de 12.000 pesos chilenos ou tours mais completos que passam por outras localidades menos interessantes. Apresenta estrutura de camping e cabanas à beira mar. Apesar de estar na nossa programação não fomos, pois o tempo estava ruim (pero nos gustaría mucho!).

As empresas Geoturismo Chile e Caldera Tour Atacama oferecem os passeios.

Onde ficar

Bahia Inglesa possui uma estrutura melhor e é mais interessante que Caldera, porém é mais cara. Para quem quer economizar, vale a pena se hospedar em Caldera e passar o dia em Bahia Inglesa.

Como chegar

A partir de Santiago, os ônibus da Turbus com destino a San Pedro de Atacama e Antofagasta também fazem uma parada no terminal de Caldera (média de CH$12.000 o trecho). A viagem dura aproximadamente 12 horas, ideal para fazer à noite. De carro ou moto, é só seguir pela Ruta 5.

Quando ir

Verão é a alta temporada, pois faz calor durante o dia. O clima é desértico, mas as temperaturas são mais amenas na costa. Quase não chove na região (afinal, é o deserto mais árido do mundo), mas nebulosidade e névoa são frequentes na costa durante todo o ano.

Devo incluir no meu roteiro?

Para quem vai de avião de Santiago com destino a San Pedro de Atacama nem precisa se preocupar com esse destino. Para os que vão de ônibus como nós, no longo trajeto de 22 horas pode ser interessante uma parada em Caldera, especialmente no alto verão. Para os que estão percorrendo a Ruta 5 de carro ou moto, certamente vale uma parada em Caldera, Bahia Inglesa, Playa La Virgem ou Chañaral.

Charlico e Larissa

Juntos há 12 anos, desenvolvemos a paixão por viagem e aventura. Sempre que podemos unimos um ao outro. buscamos realizar o máximo de atividades possíveis em cada viagem. Ele é publicitário e baterista. Ela é veterinária, fotógrafa e entusiasta de yoga.

Você pode gostar...

  • Débora De Araújo Manfron

    Bahia Inglesa é linda demaaaais! Passamos por lá na nossa lua de mel! <3