Cataratas dos Couros

As Cataratas dos Couros estão localizadas na Chapada dos Veadeiros, a aproximadamente 50km de distância de Alto Paraíso, principal ponto para explorar as atrações da região. É uma atração bem conhecida, mas muitas vezes deixada de lado por ter um acesso um pouco mais difícil. A maioria das pessoas contrata guia para indicar o caminho ou fecha o passeio com uma agência de turismo.

Cachoeira da Muralha, Cataratas dos Couros, Chapada dos Veadeiros

A atração está localizada em uma propriedade particular, mas não há nenhum impedimento para chegar ao local e não cobram taxa de entrada. Na estrada de acesso, existem assentamentos da reforma agrária, e ouvimos relatos de que esses moradores tentaram cobrar uma taxa de passagem durante uma época. A cobrança é totalmente desrespeitosa e parece que conseguiram acabar com essa prática. Porém, também ouvimos relatos de que alguns dos veículos parados no “estacionamento” tiveram os vidros quebrados e equipamentos furtados. Chegamos ao local e bem onde paramos observamos os fragmentos de vidro. Não soubemos de nada recente, mas é sempre bom ficar atento. Atualmente existem pessoas no local cobram um pequeno valor para tomar conta dos veículos.

Existem duas quedas d’água do Rio dos Couros no local. As duas tem fácil acesso, mas se você não souber da existência da segunda queda, pode acabar saindo de lá sem conhecê-la.

A primeira queda, também conhecida como Cachoeira da Muralha, é acessada por uma trilha curta de aproximadamente 500 metros a partir do “estacionamento”. Essa catarata é pequena, mas em um ponto largo do Rio dos Couros que possui até pequenas faixas de areia dependendo da época.

Cachoeira da Muralha, Cataratas dos Couros, Chapada dos Veadeiros

Cachoeira da Muralha, Cataratas dos Couros, Chapada dos Veadeiros

Cachoeira da Muralha, Cataratas dos Couros na Chapada dos Veadeiros

A catarata maior, também chamada de Almécegas 1000 (cuidado para não confundir com as Almécegas I e II), é a principal atração. Ela é acessada por uma trilha curta (1km ida), mas com um grau de dificuldade maior, que segue o fluxo do rio. Existe um cantinho escondido com uma vista fantástica do local, um enorme penhasco coberto por árvores. Para aqueles que curtem emoção, dá para se debruçar no paredão e ver a parte de baixo do rio.

Independente de qual cachoeira você conheça, Couros é um local grandioso e especial na Chapada dos Veadeiros.

Trilha das Cataratas dos Couros

Como chegar às Cataratas dos Couros

Chegar às Cataratas dos Couros não é nada de outro mundo. Normalmente é indicado veículo 4×4, mas dependendo do estado da estrada é possível ir com um veículo normal (compacto 1.0) e sem guia, como fizemos. Recomendamos evitar o período das chuvas, pois vai ser bem mais difícil passar com um veículo normal.

O ponto de acesso é a rodovia GO-118, sentido Brasília. A entrada para as Cataratas está a 18km do centro de Alto Paraíso, à direita. Desse ponto são mais 30km em estrada de terra. O trajeto total dura cerca de 1 hora.

A sinalização é precária e existem algumas bifurcações pelo caminho. O Google Maps, acessado em um smartphone, te deixa próximo da atração (ele não reconhece o caminho no final). Mas recomendamos outro aplicativo ou gps preciso para seguir as instruções. Nós gravamos o trajeto de carro. Abaixo você pode visualizar e baixar o arquivo.

Powered by Wikiloc

Charlico e Larissa

Juntos há 12 anos, desenvolvemos a paixão por viagem e aventura. Sempre que podemos unimos um ao outro. buscamos realizar o máximo de atividades possíveis em cada viagem. Ele é publicitário e baterista. Ela é veterinária, fotógrafa e entusiasta de yoga.

Você pode gostar...