Falamos em outro post sobre o Parque Estadual do Ibitipoca e agora vamos falar de cada circuito separadamente. Lembrando que a maioria das pessoas faz um circuito por dia, mas é possível fazer todos em um só dia, caminhando o dia inteiro em um ritmo forte. O Circuito das Águas é o menor, mais fácil e mais visitado do parque. Pode ser combinado com outro circuito. Possui esse nome, pois é repleto de cachoeiras e poços pelo caminho.  O circuito é circular, ou seja, você não vai e volta pelo mesmo caminho (exceto o trecho da portaria até o estacionamento para quem está sem carro).

  • Distância total: 5km
  • Tempo médio: 3 horas
  • Altitude máxima: 1.387 metros

Suas atrações são a Prainha, o Lago dos Espelhos, Lago Negro, Ducha, Ponte de Pedra, Lago das Miragens e a Cachoeira dos Macacos. A Gruta dos Coelhos faz parte de todos os circuitos. É uma pequena caverna localizada próximo do centro de visitantes. Se você tem claustrofobia, evite. As passagens estreitas podem deixar algumas pessoas desconfortáveis.

Trilha do Circuito das Águas

O estacionamento e restaurante marcam o ponto de início da trilha. A Prainha é logo a primeira atração, bem ao lado do restaurante. Uma pequena praia de rio, com águas pouco profundas. Fica bem cheia, pois é facilmente acessível. Dá para subir o rio pela sua margem, aí encontramos alguns poços e caldeirões bons para mergulho.

Prainha no Circuito das Águas em Ibitipoca, Minas Gerais

A Ponte de Pedra é a atração na sequência de quem faz a trilha por cima. É um gigantesco arco de pedra por onde passa o leito do rio. É uma estrutura imponente tanto de perto quanto de longe. Você poderá chegar até ela na trilha por baixo.

A Cachoeira dos Macacos é a mais bonita do circuito, com poço bem grande. O Lago das Miragens é uma piscina rodeada por um paredão de pedra. As águas escuras e amareladas de Ibitipoca formam um lindo cenário aqui.

Caminhando um pouco mais sentido Pico do Pião, estão as outras atrações do Circuito das Águas. O Lago dos Espelhos possui uma boa faixa de areia, dá vontade de estender uma canga e ficar o dia inteiro descansando nesse lugar. Do outro lado existe a Ducha e o Lago Negro.

Independente da idade e disposição, se você gosta de cachoeira certamente vai se encantar com o Circuito das Águas em Ibitipoca.

Ducha no Circuito das Águas em Ibitipoca, Minas Gerais

Lago dos Espelhos no Circuito das Águas em Ibitipoca, Minas Gerais

Gostou das dicas? Tem alguma dúvida? Deixe aqui a sua mensagem =)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, escreve sua mensagem.
Por favor, registre seu nome