Como ir a Machu Picchu: 5 formas

Machu Picchu, a cidade perdida dos Incas, foi construída no alto de uma montanha, a 2400 metros de altitude, no vale do rio Urubamba, em Cusco. Chegar lá não é tão simples, mas temos algumas opções para todos os gostos (e bolsos). A maioria dos guias turísticos vai indicar somente uma opção, talvez duas. Na verdade, somente uma das opções chega direto no Parque Arqueológico de Machu Picchu. Todas as outras seguem até Aguas Calientes, também conhecida como Machu Picchu Pueblo. Esse é o povoado mais próximo do Parque, localizado 400 metros abaixo do sítio arqueológico.

1 – De trem até Aguas Calientes

O trem é a forma mais conhecida para chegar até Machu Picchu. Existem três estações: Poroy, Ollantaytambo e Urubamba. Poroy é a estação mais próxima de Cusco, a cerca de 30 minutos. Essa estação não funciona no período de chuva, normalmente de janeiro a abril. Ollantaytambo está a 1h30min de Cusco e normalmente as pessoas que partem dessa estação fazem o tour do Valle Sagrado no mesmo dia, para pegar o trem à tarde no fim do passeio. As empresas Peru Rail e Inca Rail oferecem o serviço.

O trem é ideal para quem tem pouco tempo. Infelizmente a viagem é bem cara, variando de 70 a mais de 200 dólares somente para um trecho! Se você comprar ida e volta, o valor por trecho pode diminuir um pouco. Encontramos valores começando em 55 dólares por trecho (somente para opção ida e volta). No mínimo, o gasto por pessoa será de 110 dólares para ir e voltar a Machu Picchu. Como sempre economizamos ao máximo para poder viajar mais, indicamos outras opções possíveis.

Como ir a Machu Picchu: Trem, como chegar

2 – Trilha Inca até Machu Picchu

A segunda opção mais conhecida. A Trilha Inca Clássica dura 4 dias e é a única forma que chega diretamente em Machu Picchu. É obrigatório fazer esse passeio com agência e é preciso reservar com meses de antecedência. Isso acaba com a flexibilidade de qualquer mochilão. O passeio também é caro, custando cerca de 550 dólares atualmente. Você ainda pode optar por contratar um carregador para levar o seu equipamento (ou a maior parte dele).

3 – Trilha Salkantay + caminhada no Trilho do Trem

A trilha Salkantay é uma caminhada alternativa à trilha Inca. É possível fazer com agência, guia ou de forma independente. Normalmente a caminhada dura de 4 a 5 dias e chega no local conhecido como Hidroelétrica. De lá, é preciso caminhar cerca de 3 horas no trilho do trem até a cidade de Aguas Calientes. O passeio por agência custa cerca de 400 dólares. De forma independente você vai gastar muito pouco, cerca de 15 soles por acampamento. Dessa forma é preciso carregar todo o seu equipamento, sendo recomendado para trilheiros mais experientes.

Trilha Salkantay, como chegar a Machu Picchu

Trilha Salkantay. Foto: Reprodução

4 – Van ou carro até a Hidroelétrica + caminhada no Trilho do Trem

Uma opção muito usada ultimamente por viajantes com orçamento limitado. Recomendamos contratar um transfer até a Hidroelétrica com agência, pois de forma independente vai ser mais caro e trabalhoso (são dois ônibus e um táxi).

O transfer de Cusco até a Hidroelétrica custa cerca de 35 soles. Você pode combinar a volta também. Prepare-se para uma viagem longa e um pouco perigosa. São cerca de 6 horas de viagem de carro e o trecho final lembra até a Estrada da Morte na Bolívia. Depois são mais 3 horas de caminhada pelo trilho do trem até Aguas Calientes.

Como ir a Machu Picchu: Van na estrada para a Hidroelétrica

Van na estrada para a Hidroelétrica

5 -Caminhada no Trilho do Trem desde Ollantaytambo

Essa é a forma menos conhecida. Tem início no KM 82, em Piscacucho, mesmo ponto de início da Trilha Inca. De lá é só seguir pelo trilho do trem e margem do Rio Urubamba em direção à Aguas Calientes. A caminhada é fácil, porém longa. São 36km de caminhada com um desnível de 600 metros (descida na ida). O trajeto dura aproximadamente 8 horas.

Caminhada no trilho do trem até Machu Picchu, nas margens do Rio Urubamba, Peru

Caminhada no trilho do trem até Machu Picchu

Powered by Wikiloc

De Aguas Calientes até Machu Picchu

Aguas Calientes é um importante ponto de parada antes de seguir para Machu Picchu. De lá é possível seguir até o Parque Arqueológico de ônibus ou andando. O ônibus leva cerca de 25 minutos e custa 15 soles. Para pegar o primeiro ônibus que sai de madrugada e ser um dos primeiros a entrar no parque, é preciso comprar o bilhete no dia anterior e chegar cedo na fila. Se escolher caminhar, prepare-se para 400 metros de subida que dura cerca de 1 hora. Muitas pessoas sobem de ônibus e descem caminhando para economizar um pouco.

Nossa experiência

Nós escolhemos a opção pela Hidroelétrica para ir e o trem para voltar de Machu Picchu. Se fizéssemos uma viagem para lá novamente, provavelmente iríamos pela Trilha Salkantay e voltaríamos caminhando no trilho do trem até Ollantaytambo. Quanto menos tempo você tiver na viagem, mais caro acaba ficando, pois queremos conhecer tudo em pouco tempo.

Charlico e Larissa

Juntos há 12 anos, desenvolvemos a paixão por viagem e aventura. Sempre que podemos unimos um ao outro. buscamos realizar o máximo de atividades possíveis em cada viagem. Ele é publicitário e baterista. Ela é veterinária, fotógrafa e entusiasta de yoga.

Você pode gostar...