O Glaciar Martial é uma geleira localizada no Cerro Martial (ou Morro Martial), uma das montanhas ao redor de Ushuaia. É um dos passeios mais procurados na cidade. Por estar bem próximo do centro, o acesso à base da montanha é fácil, mas a caminhada morro acima até o glaciar é exigente.

O passeio pode ser feito durante todo o ano, porém o volume do glaciar aumenta ou diminui consideravelmente de acordo com a estação. No inverno, o local funciona como uma pequena estação de esqui.

Como chegar ao Glaciar Martial

O Glaciar Martial está localizado a 7km do centro de Ushuaia. A Calle Luis Fernando Martial, uma estrada sinuosa, dá acesso à entrada do glaciar onde existe também uma cafeteria. Você pode chegar até lá de carro, táxi, transfer ou à pé. Um táxi do centro de informações até a entrada do glaciar leva aproximadamente 15min e custará cerca de 140 pesos (cerca de R$28).

Nós conseguimos uma carona até o início da estrada e subimos tudo à pé. Tentamos pegar mais uma carona no caminho, fazendo sinal na estrada, mas não conseguimos. Nem tentamos muito e entramos no ritmo da subida.

Depois de chegar até a entrada, localizada a cerca de 370 metros de altitude, ainda será preciso subir 450 metros. O mirante do Glaciar Martial está localizado a 825 metros de altitude.

Da entrada, é possível pegar um teleférico para encurtar a caminhada morro acima, mas ele nem sempre está funcionando, especialmente no verão. O teleférico custa mais ou menos 50 pesos por pessoa (R$10).

Trilha para o Glaciar Martial em Ushuaia, Patagônia Argentina

Glaciar Martial em Ushuaia, Patagônia Argentina

Trilha para o Glaciar Martial

A trilha da entrada até o Mirante do Glaciar Martial, quase no topo do morro, possui 3km. O trajeto é feito em mais ou menos 1h30min. A subida é íngreme, mas sem grande dificuldade. Conforme vamos subindo, a paisagem vai ficando mais árida. O caminho é todo bem demarcado e movimentado no verão. Do alto do mirante, temos uma vista incrível da cidade de Ushuaia, do Canal de Beagle e e da Ilha Navarino no Chile. É possível subir ainda mais pela trilha, chegando propriamente ao glaciar.

Mirante no topo do Trilha para o Glaciar Martial em Ushuaia, Patagônia Argentina

Glaciar Martial em Ushuaia, Patagônia Argentina

Tracklog

Veja aqui os detalhes da trilha:

Leia também:

Gostou das dicas? Tem alguma dúvida? Deixe aqui a sua mensagem =)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, escreve sua mensagem.
Por favor, registre seu nome