Instituto Ricardo Brennand – um dos melhores museus do mundo – Recife

O Instituto Ricardo Brennand é um espaço cultural localizado na Zona Oeste de Recife, inaugurado em 2002. É um museu formado por três prédios: um lindo castelo, uma pinacoteca e uma galeria. O conjunto foi erguido em um terreno de 18 mil hectares, terras de um antigo engenho, cercado pela mata atlântica.

Instituto Ricardo Brennand, Museu em Recife

Instituto Ricardo Brennand, Museu em Recife

O museu foi considerado o melhor da América do Sul pelo TripAdvisor. A pesquisa levou em consideração a quantidade e qualidade das avaliações feitas pelos turistas em 2014. O instituto ficou também entre os 25 melhores museus do mundo, com uma avaliação melhor do que o idolatrado Museu do Louvre!

Não somos fãs de museus. Você não vai encontrar uma série de posts com avaliações de outros museus por aqui. Mas gostamos de destacar atrações que fogem do comum e o Instituto Ricardo Brennand é uma delas. Seu acervo e até a sua fachada tem um conceito totalmente diferente dos outros. Onde mais você pode visitar um castelo no Brasil?

Um dos principais destaques do espaço é a sua coleção de armas, adquiridas pelo pernambucano Ricardo Brennand ao longo da sua vida. O Castelo São João abriga essa coleção de três mil armas brancas, a maior do mundo de um colecionador particular. O Castelo também possui uma série de armaduras completas, com um conjunto raro cavalo-cavaleiro-com-armadura e uma armadura de cachorro, possivelmente a única no mundo.

Há mais de cinquenta anos o colecionador vem adquirindo obras de arte de várias épocas e procedências. Brennand construiu o Museu de Armas Castelo São João quando percebeu que possuía tantas peças que não conseguiria mais mantê-las em sua casa.

Armas no Instituto Ricardo Brennand

Estátua no Instituto Ricardo Brennand

Armas e estátua no Instituto Ricardo Brennand

Armas no Instituto Ricardo Brennand

Armas no Instituto Ricardo Brennand

A Pinacoteca é outra instalação do espaço e oferece exposições permanentes. Logo na entrada, nos deparamos com a impressionante réplica da estátua de David, de Michelangelo, uma das cinco no mundo. O espaço é muito agradável, rodeado por jardins e bancos.

O posto de David era ocupado originalmente pela réplica da estátua O Pensador, de Rodin. Atualmente, a peça de bronze fica na Galeria e possui acesso restrito.

Estátua de Rodin no Instituto Ricardo Brennand, em Recife

Estátua no Instituto Ricardo Brennand, em Recife

Na Galeria, são realizados eventos como casamentos e exposições itinerantes. As obras de arte do instituto estão reunidas em coleções de Pintura, Armaria, Tapeçaria, Artes Decorativas, Escultura e Mobiliário.

O Instituto Ricardo Brennand recebe uma média de 150 mil visitantes por ano. Não deixe de incluir a atração na sua próxima viagem a Pernambuco.

Informações

Endereço: Alameda Antônio Brennand, s/n – São João – Várzea, Recife – PE

Horário: Terça a domingo, das 13h às 17h

Ingresso: R$20 (inteira) / R$10 (meia)

Na última terça-feira de cada mês a entrada é gratuita




Charlico e Larissa

Juntos há 12 anos, desenvolvemos a paixão por viagem e aventura. Sempre que podemos unimos um ao outro. buscamos realizar o máximo de atividades possíveis em cada viagem. Ele é publicitário e baterista. Ela é veterinária, fotógrafa e entusiasta de yoga.