Isla del Sol, a Ilha Sagrada dos Incas – Bolívia

A Isla del Sol (Ilha do Sol) é a maior ilha do Lago Titicaca, localizada próxima à cidade de Copacabana. Segundo a lenda, foi na Isla del Sol que nasceram os primeiros incas, Manco Capac e Mama Ocllo. A história diz que eles foram enviados para ensinar os humanos a prosperar e aproveitar o que a natureza oferece. Independente dos contos, a Isla del Sol é considerada um lugar abençoado, sendo conhecida como a Ilha Sagrada dos Incas.

Praia e flores na Isla del Sol, Bolívia

Isla del Sol no Lago Titicaca, Bolívia

A ilha atualmente é povoada por indígenas de origem quéchua e aimará, culturas que formavam o Império Inca. Suas paisagens extraordinárias, atrações históricas e simplicidade, fizeram com que a Isla del Sol se transformasse em destino obrigatório para mochileiros na Bolívia.

Povoados da Isla del Sol

A ilha tem três povoados: Yumani ao sul, Challapampa ao norte e Challa no centro-leste. É interessante observar o modo de vida dos nativos, que trabalham basicamente com agricultura. Caminhando pelos povoados, podemos ver animais como alpacas, lhamas, burros, porcos e ovelhas.

Porco na Isla del Sol, Bolívia

Ovelha em povoado da Isla de Sol, Bolívia

Burro na Isla de Sol, Bolívia

No povoado de Challapampa (ao norte), estão localizadas as principais ruínas da ilha. O povoado é pequeno, com infraestrutura simples. É possível acampar ou se hospedar em pousadas e hostels.

Em Yumani (ao sul), há pousadas e até hotéis bem estruturados. É o ponto preferido dos viajantes para pernoitar na ilha.

Povoado Challapampa na Isla del Sol, Bolívia

Povoado Challapampa

Caminhada em Challapampa, Isla del Sol, Bolívia

Caminhada em Challapampa

Povoado Yumani na Isla del Sol, Bolívia

Povoado Yumani

Como chegar à Isla del Sol

Copacabana é a porta de entrada para essa ilha histórica. Barcos saem diariamente do pequeno porto de Copacabana às 8h30 e 13h30. A passagem custa cerca de 30 BOB, somente o transporte, ou 50 BOB em passeios guiados. Diversas agências próximas à praia vendem o passeio, mas você também pode adquirir direto na praia. No trajeto de ida, os barcos param primeiro em Yumani (sul) e depois seguem para Challapampa (norte). Os barcos comuns são bem lentos e a viagem até a parte norte dura mais de 2 horas.

Para voltar da ilha, os barcos saem da parte norte às 8h30, 10h30 e 13h30; da parte sul partem às 8h30, 13h30 e 16h. Verifique os horários antes.

Charlico e Larissa

Juntos há 12 anos, desenvolvemos a paixão por viagem e aventura. Sempre que podemos unimos um ao outro. buscamos realizar o máximo de atividades possíveis em cada viagem. Ele é publicitário e baterista. Ela é veterinária, fotógrafa e entusiasta de yoga.

Você pode gostar...