Laguna Esmeralda – Ushuaia

A Laguna Esmeralda é um dos passeios mais conhecidos ao redor de Ushuaia. A lagoa possui uma coloração verde esmeralda, por isso o nome. Essa coloração verde ocorre pelos minerais presentes nas rochas que são carregadas para a água durante o degelo. A Laguna é alimentada pelo Glaciar Ojo del Albino, que está localizado no topo das montanhas ao fundo do vale.

Laguna Esmeralda em Ushuaia, Patagônia Argentina

Casal de mochilão na trilha da Laguna Esmeralda em Ushuaia, Patagônia Argentina

Assim como outras atrações em Ushuaia, é possível chegar à Laguna por conta própria. O passeio é totalmente diferente no verão ou no inverno. Durante o inverno, você possivelmente terá a rara oportunidade de caminhar sobre a laguna congelada.

Trilha da Laguna Esmeralda

Distância: 4,5km

Tempo médio: 1h30min

A trilha de acesso para a Laguna Esmeralda está localizada na Ruta Nacional 3, a 17km do centro de Ushuaia. Existem duas entradas. Uma começa no Valle de Lobos, um centro esportivo de inverno, onde podem cobrar uma taxa de entrada. A outra trilha começa poucos metros antes, onde existe uma área de estacionamento e a entrada é gratuita.

A trilha é fácil e bem sinalizada, porém grande parte da caminhada ocorre em terreno alagado. O trecho inicial é feito por um bosque fechado e depois somos apresentados ao turbal, terreno repleto de turba (turfa em português). A turba é uma vegetação esponjosa que acumula muita água e dificulta a caminhada. Para quem não for com calçado impermeável, é preciso ir com cuidado, pois é muito fácil afundar o pé na vegetação.

Trilha da Laguna Esmeralda em Ushuaia, Patagônia Argentina

Homem caminhando na trilha da Laguna Esmeralda em Ushuaia, Patagônia Argentina

Trilha da Laguna Esmeralda em Ushuaia, Patagônia Argentina

O cenário durante a caminhada é belíssimo, com rios, vales e montanhas exuberantes. É possível avistar enormes castoreiras, diques construídos por castores. Com um pouco sorte você pode ver um desses animais.

Ao final, chegamos a incrível lagoa com as montanhas nevadas ao fundo. Algumas pessoas montam acampamento em uma das bordas da lagoa. Não existe nenhuma estrutura de camping, portanto esteja preparado caso pretenda pernoitar no local.

Castoreira na trilha da Laguna Esmeralda em Ushuaia, Patagônia Argentina

Castoreira na trilha

Trilha da Laguna Esmeralda em Ushuaia, Patagônia Argentina

Laguna Esmeralda em Ushuaia, Patagônia Argentina

Homem na Laguna Esmeralda em Ushuaia, Patagônia Argentina

Laguna Esmeralda em Ushuaia, Patagônia Argentina

Trilha para o Glaciar Ojo del Albino

Distância: 4km

Tempo médio: 3h

Agora vem aquele segredinho que a maioria dos turistas não conhece: é possível continuar pela Laguna Esmeralda até o Glaciar Ojo del Albino. A trilha passa pela borda direita da laguna e segue até as montanhas no fundo. O cenário é incrível! São mais 4km até o Glaciar, uma caminhada pesada com desnível de 500 metros. Esse trecho final pode ser feito em cerca de 3 horas (ida).

Como essa trilha é praticamente desconhecida, você dificilmente irá cruzar com alguém no caminho, portanto atenção redobrada. Convém levar um GPS com o trajeto salvo previamente.

Glaciar Ojo del Albino em Ushuaia, Patagônia Argentina

Glaciar Ojo del Albino em Ushuaia, Patagônia Argentina

Como chegar à Laguna Esmeralda

Muitas pessoas recorrem às agências de viagem para chegar à Laguna Esmeralda. Nós sempre preferimos fazer os passeios por conta própria e nesse caso não foi diferente.

Transfer: os transfers em Ushuaia são vans que seguem para vários lugares turísticos ao redor da cidade. Saem do terminal na Av. Maipú em horários pré-determinados. Possuem um valor bem elevado e para a Laguna Esmeralda custa ARS 300 (R$64) ida e volta.

Carona: método bem comum em toda a Patagônia. É um pouco mais difícil conseguir carona em pleno centro da cidade, então é ideal seguir para a Ruta Nacional 3 ou para a saída da cidade.

Ônibus + Carona: não existem linhas de ônibus que vão até a entrada da Laguna Esmeralda. Como a carona na cidade é um pouco mais difícil, é possível pegar o ônibus regular Linha B até o ponto final, próximo ao portal de entrada de Ushuaia. Todos os carros que saem da cidade são parados por um guarda para informar aonde vão. Como os carros passam em baixa velocidade, fica mais fácil pararem para quem fizer sinal. Nós não ficamos nem 10 minutos e conseguimos!

Tracklog

Powered by Wikiloc

Charlico e Larissa

Juntos há 12 anos, desenvolvemos a paixão por viagem e aventura. Sempre que podemos unimos um ao outro. buscamos realizar o máximo de atividades possíveis em cada viagem. Ele é publicitário e baterista. Ela é veterinária, fotógrafa e entusiasta de yoga.

Você pode gostar...