Já imaginou mergulhar em águas tão salgadas que você boia facilmente e é impossível afundar? Assim como no Mar Morto, no Deserto do Atacama isso é possível. Ao invés de mar, aqui temos lagoas com uma concentração de sal até maior!

Lagunas Escondidas, Atacama, Chile

Lagunas Escondidas, Atacama, Chile

San Pedro de Atacama é cercado pela Cordillera de la Sal e possui a maior concentração de sal do Chile, no Salar de Atacama. Com isso, muitas lagoas que se formam possuem águas extremamente salgadas. Muitas são bem rasas como a Laguna Chaxa ou a Laguna Tebinquinche e nas mais fundas, como a Laguna Cejar e as Lagunas Escondidas, é possível mergulhar.

A Laguna Cejar é a atração mais conhecida, mas após sua entrada passar de 2.000 pesos chilenos para 30.000 (agora custa Ch$15.000, cerca de R$75,00), as agências passaram a oferecer outra opção que antes era praticamente desconhecida para os visitantes, as Lagunas Escondidas.

Tour para as Lagunas Escondidas

As Lagunas Escondidas são oito no total. Com profundidades diferentes, variam sua tonalidade de azul do claro ao escuro. Todo o ambiente é cercado por crostas de sal, assim como a Laguna Chaxa. Porém as lagunas começaram a receber turistas e não há nenhum caminho demarcado. Infelizmente temos que pisar nas crostas de sal e muitas vezes elas se quebram. Esse é um problema que acontece na Laguna Cejar. A atração recebia tantas pessoas, que seu ambiente estava sendo destruído. Com isso, aumentaram o valor da entrada e limitaram o número de visitantes por dia.

Crostas de Sal nas Lagunas Escondidas
Caminho com crostas de sal

Lagunas Escondidas, passeio no Atacama

Lagunas Escondidas, Atacama

Entrar na água não é fácil! Suas bordas cheias de crostas de sal machucam os pés por isso é bom levar chinelos. É importante não molhar o rosto, pois qualquer gota dessa água nos olhos vai arder bastante. Temos que entrar com cuidado e de costas. As águas são geladas (mas nada impossível) e o vento costuma ser forte.

A sensação é indescritível! Não conseguimos afundar, mesmo se tentarmos (cuidado com os olhos!). Sentimos uma pressão nos empurrando para a superfície. Algumas pessoas não gostam da sensação e acham um verdadeiro perrengue todas essas adversidades, mas não deixe de experimentar, você está em um ambiente muito raro. Cuidado com feridas no corpo, pois vão arder com todo esse sal.

Lagunas Escondidas, Atacama, Chile

Lagunas Escondidas, Atacama, Chile

Quando saímos, a água seca rapidamente e ficamos com o corpo todo branco de tanto sal, o que pode ser bastante incômodo. Não há nenhuma estrutura no local, então devemos levar um galão de água doce para retirar o sal do corpo. Mesmo assim é bem difícil tirar todo o sal, especialmente para quem molhou o cabelo. Algumas pessoas trocam as roupas molhadas se escondendo nos carros.

As lagoas menores são muito bonitas e igualmente interessantes. O sal em alguns pontos é tão branco que parece até neve, nem parece que estamos em um deserto. As lagoas rasas apresentam um tom de azul turquesa incrível.

Lagunas Escondidas, Atacama, Chile

Lagoa de sal, Laguna Escondida, Atacama

Lagunas Escondidas no Deserto do Atacama

Lagunas Escondidas no Deserto do Atacama

Lagunas Escondidas no Deserto do Atacama

Lagunas Escondidas, Deserto do Atacama, Chile

Nosso tour incluiu uma vista ao Valle de la Muerte para ver o pôr do sol tomando Pisco Sour. A bebida é famosa no Chile e Peru que brigam por sua origem. Achamos a bebida mais tradicional e saborosa no Peru, mas tivemos mais oportunidade de experimentar nesse país, pois quase todos os restaurantes oferecem a bebida.

Foi uma boa oportunidade para bater um papo com os outros viajantes.

Valle de la Muerte, Deserto do Atacama

Ficha do Passeio

  • Distância: 58 km
  • Duração total: 4-5 horas
  • Altitude: 2.300 metros
  • Entrada: grátis
  • Valor por agência: Ch$12.000 (±R$60)

Leia também:

Gostou das dicas? Tem alguma dúvida? Deixe aqui a sua mensagem =)

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, escreve sua mensagem.
Por favor, registre seu nome