Maceió – Dicas de viagem

Post por Karina e Renan.

O pequeno estado de Alagoas é considerado por muitos como o pedaço de litoral mais bonito do Brasil. Suas águas quentes e claras vão de tons de verde a azul turquesa, dependendo da região. Além disso, conta com uma variedade culinária incrível e um povo muito receptivo.

Piscina natural de Pajuçara em Maceió, Alagoas

Piscina natural de Pajuçara

Como chegar

De avião

É possível chegar a Maceió por voos diretos de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Recife, Salvador e Aracaju. O aeroporto fica um pouco afastado do centro da cidade, a 25 quilômetros. Com trânsito, o percurso dura cerca de uma hora. Táxis cobram o preço tabelado de R$ 70 pela viagem.

De carro

Ir de carro ou alugar um é uma boa pedida para se locomover, até porque existem muitos locais ao redor de Maceió que são imperdíveis. Há várias agências que fazem grande parte dos passeios pela região, como a Praia do Gunga e Maragogi, mas alugar um carro te dá mais liberdade.

De ônibus

O Terminal Rodoviário João Paulo II fica próximo do centro da cidade e da orla.

Quando ir

A alta temporada é durante o verão quando tudo fica mais movimentado e caro. Se puder, evite essa época para aproveitar mais. Dentre os meses de baixa temporada, é aconselhável evitar o período de chuva que vai de maio a julho, embora continue quente. Nós fomos em outubro, quando a chuva é rara, mas demos azar, pois havia chovido na semana anterior o equivalente ao mês inteiro. O mar não estava do jeito que esperávamos, mas nada que tenha atrapalhado.

Em Alagoas, o sol nasce bem cedo e não há horário de verão. Acorde cedo se quiser aproveitar bem o dia.

Tábua de marés

Alagoas é um local famoso por suas piscinas naturais, dentre elas, Maragogi e Pajuçara. A Tabua de Marés é fundamental para programar sua visita a esses lugares.

Alguns sites fornecem a informação sobre as condições das marés e a consulta é essencial para você programar o melhor dia para visitar as piscinas. Os passeios são alterados de acordo com a maré. Em Maragogi, por exemplo, simplesmente não há visitação com maré acima de 0,6m. Consulte o horário do pico da maré baixa e tente fazer a visita durante esse período. Se possível, programe a visita para um dia de maré bem baixa e de céu aberto.

Consulte aqui a Tábua de Marés.

Onde ficar

Em Maceió, as melhores regiões para se hospedar são a beira mar. Procure os bairros de Pajuçara e Ponta Verde, preferencialmente. Há hotéis luxuosos com vista para o mar e opções mais simples, normalmente a algumas quadras da orla. Também são os bairros com os melhores restaurantes, além da orla arborizada, com ciclovia e calçadão, ideal para uma caminhada à noite. Além desses, a Jatiúca é uma opção com pousadas a bons preços, porém a praia nessa região tem o mar bem agitado.

Praia de Pajuçara em Maceió, Alagoas

Praia de Pajuçara

Culinária Local

Quem aprecia peixe e frutos do mar vai se apaixonar pela comida de Alagoas. O sururu, molusco das lagoas do Nordeste, é utilizado na elaboração de vários pratos. Pode ser servido no menu de entrada, normalmente preparado com leite de coco e temperos, em pratos com peixe ou em caldos.

Também é fácil encontrar na região a carne de sol, típica do nordeste. As barraquinhas de tapioca na orla de Maceió (uma do lado da outra) são excelentes opções pra quem quer economizar: são baratas e alimentam bem. Se puder gastar um pouquinho mais, recomendo os restaurantes Wanchako (comida peruana com preço acima da média, mas vale a pena), Lopana, Kanoa e Bodega do Sertão. Com exceção do último, que é referência em comida típica nordestina, os outros possuem uma variedade enorme de frutos do mar.

Tapioca de Banana com Chocolate

Tapioca de Banana com Chocolate

Leia também:

Hospedagem barata em Maceió:


Booking.com

Charlico e Larissa

Juntos há 12 anos, desenvolvemos a paixão por viagem e aventura. Sempre que podemos unimos um ao outro. buscamos realizar o máximo de atividades possíveis em cada viagem. Ele é publicitário e baterista. Ela é veterinária, fotógrafa e entusiasta de yoga.

Você pode gostar...