Maragogi e São Miguel dos Milagres são lugares de destaque no litoral norte de Alagoas. Algumas pessoas fazem esse roteiro em um bate-volta a partir de Maceió, mas não recomendamos. Além de ser uma viagem cansativa para fazer em um dia (cerca de 5 horas para ir e voltar), essas cidades possuem atrativos que merecem mais tempo. A visita rápida também nem sempre coincide com o melhor horário para fazer o passeio às famosas piscinas naturais de Maragogi.

Maragogi

Maragogi fica a 130 quilômetros de Maceió e 37 quilômetros de São Miguel dos Milagres, já próximo de Pernambuco. A vila de Maragogi chama atenção pelo conjunto de praias com mar cristalino, areia fina, coqueirais e recifes de coral.

As piscinas naturais de Maragogi, conhecidas como Galés, são as maiores de Alagoas. Ficam a seis quilômetros da costa, cerca de 25 minutos de viagem em embarcações que saem da praia de Maragogi.

Assim que você chega na cidade, já é abordado por vendedores oferecendo o passeio. Fizemos o passeio de lancha a um custo de R$ 55 por pessoa. Os catamarãs são mais cheios e a diferença de preço é pequena (custa R$ 40-50 por pessoa). Pesquise bem as opções, não precisa comprar com o primeiro que te abordar.

O tempo de permanência nas piscinas varia de 1 hora e 30 minutos a 2 horas. Para aproveitar bem o mergulho, vá na maré baixa e prefira as primeiras horas da manhã, quando o movimento é menor.

Os atrativos de Maragogi não se resumem às suas piscinas naturais. Na direção de Pernambuco está a Praia de Ponta do Mangue com suas águas azul-esverdeadas. Uma excelente opção para relaxar em meio a um ambiente bem rústico de uma pequena vila de pescadores. Vale a pena passar mais tempo na região e evitar o bate-volta a partir de Maceió. Veja aqui opções de pousadas em Maragogi.

Praia Ponta do Mangue em Maragogi, Alagoas

São Miguel dos Milagres e região

São Miguel dos Milagres, Porto de Pedras e Japaratinga fazem parte da Rota Ecológica, que ainda não está no roteiro da maioria dos turistas que visitam Maceió. São lugares bem sossegados, perfeitos para aqueles que buscam tranquilidade. Possuem longas praias sombreadas por coqueiros e são protegidas por recifes que formam piscinas naturais.

O município de São Miguel dos Milagres fica a 100 quilômetros de Maceió. É uma cidade bem pequena e com pouca estrutura, apesar de ter grandes resorts e algumas pousadas. A maioria das opções de hospedagem está localizada à beira-mar. Veja aqui opções de pousadas em São Miguel dos Milagres.

Tanto São Miguel dos Milagres como Porto de Pedras não oferecem estrutura para comer além de opções das pousadas. Não tem restaurante, bar, lanchonete, nada mesmo. Você fica na obrigação de almoçar e jantar na sua pousada ou em alguma vizinha, o que pode ser desagradável para muita gente. Com isso, também não há o que fazer à noite nas redondezas.

A famosa Praia do Patacho, localizada em Porto de Pedras, é considerada uma das praias mais bonitas do Brasil. Possui areias e águas claras com coqueiros ao fundo. É praticamente deserta, frequentada por pescadores e pessoas locais. A praia se transforma na maré baixa e é preciso andar centenas de metros para chegar às suas piscinas naturais. Não há barracas, bares ou restaurantes na praia.

Leia também:

*Post por Karina e Renan

Gostou das dicas? Tem alguma dúvida? Deixe uma mensagem nos comentários =)

Apoie o Casal de Mochilão

Fazendo uma reserva por qualquer um dos links abaixo, ganhamos uma pequena comissão.
Você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda o Casal de Mochilão a continuar viajando!

🛌🏻 Hospedagem - Booking e Hostelworld
❤ Seguro Viagem - Real Seguro
🚙 Aluguel de Carro - Rent Cars
💲 Dinheiro no Exterior - Transferwise e N26

21 COMENTÁRIOS

  1. obrigada pelas dicas e informações essenciais sobre alimentação fora!!
    eu e meu marido estamos planejando uma viagem p/ Maragogi e proximidades.

  2. Olá, tudo bem?
    Saindo de Maragogi, em direção a Alagoas, São miguel dos milagres é caminho? Queria sair cedo de Maragogi e curtir a praia de São Miguel e depois seguir pra Alagoas.

    • Oi, Jéssica. Tudo ótimo e com você? Você quer dizer de Maragogi para Maceió? Sim, São Miguel dos Milagres fica no meio do caminho para Maceió. Dá para passar o dia em São Miguel e seguir para Maceió tranquilamente. Grande abraço, Charlico e Larissa.

    • Oi Amanda! Sim, é bem mais perto. A Karina foi em São Miguel dos Milagres quando estava a caminho de Maragogi. Achamos melhor passar uma noite lá. Até dá para fazer bate e volta, mas recomendamos que faça quando estiver a caminho de Maragogi mesmo, para não ficar se deslocando muito também. Beijos, Charlico e Larissa

    • Oi Monica! Recomendamos São Miguel dos Milagres. Em Maragogi fica muita gente. De São Miguel dos Milagres dá pra fazer bate e volta paras as piscinas de Maragogi. Não se preocupe que tem opções de hospedagens baratas e caras. 😉 Beijos, Charlico e Larissa

  3. Ola! Boa tarde!
    Adoreis as dicas!!
    Vou ficar 1 dia em Maceio e estou na dúvida se fico 3 dias em Milagres e 2 em Maragogi.
    3 dias é muito ou dois dias em SM dá?

    • Oi, Deizeane. Tudo bem? Com dois dias dá para conhecer bem. Mas três dias também é bom para quem quer aproveitar com calma. Depende muito do seu estilo de viagem. Um abraço, Charlico e Larissa

    • Oi Amanda. Tudo bem? Difícil responder. Maragogi é mais badalado e conta com maior estrutura. Já São Miguel dos Milagres é mais sossegado, ideal para relaxar, mas conta com menor estrutura. Espero ter ajudado. Grande abraço, Charlico e Larissa!

  4. Vou tirar ferias e escolhi ficar 4 dias em porto de galinhas, 5 em Maragogi e 3 em São Jose dos Milagres, só que vi seu comentário sobre não ter lugares para comer de noite, então acho melhor me hospedar só um dia lá ou fazer um passeio de bate e volta saindo de Maragogi, o que você acha? Detalhe, tem com ir de ônibus para esses lugares? No caso de Porto de Galinhas para Maragogi e depois de Maragogi para São José e depois para o Aeroporto?

  5. Olá, boa tarde! Tudo bem?
    Estou me organizando para fazer a rota ecológica junto com o meu companheiro… Porém, para me organizar melhor, queria saber qual é a melhor época para ir nesses lugares, em termos de condições climáticas?

    Aguardo e muito obrigado.

    • Oi Kevin. Tudo bem e com você? Faz calor durante o ano todo, mas a melhor época para fazer a Rota Ecológica é de outubro a janeiro, quando chove menos. Março e setembro chove um pouco mais, mas não tanto quanto os outros meses. Grande abraço, Charlico e Larissa.

    • Oi Carla. As opções de transporte são bem limitadas se não estiver de carro, somente táxi ou transfer fazem essa rota.
      Grande abraço, Lico e Lari

  6. Olá. vamos para Maceio e pretendo conhecer milagres e maragogi. Passar um dia em milagres seguir e pernoitar em maragogi para passar o outro dia lá. estaremos de carro. Para ir de milagres a maragogi tem que pegar balsa ? é pertinho?vc acha que esta estratégia da certo?

    • Oi Karla. Tudo bem? Que legal, vamos fazer esse roteiro também muito em breve.
      No trajeto mais curto de Milagres a Maragogi você tem que pegar a balsa em Porto de Pedras.
      Se for em alta temporada, a espera pode ser muito grande e às vezes vale a pena dar a volta na estrada, passando por Porto Calvo.
      Mas acho que a estratégia está ótima! Aproveitem 🙂
      Abraço, Charlico e Larissa

  7. Olá Casal, beleza?
    Parabéns pelo trabalho, bem bacana!
    Vi que o post é antigo, anterior à pandemia. Conhecemos a região, já fomos várias vezes e realmente percebemos isso, a região de São Miguel é bem pobre retirando as opções de pousadas à beira mar e o receptivo Sonhos do Patacho. Sabem dizer se ainda esta é a situação geral?
    Vamos ficar 2 semanas em Alagoas, 1 semana em Maceió e 1 semana no litoral Norte, na maré baixa. Nossa dúvida é se ficamos somente em Japaratinga e fazemos o translado de ~1h de carro nos dias em que formos pro Patacho ou se vale a pena passar umas duas noites por lá… Nos incomoda não ter opções noturnas e atrações além da praia, já que anoitece muito cedo. Agradecemos qualquer comentário.
    Abraços
    Lais e Sergio

    • Oi Sergio. Desculpe a demora em responder. Somos mais ágeis nas redes sociais. Passamos recentemente em Maragogi e Japaratinga, mas não fomos a São Miguel. É uma região mais pacata, mas pode ser que tenha crescido desde então. Depois nos atualize sobre como está =) Um abraço, Lico e Lari

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, escreve sua mensagem.
Por favor, registre seu nome