O Mês do Pinhão ocorre anualmente em maio na região de Visconde de Mauá e reúne três eventos simultâneos: a Festa do Pinhão, o Concurso Gastronômico do Pinhão e o Salão do Pinhão.

O pinhão é a semente da araucária, árvore típica dessa região serrana. É um alimento rico em proteínas, vitaminas e minerais.

A Festa do Pinhão ocorre no segundo final de semana de maio. Durante três dias apresentam-se artistas locais e nacionais em uma espécie de festa junina, cheia de barraquinhas de comidas típicas preparadas com a semente.

O Salão do Pinhão ocorre durante todo o mês no Centro Cultural e reúne obras de música, fotografia e artes plásticas locais, tendo como tema a Araucária.

Concurso Gastronômico

É o evento mais tradicional, realizado há mais de 20 anos. Ocorre no terceiro final de semana, quando Chefs dos principais restaurantes da região elaboram pratos utilizando a semente. Suas receitas são julgadas por Chefs renomados e por um júri popular que elegem uma entrada, um prato principal e uma sobremesa.

Quem visita a região nessa época, mesmo após a data do concurso, pode experimentar as receitas concorrentes. Os restaurantes exibem um cartaz do evento com os pratos elaborados. Algumas receitas vencedoras foram o Escondidinho de pinhão, Penne ao pesto de pinhão, Bolinho de pinhão, Casquinha de truta com crosta de pinhão e até Ceviche de pinhão.

Mês do Pinhão

Mês do Pinhão

Os restaurantes participantes podem ser consultados no site do evento que exibe também as receitas campeãs em detalhes.

Programação: Mauá Gastronômico

Gostou das dicas? Tem alguma dúvida? Deixe aqui a sua mensagem =)

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, escreve sua mensagem.
Por favor, registre seu nome