Parque Nacional Tierra del Fuego – Ushuaia

O Parque Nacional Tierra del Fuego está localizado próximo à cidade de Ushuaia, na província e ilha Tierra del Fuego. A área do parque é muito grande, com mais de 60.000 hectares, mas somente 2.000 hectares estão abertos para visitação ao público.

Bahia Lapataia no Parque Nacional Tierra del Fuego em Ushuaia, Argentina

Parque Nacional Tierra del Fuego em Ushuaia, Argentina

Parque Nacional Tierra del Fuego em Ushuaia, Argentina

Como quase tudo em Ushuaia, é o Parque mais austral do mundo. E como um bom Parque Nacional, possui uma paisagem exuberante onde podemos avistar espécies da fauna e flora local. O destaque aqui são para as aves, raposas, guanacos, lebres e castores. O Parque Nacional Tierra del Fuego possui como cenário montanhas nevadas, vales verdes, lagos e mar. Para nós, a melhor forma de ver tudo isso é sempre através da caminhada. O Parque possui mais de 40km de trilhas sinalizadas para o visitante explorar a paisagem.

Trilhas no Parque Nacional Tierra del Fuego em Ushuaia, Argentina

Praia e montanhas no Parque Nacional Tierra del Fuego em Ushuaia, Argentina

Praia e montanhas no Parque Nacional Tierra del Fuego em Ushuaia, Argentina

Praia no Parque Nacional Tierra del Fuego em Ushuaia, Argentina

Praia no Parque Nacional Tierra del Fuego em Ushuaia, Argentina

O famoso Tren del Fin del Mundo (Trem do Fim do Mundo) é outra forma de explorar a paisagem. O trem turístico conta com todo o conforto e passa pelo caminho que levava os presos do antigo presídio para trabalhar. Nós consideramos esse passeio caro e não nos atraiu.

É possível conhecer grande parte do Parque em um dia, mas se você quiser fazer todas as trilhas ou passar mais tempo nesse cenário incrível, reserve de 2 a 3 dias para a sua visita. Existem alguns acampamentos gratuitos no local que possuem estrutura básica (banheiro químico). O camping Laguna Verde é o mais bem localizado para quem quer fazer as trilhas sem peso e voltar para o acampamento.

Camping Laguna Verde no PArque Nacional Tierra del Fuego, Ushuaia

Camping Laguna Verde

Como chegar ao Parque Nacional Tierra del Fuego

Se você estiver de carro é muito fácil, basta seguir a Ruta Nacional 3 até a entrada do Parque. São cerca de 10km a partir do centro da cidade.

Quem está viajando sem carro normalmente vai de táxi (ideal tentar dividir a corrida com mais gente) ou transfer. O transfer é a opção mais usada, mas não é nada barato. O centro de informações turísticas indicou esse meio quando perguntamos sobre ônibus para o parque, mas na verdade os transfers são minivans que vão e voltam em determinados horários pré-estabelecidos. O valor de ida e volta estava em ARS400 por pessoa (aproximadamente R$90). Os funcionários não costumam vender somente a ida e cobram bem mais da metade por trecho separado.

Agora se você está com orçamento limitado e não pode (ou não quer) pagar esse valor, tem mais uma alternativa – ônibus local + caminhada / carona. O ônibus local da linha B te deixa a aproximadamente 6km da entrada do Parque Nacional, na Ruta Nacional 3. De lá você pode caminhar por 1 hora até a entrada e/ou tentar carona (hacer dedo). É importante lembrar que após a entrada ainda é preciso chegar até as diversas atrações. Para voltar, será ainda mais fácil conseguir carona até o centro de Ushuaia.

No próximo post, falaremos das trilhas do Parque Nacional.

Bahia Ensenada, Parque Nacional Tierra del Fuego em Ushuaia, Argentina

Charlico e Larissa

Juntos há 12 anos, desenvolvemos a paixão por viagem e aventura. Sempre que podemos unimos um ao outro. buscamos realizar o máximo de atividades possíveis em cada viagem. Ele é publicitário e baterista. Ela é veterinária, fotógrafa e entusiasta de yoga.

Você pode gostar...