O Parque Nacional Tierra del Fuego está localizado próximo à cidade de Ushuaia, na província e ilha Tierra del Fuego. A área do parque é muito grande, com mais de 60.000 hectares, mas somente 2.000 hectares estão abertos para visitação.

Parque Nacional Tierra del Fuego em Ushuaia, Argentina

Parque Nacional Tierra del Fuego em Ushuaia, Argentina

Como quase tudo em Ushuaia, é o Parque mais austral do mundo. E como um bom Parque Nacional, possui uma paisagem exuberante onde podemos avistar espécies da fauna e flora local. O destaque aqui são para as aves, raposas, guanacos, lebres e castores. O Parque Nacional Tierra del Fuego possui como cenário montanhas nevadas, vales verdes, lagos e mar. Para nós, a melhor forma de ver tudo isso é sempre através da caminhada. O Parque possui mais de 40km de trilhas sinalizadas para o visitante explorar a paisagem. Atualmente o valor da entrada é de 420 pesos (R$60).

Trilhas no Parque Nacional Tierra del Fuego em Ushuaia, Argentina

Praia e montanhas no Parque Nacional Tierra del Fuego em Ushuaia, Argentina

Praia e montanhas no Parque Nacional Tierra del Fuego em Ushuaia, Argentina

Praia no Parque Nacional Tierra del Fuego em Ushuaia, Argentina

Praia no Parque Nacional Tierra del Fuego em Ushuaia, Argentina

O famoso Tren del Fin del Mundo (Trem do Fim do Mundo) é outra forma de explorar a paisagem. O trem turístico conta com todo o conforto e passa pelo caminho que levava os presos do antigo presídio para trabalhar. Nós consideramos esse passeio caro e não nos atraiu.

É possível conhecer grande parte do Parque em um dia, mas se você quiser fazer todas as trilhas ou passar mais tempo nesse cenário incrível, reserve de 2 a 3 dias para a sua visita. Existem alguns acampamentos gratuitos no local que possuem estrutura básica (banheiro químico). O camping Laguna Verde é o mais bem localizado para quem quer fazer as trilhas.

Camping Laguna Verde no PArque Nacional Tierra del Fuego, Ushuaia
Camping Laguna Verde

Como chegar ao Parque Nacional Tierra del Fuego

Se você estiver de carro é muito fácil, basta seguir a Ruta Nacional 3 até a entrada do Parque. São cerca de 10km a partir do centro da cidade.

Quem está viajando sem carro normalmente vai de táxi (ideal tentar dividir a corrida com mais gente) ou transfer. O transfer é a opção mais usada, mas não é nada barato. O centro de informações turísticas indicou esse meio quando perguntamos sobre ônibus para o parque, mas na verdade os transfers são minivans que vão e voltam em determinados horários pré-estabelecidos. O valor de ida e volta é de 400 pesos por pessoa (aproximadamente R$85). Os funcionários não costumam vender somente a ida e cobram bem mais da metade por trecho separado.

Agora se você está com orçamento limitado e não pode (ou não quer) pagar esse valor, tem mais uma alternativa – ônibus local + caminhada / carona. O ônibus local da linha B te deixa a aproximadamente 6km da entrada do Parque Nacional, na Ruta Nacional 3. De lá você pode caminhar por 1 hora até a entrada e/ou tentar carona (hacer dedo). É importante lembrar que após a entrada ainda é preciso chegar até as diversas atrações. Para voltar, será ainda mais fácil conseguir carona até o centro de Ushuaia.

No próximo post, falamos das trilhas do Parque Nacional.

Bahia Ensenada, Parque Nacional Tierra del Fuego em Ushuaia, Argentina

Leia também:

Gostou das dicas? Tem alguma dúvida? Deixe uma mensagem nos comentários =)

Apoie o Casal de Mochilão

Fazendo uma reserva por qualquer um dos links abaixo, ganhamos uma pequena comissão.
Você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda o Casal de Mochilão a continuar viajando!

🛌🏻 Hospedagem - Booking e Hostelworld
❤ Seguro Viagem - Real Seguro
🚙 Aluguel de Carro - Rent Cars
💲 Dinheiro no Exterior - Transferwise e N26

anteriorComo se locomover em Ushuaia
PróximoTrilhas do Parque Nacional Tierra del Fuego – Ushuaia
Com uma mochila nas costas, compartilhamos as belezas e os perrengues do caminho. Juntos desde 2004, descobrimos a paixão pelo mundo outdoor e percorremos grandes circuitos de trekking em diferentes continentes, muitas vezes acampando em lugares remotos e inspiradores. Algumas das maiores aventuras dos últimos anos foram nas trilhas da Patagônia, dos Balcãs ou na Turquia, onde caminhamos 430km em meio a ruínas, montanhas e praias paradisíacas ao longo da Via Lícia. Mostramos também que é possível viajar o mundo com pouco, mesmo em lugares considerados de luxo como Dubai, Paris e Nova York.

9 COMENTÁRIOS

    • Oi Luana, o Parque Nacional Tierra del Fuego é realmente lindo. É super agradável percorrer as trilhas e explorar cada cantinho do parque. Obrigado pela mensagem! Desejamos que faça uma viagem incrível! Beijos, Charlico e Larissa

  1. Olá, adorei suas dicas da Patagônia! Estou indo em novembro e farei algumas trilhas do parque. Vocês compraram o ingresso de entrada ao parque na hora ou se compra em alguma agência no centro de Ushuaia?

    • Oi Tamires. Tudo bem? Obrigada pela mensagem! Também fomos em novembro para Ushuaia 🙂
      Compramos o ingresso na entrada mesmo, não precisa comprar antes. Quanlquer outra dúvida é só perguntar.
      Grande abraço,
      Charlico e Larissa

  2. Bom dia!
    Adoramos o blog!
    Será que podem na ajudar? Somos um casal de idosos com algumas experiências em trilha e queremos fazer a trilha da lagoa Esmeralda. Queríamos saber se tem pedras e se é íngreme e escorregadia . Obrigada

    • Oi Thais. Desculpe a demora em responder. Somos mais ágeis nas redes sociais. O terreno da trilha é um pouco alagado em alguns trechos, mas sem muita dificuldade. A trilha é bem plana em quase todo o caminho. Esperamos que consigam visitar esse paraíso. Depois contem como foi! Abraço, Lico e Lari

  3. Gostei muito das informações. Mas gostaria de saber se posso entrar com carro alugado e fazer os trechos de estrada com ele ou sou obrigado fazer por agência?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, escreve sua mensagem.
Por favor, registre seu nome