Salto El Claro, uma surpresa em Pucón

Pucón é uma cidade pacata e repleta de belezas naturais. Possui belíssimos rios e cachoeiras que aqui se chamam Saltos. O mais conhecidos são o Salto El Leon e o Ojos del Caburga. Ojos del Caburga é visita obrigatória quando se está em Pucón. Como não demos sorte com o tempo que estava sempre nublado, fomos deixando essa atração para o nosso último dia, porém presenciamos a erupção do vulcão Villarrica (isso mesmo!) e nada funcionou na cidade que ficou em alerta vermelho (ainda temos que voltar para subir o vulcão!).

Salto El Claro, Pucón, Chile

O Salto El Claro é a cachoeira mais próxima do centro de Pucón, distante cerca de 6 quilômetros. É também uma das cachoeiras mais altas da região, com 92 metros. Essa cachoeira é bastante singular, pois está inserida em um paredão arredondado repleto de vegetação, um cenário único e surpreendente.

Apesar da sua beleza, não é muito conhecida pelos turistas, inclusive chilenos, por falta de divulgação e sinalização. Isso torna a visita ainda mais interessante.

Podemos chegar à cachoeira de carro, de bicicleta, a cavalo ou andando (se você tiver bastante disposição). São cerca de 6km de distância do centro de Pucón. Para quem não está de carro, como nós, é possível alugar bicicletas em albergues ou agências de turismo. Outra opção é fazer um passeio a cavalo (Ch$20.000), oferecido por algumas agências. Nós sempre gostamos de fazer passeios de bicicletas em nossas viagens, apesar de não termos grande preparo físico.

Salto El Claro, Pucón, Chile

Salto El Claro, Pucón, Chile

Salto El Claro, Pucón, Chile

Chegar ao Salto El Claro de bicicleta não é fácil, já vamos avisando. O trajeto final é de uma subida bem longa e exaustiva. Nós ficamos um bom tempo empurrando as bicicletas e a volta é igualmente complicada. Eu, Larissa, levei um tombo fenomenal logo no início da descida e me machuquei bastante. Apesar dos perrengues, sempre achamos que vale a pena :).

O aluguel de bicicleta em Pucón custa cerca de Ch$6.000 por meio dia. É preciso deixar um documento de identidade. Verifique o estado das bicicletas e kit de reparo. Nós alugamos no Hostel Pucón, apesar de não estarmos hospedados lá e as bicicletas eram excelentes.

Caminho de bicicleta ao Salto El Claro, Pucón, Chile

Como chegar ao Salto El Claro

Saindo do centro de Pucón, você deve pegar o Camino Internacional em direção ao Lago Caburga. Um pouco após uma rotatória, há um quebra-mola. Entre na rua imediatamente após a lombada, se chegar ao aeroporto é porque perdeu a entrada. Também há placas sinalizando Canopy nessa direção.

A estrada de terra começa bem plana. Entre a esquerda na primeira bifurcação e depois à direita. Agora começa a subida em um terreno de cascalho bem escorregadio, até os carros derrapam. Sobe-se bastante e, quando chegar a uma espécie de ponto de ônibus de madeira em uma bifurcação, pegue a rua à esquerda.

Continue reto até o caminho ficar bem plano e aparecer uma pista paralela à esquerda (cuidado, pois há um caminho parecido um pouco antes, tem que estar bem plano mesmo). Pegue essa pista, e você vai descer por um pequeno bosque. No final, o caminho termina em um campo. Seguindo um pouco para a direita há um caminho até uma cerca, mas se estiver de carro terá que parar no campo. Após a cerca, conta-se cerca de 100 passos (mais ou menos 100 metros). Então há uma trilha descendo para a direita. O caminho não é muito demarcado e há uma trilha bem à direita que termina em um mirante da cachoeira. Descemos por um caminho mais à esquerda e rapidamente chegamos ao rio El Claro, e então há uma trilha do outro lado que segue para a direita.

Mirante do Salto El Claro, Pucón, Chile

Salto El Claro, Pucón, Chile

Salto El Claro, Pucón, Chile

Salto El Claro, Pucón, Chile

Salto El Claro, Pucón, Chile

Achou complicado? Nós também! Erramos o caminho e ficamos em dúvida algumas vezes, por isso já deixamos tudo bem explicado aqui.

Charlico e Larissa

Juntos há 12 anos, desenvolvemos a paixão por viagem e aventura. Sempre que podemos unimos um ao outro. buscamos realizar o máximo de atividades possíveis em cada viagem. Ele é publicitário e baterista. Ela é veterinária, fotógrafa e entusiasta de yoga.

Você pode gostar...