Dentro do Sítio Arqueológico de Machu Picchu, há muita coisa para conhecer, incluindo algumas caminhadas como para a Puente Inca (Ponte Inca), Intipunku (Porta do Sol), Montaña Machu Picchu e Waynapicchu. No caso da Montaña Machupicchu e do Waynapicchu (ou Huayna Picchu), é preciso comprar um ingresso especial, junto com o ingresso de Machu Picchu.

Os ingressos para essas atrações esgotam com facilidade, por isso é recomendado comprar com antecedência de mais de um mês. Você pode verificar a disponibilidade de ingressos no site oficial de Machu Picchu.

Waynapicchu

Waynapicchu é a montanha símbolo de Machu Picchu, aquela que fica atrás da cidade do seu ponto de vista mais conhecido. Seu nome é quéchua e significa montanha jovem. Seu cume está a 2.693 metros acima do nível do mar, são 260 metros de subida a partir do posto de controle. Apresenta terraços e ruínas no topo e acredita-se que era utilizada como posto de observação.

Cidade Inca de Machu Picchu com Waynapicchu ao fundo
Waynapicchu ou Huayna Picchu é a montanha no centro da foto

Topo do Huayna Picchu com ruínas e terraças

A taxa para subir o Waynapicchu custa 24 soles (mais 128 soles da entrada de Machu Picchu = 152 soles). O acesso é limitado ao máximo de 400 pessoas por dia, em dois turnos. Devemos escolher pelo horário de entrada entre 7-8h da manhã ou de 10-11h. Recomendamos a escolha do segundo horário, pois nas primeiras horas da manhã as nuvens podem encobrir as montanhas e você pode não ter vista nenhuma lá de cima. Em alguns períodos, o acesso às atrações pode ser fechado para recuperação do ambiente, assim como ocorre com a Trilha Inca.

Subindo o Waynapicchu

Devemos seguir no horário agendado para a entrada da atração, sinalizada nos caminhos de Machu Picchu. Logo vemos uma placa detalhada com outras atrações que são menos conhecidas como Huchuy Picchu e a Gran Caverna. O ingresso também dá direito a essas atrações.

A subida ao Waynapicchu não é fácil, mas também não é nada de outro mundo. O acesso é feito por um caminho de degraus, formando uma longa escadaria, mas não há nenhum trecho de escalada. A subida dura cerca de 1 hora. Não se preocupe com o tempo. Se você tiver força de vontade e o mínimo de preparo, vai conseguir. A altitude não tem tanto efeito nessa caminhada, mas algumas pessoas podem sentir falta e ar e um cansaço muito forte.

Vista de Machu Picchu do Waynapicchu

Já vimos blogs não indicando esse passeio para qualquer pessoa. Olha, nós vimos MUITOS idosos, quase todos japoneses, subindo a montanha tranquilamente. Portanto indicamos para qualquer pessoa que tenha vontade.

O caminho é congestionado em muitos pontos. Quem segue em um ritmo mais forte vai precisar “ultrapassar” muita gente. Cabos de aço foram fixados em alguns pontos escorregadios. A subida é cansativa e possui exposição à altura em alguns pontos, principalmente bem próximo ao topo. Mas antes da pior parte já temos uma ótima recompensa.

Após quase 1 hora de subida, chegamos a uma plataforma de onde temos uma bela vista da cidade perdida dos incas. Os terraços e construções do topo começam aqui. Vale a pena sentar e aproveitar o visual. Muitos chegam até esse ponto e já ficam satisfeitos, pois daqui para frente a exposição à altura é bem forte. Poucos metros faltam até o cume.

Vista da cidade de Machu Picchu do Waynapicchu

Escadas no topo do Waynapicchu

Há uma bifurcação nessa plataforma e uma placa indica um caminho pela direita, mas claramente há outro à esquerda. Como os degraus são bem estreitos aqui e não há muita segurança, é ideal seguir um caminho para subir e outro para descer. O caminho da subida (à direita) é menos exposto.

Passamos por uma caverna estreita antes de atingir o cume. Com uma escada no trecho final, chega-se ao topo da “montanha jovem” da cidade sagrada, com uma vista incrível de todo o local. Podemos ver a cadeia de montanhas verdes ao redor, o rio Urubamba seguindo abaixo pelo vale e o caminho do ônibus que vai de Águas Calientes a Machu Picchu.

Caverna na subida do Waynapicchu, em Machu Picchu

Topo do Waynapicchu, em Machu Picchu, Peru
Topo do Waynapicchu, a 2.693 metros de altitude.

Topo do Huayna Picchu em Machu Picchu

Topo do Waynapicchu em Machu Picchu

Rio Urubamba e caminho do trem. Passamos lá em baixo no caminho da hidroelétrica no dia anterior.

O caminho correto para descer é circundando o topo, terminando no outro ponto de acesso à plataforma dos terraços. Há uma série de ruínas nesse local. Aqui as escadas são bem estreitas, com degraus curtos onde mal conseguimos apoiar o pé. Melhor pisar de lado e manter-se abaixado em alguns pontos. Vemos muita gente com grande dificuldade, pois a visão do precipício é assustadora. Nada de pressa nessa hora.

Escadas descendo o Waynapicchu em Machu Picchu

Escadas no topo do Huayna Picchu em Machu Picchu

Ruínas Incasno topo do Waynapicchu em Machu Picchu

Escadas no Waynapicchu

O percurso de volta é mais rápido, porém também cansativo e forçamos bastante os joelhos. O passeio todo dura cerca de 2h-2h30min.

Huchuypicchu

Essa atração que pode ser visitada por aqueles que compraram o ticket para Waynapicchu. É uma montanha menor, com 2.496 metros de altitude, que oferece também uma bela vista de Machu Picchu. A caminhada é bem curta e relativamente fácil. Existe um trecho mais complicado com uma rocha de aproximadamente 2 metros de altura e uma corda fixa para subir o obstáculo.

A trilha tem inicio pouco depois da portaria de acesso ao Waynapicchu, com uma placa indicando o caminho. O percurso de ida e volta dura cerca de 30 minutos. É muito menos cansativo que a subida do Waynapicchu e pode ser interessante para quem sentiu dificuldade na montanha maior ou quer conhecer mais uma atração do sítio.

Gran Caverna

A partir do topo do Waynapicchu, uma trilha leva até a Gran Caverna, também conhecida como Templo da Lua. São cavernas naturais, na face norte da montanha, a cerca de 2.271 metros de altitude.

O Templo da Lua é um dos três templos principais na área de Machu Picchu, porém pouquíssimo visitado. O motivo é a trilha longa que começa no topo da montanha e demanda mais 2 horas para ir e voltar totalizando cerca de 4 horas incluindo o Waynapicchu.

Gostou das dicas? Tem alguma dúvida? Deixe uma mensagem nos comentários =)

Apoie o Casal de Mochilão

Fazendo uma reserva por qualquer um dos links abaixo, ganhamos uma pequena comissão.
Você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda o Casal de Mochilão a continuar viajando!

🛌🏻 Hospedagem - Booking e Hostelworld
❤ Seguro Viagem - Real Seguro
🚙 Aluguel de Carro - Rent Cars
💲 Dinheiro no Exterior - Transferwise e N26

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, escreve sua mensagem.
Por favor, registre seu nome