A cidade do Rio de Janeiro é marcada por uma série de belas montanhas em meio à região urbana e suas praias famosas. O Morro Dois Irmãos é uma das montanhas mais clássicas da cidade, um cartão postal apreciado principalmente durante o pôr do sol nas pedras do Arpoador.

Como o nome sugere, o Morro Dois Irmãos se divide em dois picos: o Irmão Maior e o Irmão Menor. A trilha do Morro Dois Irmãos leva ao cume do Irmão Maior.

Vista do topo do Morro Dois Irmãos na cidade do Rio de Janeiro

Como chegar

O Morro Dois Irmãos está localizado entre os bairros do Leblon e São Conrado, na Zona Sul da cidade. De um lado está a Favela da Rocinha e de outro a Favela do Vidigal, por onde começa a trilha de acesso ao cume.

Diversas linhas de ônibus passam pela entrada da Favela do Vidigal, na Avenida Niemeyer. É mais fácil ir de ônibus do que de carro, pois não é fácil estacionar na região. Chegando à Praça do Vidigal, logo na entrada da comunidade, existe um ponto de moto-táxi e vans que levam moradores e visitantes até o alto da favela. O valor cobrado por pessoa fica entre R$3 e R$5. É só pedir para ficar no início da trilha, todos os motoristas conhecem bem o local.

Trilha do Morro Dois Irmãos

A trilha do Morro Dois Irmãos tem início no campo de futebol no alto da Favela do Vidigal. A caminhada segue em meio à mata atlântica. O caminho é bem demarcado e bastante movimentado, mesmo durante a semana. Não é raro encontrar estrangeiros fazendo a trilha, pois esse passeio é um dos preferidos dos turistas que querem experimentar mais da natureza no Rio de Janeiro.

O trajeto de ida tem cerca de 1.6km e dura aproximadamente 1 hora, dependendo do ritmo de cada um. Durante a caminhada, temos alguns mirantes com vistas para a Favela da Rocinha e São Conrado com a Pedra da Gávea e Pedra Bonita. Essas montanhas se destacam em meio à cadeia de montanhas da Floresta da Tijuca.

A vista do topo é uma das mais bonitas da cidade. Podemos apreciar a Lagoa Rodrigo de Freitas, Ipanema, Copacabana, Cristo Redentor e a cidade de Niterói ao fundo.

Mulher no topo do Morro Dois Irmãos na cidade do Rio de Janeiro

Veja aqui os detalhes da trilha:

  • Distância total: 3km
  • Tempo total: 2-3 horas
  • Altitude máxima: 533m

Gostou das dicas? Tem alguma dúvida? Deixe aqui a sua mensagem =)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, escreve sua mensagem.
Por favor, registre seu nome