O Parque Nacional Tierra del Fuego em Ushuaia possui mais de 40km de trilhas sinalizadas e abertas para o público. Nós fizemos a Senda Costera e Bahía Lapataia, mas vamos explicar sobre as principais trilhas e atrações.

Trilha Senda Costera

A Senda Costera é a trilha mais bonita do parque. O caminho tem inicio na Bahía Ensenada, onde está o que dizem ser o Correio mais austral do mundo. Hoje existe uma agência postal no continente antártico, então esse título já não pertence mais à cidade de Ushuaia. A caminhada termina próximo ao restaurante central do parque, onde há pouco tempo funcionava o acampamento Lago Roca. A trilha possui aproximadamente 9km e segue costeando (por isso o nome “costera“) belas praias e paisagens magníficas. A caminhada pode ser completada em cerca de 3 horas.

Desde o início temos como plano de fundo as montanhas nevadas do outro lado do canal do Beagle, já em território chileno. Atravessamos diversos bosques, normalmente repletos de lenga ou ñires, árvores típicas da região e podemos avistar o Pan de Indio, um fungo comestível que cresce aderido às árvores da Patagônia. Durante a primavera, a paisagem está repleta também de pequenas flores amarelas.

A trilha é considerada fácil, pois segue bem plana com pequenas subidas e descidas. É possível seguir para outra trilha no mesmo dia, chegando até a Bahía Lapataia em um total de 16km de caminhada.

Laguna Verde

Não há exatamente uma trilha até a Laguna Verde, mas ela fica entre a Senda Costeira e a Bahia Lapataia. A Ruta Nacional 3 passa pela lagoa. É um ponto de destaque no Parque devido ao ponto de acampamento. A área fica cheia de carros e barracas.

Laguna Verde no Parque Nacional Tierra del Fuego em Ushuaia, Argentina
Laguna Verde

Bahía Lapataia

Lapataia significa “baía da madeira” na língua yámana. A baía formada no Canal do Beagle é facilmente acessada de carro ou por trilha. Na Bahía Lapataia termina (ou começa) a Ruta Nacional 3, um marco do local. A Ruta é famosa por chegar até o Alasca, um percurso de mais de 17.000km. Mais ou menos isso, pois não existe estrada entre a Colômbia e o Panamá. Não são poucos os aventureiros que seguem de uma ponta a outra do continente, normalmente de moto ou carro, em uma viagem possivelmente de mais de um ano. Nós encontramos um desses aventureiros. Ele acabava de chegar de moto após sair de Ushuaia, ir ao Alasca e voltar. Que viagem! 🙂

Fim da Ruta Nacional 3 na Bahia Lapataia, Parque Nacional Tierra del Fuego em Ushuaia, ArgentinaParque Nacional Tierra del Fuego em Ushuaia, Argentina

A Bahía Lapataia possui um grande deck e passarelas para contemplação da paisagem. Se estiver caminhando pela estrada desde a Laguna Verde, existe uma trilha mais curta e interessante à esquerda, após a Laguna Negra. Nela há uma bifurcação para um mirante (mirador) que tem vista para toda a Baía.

Laguna Negra

A laguna negra é uma pequena lagoa de cor escura devido à presença de um pântano de turfa. A trilha para a Laguna Negra é bem curta, com pouco mais de 1km a partir da Ruta Nacional 3. Lá é possível visualizar diques construídos por castores, as Castoreras.

Cerro Guanaco

O Cerro Guanaco é o ponto mais alto do Parque Nacional Tierra del Fuego, com 971 metros de altitude. A caminhada até o topo é longa e pesada. São 7km a partir do centro de visitantes (14km ida e volta). Não é recomendável fazer essa trilha em dias de tempo ruim. A vista do topo é espetacular, é possível ver o Canal do Beagle, a cidade de Ushuaia e toda a cadeia de montanhas ao redor. Normalmente há neve no cume e é muito comum avistar guanacos durante a caminhada.

Hito XXIV e Lago Roca

O Hito XXIV é o limite internacional entre Chile e Argentina. A linha de fronteira passa pelo Lago Roca, separando-o em parte chilena e parte argentina. É possível realizar essa trilha juntamente com o Cerro Guanaco, pois ficam na mesma direção. São cerca de 3km desde a bifurcação para o Cerro Guanaco e a caminhada é fácil e plana.

Veja aqui os detalhes da trilha:

Leia também:

Gostou das dicas? Tem alguma dúvida? Deixe uma mensagem nos comentários =)

Apoie o Casal de Mochilão

Fazendo uma reserva por qualquer um dos links abaixo, ganhamos uma pequena comissão.
Você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda o Casal de Mochilão a continuar viajando!

🛌🏻 Hospedagem - Booking e Hostelworld
❤ Seguro Viagem - Real Seguro
🚙 Aluguel de Carro - Rent Cars
💲 Dinheiro no Exterior - Transferwise e N26

anteriorParque Nacional Tierra del Fuego – Ushuaia
PróximoLaguna Esmeralda em Ushuaia: como ir sem gastar nada
Com uma mochila nas costas, compartilhamos as belezas e os perrengues do caminho. Juntos desde 2004, descobrimos a paixão pelo mundo outdoor e percorremos grandes circuitos de trekking em diferentes continentes, muitas vezes acampando em lugares remotos e inspiradores. Algumas das maiores aventuras dos últimos anos foram nas trilhas da Patagônia, dos Balcãs ou na Turquia, onde caminhamos 430km em meio a ruínas, montanhas e praias paradisíacas ao longo da Via Lícia. Mostramos também que é possível viajar o mundo com pouco, mesmo em lugares considerados de luxo como Dubai, Paris e Nova York.

20 COMENTÁRIOS

  1. Oi! Tudo bem?!
    Quanto tempo vocês levaram fazendo essas trilhas?! Acamparam no Parque? Se sim, vocês levaram os equipamentos (barraca, saco de dormir) do Brasil ou alugaram por lá?
    Se puderem nos ajudar com uma outra dúvida também… Estamos tentando decidir se vamos pra Ushuaia e passamos 4/5 dias para fazer os passeios no Canal de Beagle, Penguinera, Glaciar Martial e Trekking no Parque, ou se iríamos para El Calafate + El Chaltén + Torres del Paine. O que vocês achariam mais interessante?
    Abraços!

    • Oi, Guilherme. Tudo bem e com você? Nós não fizemos todas as trilhas, somente a Senda Costeira até Bahía Lapataia (o trecho que está no tracklog). Gastamos algumas horas. Foi uma preparação para o circuito completo em Torres del Paine, por isso fomos com as mochilas carregadas. Não acampamos, passamos somente um dia, mas recomendo muito o pernoite no parque. Levamos todo o equipamento, inclusive comida liofilizada do Brasil.Exceto o gás para fogareiro que não pode ser transportado no avião. Olha, difícil responder a sua dúvida rs…adoramos os dois lugares. Cada um tem uma vantagem. O circuito O em Torres foi uma das experiência mais incríveis que já fizemos. O bom da segunda opção é que conheceria mais lugares na mesma viagem. Talvez eu escolhesse essa! Não deixe de nos avisar o que achou 😉 Grande abraço, Larissa.

  2. Olá tudo bom? no parque, as principais trilhas como Bahía Lapataia, Cerro Guanaco, Hito XXIV,Trilha Senda Costera são próximas umas das outras?. Pretendo ir em dezembro e acampar uns dois ou três dias no parque.

    • Oi, Leonardo! Tudo certo e com você? Sim, essas trilhas são todas próximas. A Senda Costeira termina no restaurante e todas as outras começam por ali. O Camping da Laguna Verde é o mais bem localizado para fazer essas trilhas. Ótima viagem! Grande abraço, Charlico e Larissa.

  3. Olá! Gostaria de saber qual é o valor da taxa que cobram na entrada do parque e se o ticket pode ser utilizado apenas para visità-lo por um dia. Obrigada!

    • Oi, Letícia. Tudo bem? O valor da entrada no parque atualmente é de 420 pesos (cerca de R$60). Quando fomos, o ingresso era válido por até três dias. Grande abraço, Charlico e Larissa =)

  4. Nossa, muito bom o relato de vcs, !! Eu e meu esposo vamos agora dia 26/10 e vamos ficar apenas 2 dois inteiros em Ushuaia, optamos pela laguna esmeralda e ja lemos aqui sobre o Glaciar Ojo Del Albino, então vamos tentar nos estender até lá e no parque vamos fazer essa trajeto que vcs fizeram, ja que temos pouco tempo, tentar aproveitar mais, depois seguimos para TDP circuito W e El Chaten, ah e vamos dar uma passadinha no Perito Moreno, fazer o mini trekking.
    Uma pergunta foi tranquilo entrar com as comidas que levaram do Brasil para a Trilha do TDP?

    • Oi, Mariana! Tudo bem? Obrigado pela mensagem. Muito legal o roteiro de vocês. Marquem a gente nas fotos do insta depois! =) … Não tivemos problema para entrar com a comida, pois são alimentos processados e embalados. Não pode levar produtos frescos. Grande abraço e boa viagem para vocês! Beijos, Charlico e Larissa

    • Oi Deize, boa tarde! O parque é muito bem sinalizados e as trilhas são bem abertas. Fizemos sozinhos e não tivemos dificuldade. Aproveite bastante e depois nos conte como foi. Beijos, Charlico e Larissa

  5. Ótimo relato! Da mais vontade ainda… uma dúvida para acampar tem que haver algum agendamento? Alguma taxa extra? E outra dúvida o que mais dos equipamentos de camping e trilha não se pode levar no vôo? É fácil encontrar la um gás pra comprar?

    • Oi, Diná. Tudo bem? Desculpe a demora para responder. Não precisa agendar para acampar no parque e os acampamentos são gratuitos. é bem fácil encontrar gás para fogareiro em Ushuaia, tem algumas lojas de artigos de camping no centro. Você pode levar outros artigos, mas bastão de caminhada, fósforo e isqueiro devem ser despachados. Grande abraço, Charlico e Larissa.

  6. Muito boa a dica das trilhas, obrigado!!!
    Pretendo ir usando o transporte público, saberia dizer se eles deixam no começo da trilha, onde fica o Correio, e depois pegam no final da trilha, onde termina/começa a Ruta 3?

    • Oi, Anderson. Tudo bem? Agradecemos pela mensagem! Sim, os transfers te deixam no Correio e você pode negociar de buscarem no final da trilha. Já os ônibus, que custam bem menos, param bem longe da entrada do Parque, mas é uma opção para quem está com o orçamento bem limitado. Grande abraço, Charlico e Larissa

  7. Olá. Primeiramente, adoro o blog de vocês e os sigo no instagram também! Gostaria de saber se é possível fazer essas trilhas a pé no inverno? E se vocês acham muito necessário a presença de um guia ou a contratação de uma agência de turismo para fazer no inverno.

    • Oi, Lilian. Tudo bem? Muito obrigada pela mensagem, ficamos realmente felizes que esteja conosco nessa viagem =)
      Sim, também é possível fazer algumas trilhas no inverno. A Senda Costera é a mais indicada. O acesso ao Cerro Guanaco, por exemplo, costuma fechar no inverno, pois as condições nessa trilha são mais extremas. Não consideramos essencial que vá com agência, porém depende muito da sua experiência de trilha, especialmente na neve. Considere também que você deve encontrar pouca gente pelo caminho no inverno, então é sempre bom ter uma companhia nos lugares mais remotos. Vou continuar no próximo comentário 😉

  8. Desculpa fazer outra pergunta em seguida, mas é que me esqueci de perguntar também: essa trilha de 12km no wikiloc que vocês gravaram, são 12km pra ir e mais 12 pra voltar ou vocês fazem uma espécie de travessia? Como vocês chegaram no parque e quanto custou o transporte (se vocês lembrarem)? Se for a ‘travessia’ que vocês tiverem feito, como fizeram para pegar o transporte na volta?

    • Oi Lilian. Nenhum problema, imagina. Essa trilha foi como uma travessia mesmo, não foi ida e volta. Fomos com o transfer do centro de Ushuaia que nos deixou no início da trilha e pegamos de volta para Ushuaia no fim da Ruta Nacional. Os transfers tem alguns pontos de parada dentro do parque, você pode conferir antes no centro de visitantes de Ushuaia ou direto com o motorista. Pagamos 400 pesos na época. Esse link no blog também pode te ajudar a planejar sua viagem. https://casaldemochilao.com.br/parque-nacional-tierra-del-fuego-ushuaia/
      Qualquer outra dúvida é só perguntar. Grande abraço, Charlico e Larissa.

  9. Olá, belo relato, está me ajudando bastante!! Vou fazer uma expedição em março/abril e vamos com nosso carro. Sabe me dizer se posso entrar com o carro no parque? até o correios? assim economizo tempo nas trilhas e consigo aproveitar melhor…

    • Oi Ana. Tudo bem? Obrigada pela mensagem!
      Pode entrar de carro sim, só não tenho certeza se tem estacionamento ali nos correios, mas deve ter ali perto sim.
      De carro é bem fácil de se locomover por lá 🙂
      Boa viagem! Grande abraço,
      Charlico e Larissa

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, escreve sua mensagem.
Por favor, registre seu nome