Ushuaia, a cidade mais austral do mundo

Ushuaia é uma cidade no extremo sul da Patagônia Argentina. É conhecida como a cidade mais austral do mundo ou a cidade do fim do mundo. Na verdade, a pequena cidade de Puerto Williams, no Chile, está mais ao sul, mas definitivamente Ushuaia ganhou a fama com esse título. A cidade cresceu inicialmente devido a instalação de um grande presídio. Quando o presídio foi desativado, Ushuaia foi se tornando aos poucos um importante polo turístico.

Ushuaia, Patagônia Argentina

Ushuaia, Patagônia Argentina

A cidade está cercada pela Cordilheira dos Andes e localizada na beira do Canal do Beagle, que recebeu esse nome devido à passagem do navio britânico que levava o explorador Charles Darwin a bordo. Ushuaia está localizada a somente 1.000 Km de distância da Península Antártica, por isso é considerada a porta de entrada para a Antártida. Mais de 90% dos turistas que chegam ao continente antártico saem de Ushuaia.

A fama pode fazer Ushuaia parecer pequena e inóspita, mas a cidade possui quase 60.000 habitantes e o porto move a economia local. Muito procurada por brasileiros, Ushuaia atrai turistas tanto no verão quanto no inverno. Nós escolhemos viajar durante a primavera para a Patagônia e conseguimos aproveitar as incríveis caminhadas na região.

Ushuaia, Patagônia Argentina

Ushuaia e Canal do Beagle vistos do avião

Agências de turismo em Ushuaia para fazer a navegação pelo Canal Beagle

Agências de turismo no porto de Ushuaia

Onde se hospedar

O centro da cidade, próximo ao porto, é o local com maior oferta de hospedagens e mais fácil locomoção. A maioria dos turistas se hospeda nessa região, em albergues ou hotéis mais luxuosos. Nós viajamos quase sempre sem reservas e quando chegamos em Ushuaia não encontramos muitas opções. Por acaso, foi a primeira vez que fizemos Couchsurfing e a experiência foi realmente incrível. Ficamos em um bairro residencial um pouco longe do centro, mas conseguimos nos locomover facilmente com os ônibus locais. Levamos barraca para acampar na Patagônia e reduzir os custos da viagem, mas atualmente não existe nenhum camping com boa estrutura próximo ao centro.

O que fazer em Ushuaia

Opções de passeios não faltam na cidade. A navegação pelo Canal do Beagle talvez seja o passeio mais famoso de Ushuaia. Existem alguns roteiros diferentes de navegação, mas todos passam por lindas paisagens e permitem, na maioria das vezes, avistar lobos marinhos, pássaros e pinguins. Normalmente é feito em embarcações grandes com calefação e conforto a bordo. Tudo isso tem um custo um pouco elevado, no mínimo 800 pesos por pessoa (cerca de R$170). Nós preferimos deixar esse passeio de lado, pois já havíamos navegado com lobos marinhos e pinguins em outras regiões e consideramos o preço bem elevado.

Durante o inverno, a cidade recebe turistas em busca de neve e esportes de inverno como o esqui e snowboard. Existem alguns centros de esqui na região, sendo o Cerro Castor o mais conhecido.

Já o verão, é a época ideal para conhecer a paisagem por meio das dezenas de trilhas que a cidade oferece. São montanhas nevadas, lagoas coloridas, vales verdes, cachoeiras e glaciares acessados por caminhadas de diferentes graus de dificuldade. Quase todas as trilhas são gratuitas e sinalizadas, permitindo aos aventureiros explorar essa natureza exuberante da melhor forma, com seus próprios pés.

Flores no Parque Nacional do Parque Nacional Tierra del Fuego, Ushuaia

Paisagem florida durante a primavera no Parque Nacional Tierra del Fuego

Caminhada para o Glaciar Vinciguerra, em Ushuaia

Caminhada ao Glaciar Vinciguerra com neve na primavera.

Charlico e Larissa

Juntos há 12 anos, desenvolvemos a paixão por viagem e aventura. Sempre que podemos unimos um ao outro. buscamos realizar o máximo de atividades possíveis em cada viagem. Ele é publicitário e baterista. Ela é veterinária, fotógrafa e entusiasta de yoga.

Você pode gostar...