O Arquipélago de San Andrés, Providencia e Santa Catalina está localizado no Caribe Colombiano. Além das ilhas principais, o arquipélago engloba uma série de ilhas bem pequenas, que levam o nome de Cayo ou Cay (algumas são conhecidas em passeios de barco). San Andrés é uma ilha caribenha cada vez mais conhecida pelos brasileiros. Providencia e Santa Catalina são bem menos visitadas, mas igualmente interessantes. As ilhas são uns dos destinos mais baratos no caribe e tudo por lá é simples, bem ao estilo mochileiro. Devido à distância entre as ilhas, muitas pessoas só conhecem San Andrés, a maior e mais acessível das ilhas. Embora o arquipélago fique mais próximo da Nicarágua, Costa Rica e Panamá, as ilhas fazem parte do território da Colômbia, a cerca de 775 km de distância da costa.
O Arquipélago de San Andrés é conhecido por ter o Mar de Sete Cores, pois suas águas cristalinas possuem inúmeros tons de verde e azul. Um espetáculo da natureza. Além disso, no arquipélago está localizada a terceira maior barreira de corais do mundo! Para quem gosta de aventura, o mergulho com cilindro é imperdível. Para quem gosta mais de sossego, não faltam opções de belíssimas praias e passeios de barco para conhecer as atrações das ilhas.
A população nativa (islenha) é formada por descendentes de ingleses e escravos. Eles falam um inglês bem diferente do que estamos acostumados, o inglês crioulo. Em todas as ilhas é comum encontrarmos nativos que não falam espanhol facilmente.
Documentos
Para viajar à Colômbia não é necessário visto, muito menos passaporte. É possível viajar somente com a carteira de identidade, mas o documento com mais de 10 anos de expedição pode não ser aceito.
Para entrar no Arquipélago de San Andrés, é necessário adquirir um bilhete turístico. Normalmente paga-se a taxa no aeroporto de conexão. Você só paga uma vez e pode circular pelas três ilhas com o bilhete. A taxa é de 104.700 COP (cerca de R$115).
Vacinas
Desde 2017, a Colômbia passou a exigir a vacinação contra a Febre Amarela para entrar no país. É preciso se vacinar com 10 dias de antecedência da viagem e levar o certificado internacional. Confira no site da ANVISA como tirar.
Comida Típica
Os frutos do mar são a base da culinária no arquipélago. O prato mais comum é o peixe frito, acompanhado de salada, arroz e patacón. O Patacón é um bolinho frito de banana, típico da Colômbia. Vale experimentar. Também é comum encontrar a Arepa, um pão feito com milho consumido em toda a Colômbia. Normalmente encontramos arepas em lanches, mas também podem servir de acompanhamento nas refeições.
Leia também
- Ilha de San Andrés: passeios, roteiro e dicas de viagem
- Acuario e Haynes Cay, passeio imperdível em San Andrés
- Johnny Cay, uma pequena ilha no caribe colombiano
- Volta na ilha de San Andrés: 7 lugares para conhecer no passeio
- Ilha de Providencia: passeios, roteiro e dicas de viagem
- El Pico, passeio ao topo da Ilha de Providencia
- Mergulho na Ilha de Providencia
- Passeio de Caiaque em Cayo Cangrejo e Los Tres Hermanos
- O incrível mangue rosa na Ilha de Providencia
Planilha de gastos da viagem
Faça o downlload da nossa planilha de gastos de San Andrés e Providencia. Preencha o campo abaixo que você receberá por e-mail. A planilha é extremamente útil para você organizar outras viagens também.
Gostou das dicas? Tem alguma dúvida? Deixe uma mensagem nos comentários =)
Apoie o Casal de Mochilão |