Caldera é uma cidade portuária localizada na Região de Atacama, a 882km de Santiago. É um destino praticamente desconhecido pelos brasileiros e estrangeiros, mas muito procurado pelos chilenos no verão. A cidade de Caldera em si não é um destino muito interessante, mas o balneário vizinho de Bahía Inglesa e a Playa La Virgen roubam a cena com suas praias de areias brancas e mar azul turquesa. O encontro do deserto com o mar é impressionante por aqui.

Confesso que nos decepcionamos um pouco assim que chegamos a Caldera. A cidade é meio sem graça, não apresenta boas opções de hospedagem e é um pouco cara. Também não demos sorte com o tempo, o que poderia mudar nossa opinião, já que não há atração turística além das praias. Apesar do tempo nublado, não chovia em Caldera havia mais de 4 anos! Uma prova de que estamos no deserto mais seco do mundo!

A comida local nos surpreendeu positivamente. Com abundância de frutos do mar na cidade, comemos em um restaurante bem simples uma das nossas melhores refeições no Chile, uma sopa de mariscos.

Sopa de mariscos em Caldera

Toda a costa norte chilena está sujeita a terremotos e consequentemente tsunamis. Caldera possui placas de alerta e indicação da rota de evacuação em caso de tsunami. O último forte terremoto ocorreu no dia 16/09/2015 com epicentro ao sul de Caldera e as autoridades emitiram alerta de tsunami nessa região.

Placa com aviso de Tsunami em Caldera

Bahía Inglesa

Bahía Inglesa é o balneário mais visitado na região e um dos mais conhecidos pelos chilenos. Está localizada a 6 quilômetros de Caldera, cerca de 5 minutos de táxi. Os táxis coletivos (aqueles que esperam lotar para sair ou qualquer pessoa pode entrar no meio do caminho) cobram Ch$1.000 por pessoa entre os destinos.

Bahía Inglesa apresenta praias de areias bem brancas, contrastando com rochas escuras e um mar azul turquesa praticamente sem ondas. É pequena e possui boa estrutura turística com hotéis ao redor e bares na praia. Logo na entrada da cidade, existe um mirante com uma boa vista do local.

Praia de Bahía Inglesa, Atacama, Chile

Praia em Bahía Inglesa, Caldera, Chile
Foto: bahiainglesachile.com

Para nós brasileiros, que estamos acostumados com belas praias, as chilenas não impressionam tanto. Além disso, as águas do Oceano Pacífico são extremamente geladas, é bem difícil mergulhar. Mesmo assim é um destino bastante interessante.

Algumas das praias no local são El Chuncho, La Piscina e Playa Blanca, mas há outras em seus arredores, como Bahía Cisne, Los Patos, Las Machas e Ramada.

Playa La Virgen

É provavelmente a praia mais bonita do Chile. Localizada 40 quilômetros ao sul de Bahía Inglesa, um trajeto de aproximadamente 40 minutos. Uma praia pequena e escondida que apresenta areias brancas, águas claras de cor azul turquesa e rochas escuras, semelhante à Bahía Inglesa.

Playa La Virgen, Deserto do Atacama, Chile
Playa La Virgen. Foto: Geoturismo Atacama

O caminho de acesso apresenta péssimas condições em algumas partes, sendo aconselhável o trajeto com um jeep. É recomendável também levar comida e água, já que a venda desses artigos não é constante durante o ano.

Durante o verão, o local fica bem cheio. É possível encontrar caiaques para alugar nessa época. A água é bem gelada durante todo o ano. De Bahia Inglesa, é possível contratar o translado para a Playa La Virgen por cerca de 12.000 pesos chilenos ou tours mais completos que passam tembém em outros lugares próximos. A praia possui estrutura de camping e cabanas à beira mar. Apesar de estar na nossa programação não fomos, pois o tempo não ajudou.

As empresas Geoturismo Chile e Caldera Tour Atacama oferecem os passeios.

Onde ficar

Bahía Inglesa possui uma estrutura melhor e é mais interessante que Caldera, porém é mais cara. Para quem quer economizar, vale a pena se hospedar em Caldera e passar o dia em Bahía Inglesa. Você consegue um quarto para casal por cerca de CH$20.000 (R$120).

Veja aqui opções de hospedagem em Caldera.

Como chegar em Caldera

A partir de Santiago, os ônibus da Turbus com destino a San Pedro de Atacama e Antofagasta também fazem uma parada no terminal de Caldera (média de CH$12.000 o trecho). A viagem dura aproximadamente 12 horas, ideal para fazer à noite. De carro ou moto, é só seguir pela Ruta 5.

Quando ir

Verão é a alta temporada, pois faz calor durante o dia. O clima é desértico, mas as temperaturas são mais amenas na costa. Quase não chove na região (afinal, é o deserto mais árido do mundo), mas nebulosidade e névoa são frequentes na costa durante todo o ano.

Devo incluir no meu roteiro?

Para quem vai de avião de Santiago com destino a San Pedro de Atacama nem precisa se preocupar com esse destino. Para os que vão de ônibus como nós, no longo trajeto de 22 horas pode ser interessante uma parada em Caldera, especialmente no alto verão. Para os que estão percorrendo a Ruta 5 de carro ou moto, certamente vale uma parada em Caldera, Bahía Inglesa, Playa La Virgem ou Chañaral.

Leia também

Gostou das dicas? Tem alguma dúvida? Deixe uma mensagem nos comentários =)

Apoie o Casal de Mochilão

Fazendo uma reserva por qualquer um dos links abaixo, ganhamos uma pequena comissão.
Você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda o Casal de Mochilão a continuar viajando!

🛌🏻 Hospedagem - Booking e Hostelworld
❤ Seguro Viagem - Real Seguro
🚙 Aluguel de Carro - Rent Cars
💲 Dinheiro no Exterior - Transferwise e N26

anteriorLagunas Escondidas – Atacama
PróximoSubindo o Waynapicchu em Machu Picchu
Com uma mochila nas costas, compartilhamos as belezas e os perrengues do caminho. Juntos desde 2004, descobrimos a paixão pelo mundo outdoor e percorremos grandes circuitos de trekking em diferentes continentes, muitas vezes acampando em lugares remotos e inspiradores. Algumas das maiores aventuras dos últimos anos foram nas trilhas da Patagônia, dos Balcãs ou na Turquia, onde caminhamos 430km em meio a ruínas, montanhas e praias paradisíacas ao longo da Via Lícia. Mostramos também que é possível viajar o mundo com pouco, mesmo em lugares considerados de luxo como Dubai, Paris e Nova York.

3 COMENTÁRIOS

  1. Opá tudo bem, amo viajar e visitar sites que possam me ajudar em minhas viagens, sempre que posso procuro viajar para distrair um pouco e nada melhos que estar bem informado. Obrigado pelo conteúdo do seu blog me ajudou bastate. Valeu…

    • Oi Pedro, bom dia! Viajar é com certeza o melhor investimento para as nossas economias. Obrigado pela mensagem. Sucesso! Abraços, Charlico e Larissa

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, escreve sua mensagem.
Por favor, registre seu nome