Logo que chegamos a San Pedro de Atacama, vimos uma porção de turistas pedalando pelas ruas do centro. O passeio de bicicleta no Deserto do Atacama é uma atividade muito procurada e uma forma bem diferente de conhecer o lugar. Existem várias lojas que trabalham com aluguel de bicicletas, até em lan-houses você encontra.
Algumas agências de turismo e hospedagens também oferecem esse serviço. As agências oferecem passeios em grupo, com guia e carro de apoio para fornecer assistência como troca de pneu furado ou carona em caso de desistência.
No entanto, o aluguel de bicicleta é uma ótima opção justamente para evitar as agências, fazer um passeio por conta própria e ainda economizar, pois os passeios em San Pedro de Atacama não são baratos. Você decide quanto tempo quer ficar em cada lugar e que horas voltar. Mas tem que ter um preparo físico mínimo e estar disposto a pedalar com as condições adversas do deserto.
Para a maioria das pessoas, as desvantagens do passeio de bicicleta são muitas. O que para muitos é perrengue, para outros é aventura. Pedalar sob o sol escaldante, ar seco e rarefeito, correndo o risco de se perder, de furar um pneu e ter que empurrar as bicicletas na areia fofa parece loucura.
Um passeio de bicicleta pelas redondezas também pode ser uma boa forma de aclimatação para outro passeio em altitude mais elevada, como a subida aos vulcões da região.
Aluguel e passeio de bicicleta em San Pedro de Atacama
O preço do aluguel de bicicletas varia de Ch$3.000-5.000 por um período de 6 horas a Ch$ 6.000-10.000 por 12 horas. É possível negociar um período maior e devolver a bicicleta em outro dia. A maioria das lojas funciona de 9:00h a 21:00h, portanto fique atento ao horário de devolução.
As bikes geralmente são muito boas, da marca Trek, mas verifique as condições e o tamanho do quadro antes de alugar. Exija um bom kit de manutenção (bomba e câmara reserva), capacete, cadeado e mapa de orientação. Você tem que pagar na retirada e devemos deixar um documento (evite deixar o passaporte). Não saia com menos de 2 litros de água na mochila!
Os passeios mais próximos e possíveis de serem feitos de bicicleta a partir de San Pedro de Atacama são: Valle de la Luna, Valle de la Muerte, Pukara de Quitor até Catarpe e Laguna Cejar.
Pukara de Quitor
Um dos passeios mais fáceis de fazer de bicicleta. A Pukara de Quitor está localizada a apenas 3km do centro, o que dá cerca de 20 minutos de pedalada.
O passeio pode se estender até Catarpe, passando pela Quebrada del Diablo (ou Quebrada de Chulacao), local pouco conhecido pelos turistas. O trajeto é tranquilo e bem plano e o percurso total dura cerca de 5 horas.
A entrada para a Quebrada del Diablo fica 6km adiante da Pukara de Quitor, e deve-se atravessar um rio para chegar à atração. A quebrada é uma ravina com várias formações geológicas. Retornando para a estrada principal, chega-se a ao vale de Catarpe e Capilla de San Isidro.
Valle de la Muerte
Localizado a cerca de 4km do centro da cidade. Possui um trecho de areia fofa mais difícil e cansativo. Um passeio diferente é ir à noite para ver as estrelas sem a iluminação da cidade.
Valle de la Luna
Localizado a 14km do centro de San Pedro, o trajeto dura de 40 minutos a 1 hora. Pode-se combinar a visita com o Vale de la Muerte. A maior parte do percurso na rodovia segue em leve declínio, facilitando a ida. A estrada vira um caminho de terra com muitas pedras, mas o caminho segue bem plano. Após as Cuevas de Sal (Cavernas de Sal), há um trecho de subida exaustivo e é difícil continuar sem descer da bicicleta.
Aproveite para conhecer as atrações com calma, sem a correria dos passeios de agência. Pela manhã o vale fica bem mais vazio. Se for ficar para ver o pôr do sol, não se esqueça de levar uma lanterna de cabeça e fique atento ao horário de devolução da bicicleta.
Veja aqui o post completo sobre o Valle de la Luna.
Laguna Cejar
A Laguna Cejar está a aproximadamente 18 km do centro, cerca de 1 hora e 30 minutos. O trajeto segue bem plano em uma estrada de terra em condições razoáveis. É possível ir até os Ojos del Salar, mas são aproximadamente 60km ida e volta.
Como o percurso é mais longo, algumas pessoas fazem esse passeio por agência, com ida de caminhonete e volta de bicicleta.
O que levar
- Mochila pequena
- Mínimo de 2 litros de água
- Lanche
- Protetor solar
- Boné
- Óculos escuros
- Luvas
- Roupas leves
- Corta vento
Leia também:
- Deserto do Atacama: roteiro, passeios e dicas de viagem
- San Pedro de Atacama
- Valle de la Luna
- Geysers el Tatio, passeio imperdível no Atacama
- Salar de Atacama e Laguna Chaxa
- Lagunas Escondidas
- Caldera, Bahia Inglesa e Playa La Virgen – Praias no Atacama
- Piedras Rojas, uma pintura no deserto
- Lagunas Altiplânicas: Miñiques e Miscanti
- Parque Nacional Pan de Azúcar
- Mochilão Chile, Bolívia e Peru: roteiro na América do Sul
Apoie o Casal de Mochilão |
Olá. Estarei em Atacama Em Outubro e seu relato foi super interessante. Mas gostaria de tirar umas dúvidas. É tranquilo ir sozinhos? Nunca viajei e não conheço nada do Atacama. Eles oferecem mapas? Obrigada
Oi, Ni! Em relação ao Valle de la Luna é super tranquilo ir sozinha. O caminho é bem movimentado. As lojas costumam oferecer mapa, mas consulte antes de alugar. O atendente nos orientou muito bem, também não tínhamos ideia do caminho. Se for ao Valle, também há placas indicativas e não tem muito como errar, é bem fácil. Teste a bicicleta antes e esteja preparada para furar um pneu, mas não deve ser difícil conseguir ajuda para trocar. Outra dica é tomar cuidado com os efeitos da altitude. Pegue leve no primeiro dia. Bjos, Charlico e Larissa.
Olá, estarei no Atacama no final de dezembro deste ano de carro próprio porém um HB20, consigo fazer muitos dos passeios que você fez sozinho???
Parabéns..
Abraços
Cesar.
Olá, Cesar! Pedimos desculpas pela demora para responder. Não recebemos a notificação, tivemos um problema com o sistema de comentários. Acredito que você consiga fazer todos esses passeios no seu carro. Normalmente vans e ônibus simples fazem esses passeios. Abraços!
Amei a dica desse lugar. Me lembra Marte! rs. Vou fazer esse tour de bike tbm. bjo
Oi Alessandra. Esse visual é realmente diferente, né? Esse avermelhado parece que estamos em marte mesmo… hehehe… Agradecemos seu comentário e desejamos uma ótima viagem. Qualquer coisa pode chamar a gente por aqui ou nas redes sociais. Beijos, Charlico e Larissa
Vocês sentiram algum efeito da altitude pedalando na região?
Oi Diogo. O passeio de bike foi super tranquilo! San Pedro do Atacama fica a 2.500 metros de altitude e poucas pessoas sentem mal-estar lá. Abraços, Charlico e Larissa
Olá , estou acompanhando o site e estou adorando seus artigos são muito bons mesmo parabéns.
Oi Fatima. Tudo bem? Obrigada pela mensagem, ficamos muito felizes por você estar conosco nessa jornada! Grande abraço, Charlico e Larissa