El Pico – ou The Peak – é a montanha mais alta da Ilha de Providencia, com 360 metros de altitude. Está localizado praticamente no centro da ilha, dentro do Parque Natural Regional El Pico. Do topo, temos uma vista incrível de 360 graus da ilha e do mar do caribe

Sempre que viajamos para um novo destino, procuramos saber se existem trilhas na região e tentamos colocá-las no nosso planejamento. San Andrés é uma ilha bem plana e não possui muitas trilhas interessantes. Já a Ilha de Providencia é bem montanhosa e coberta por uma vegetação extensa.

Esse passeio é praticamente desconhecido pelos brasileiros. Só encontramos informações sobre a trilha em inglês. Chegando em Providencia, falamos com os moradores para ter certeza de que seria possível fazer a trilha por conta própria.

Vista do topo do El Pico na Ilha de Providencia

Trilha para El Pico

A trilha para o pico tem início no sul da ilha, em Bottom House (também chamado de Casa Baja), perto da Praia Manzanillo. Nós combinamos um moto-táxi para nos deixar na entrada da trilha. Existem algumas bifurcações na parte inicial, portanto recomendamos que vá com um GPS. Não é necessário guia para fazer essa trilha, mas se não sentir confiança, peça indicação aos moradores. Nós tivemos a companhia de quatro guias-cães, que nos seguiram desde o início do trajeto 🙂

Trilha para El Pico na Ilha de Providencia Trilha para El Pico na Ilha de Providencia

A trilha até o topo possui 3km. O trajeto é bem demarcado, com alguns trechos mais íngremes no final. A caminhada dura cerca de 1 hora.

A trilha segue em meio à floresta tropical repleta de palmeiras. Fique atento aos lagartos azuis, espécie comum no arquipélago e que costumam aparecer nessa região. Chegando ao topo, aprecie uma das vistas mais impressionantes da Ilha de Providencia. Daqui podemos ver a barreira de corais no mar de sete cores e a Ilha de Santa Catalina no outro extremo.

Lagarto azul na trilha para El Pico na Ilha de Providencia
Lagarto azul na trilha

Vista do topo do El Pico na Ilha de Providencia Vista do topo do El Pico na Ilha de Providencia

Topo do El Pico na Ilha de Providencia

Veja aqui os detalhes da trilha:

Leia também

Planilha de gastos da viagem

Faça o downlload da nossa planilha de gastos de San Andrés e Providencia. Preencha o campo abaixo que você receberá por e-mail. A planilha é extremamente útil para você organizar outras viagens também.


 

Gostou das dicas? Tem alguma dúvida? Deixe uma mensagem nos comentários =)

Apoie o Casal de Mochilão

Fazendo uma reserva por qualquer um dos links abaixo, ganhamos uma pequena comissão.
Você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda o Casal de Mochilão a continuar viajando!

🛌🏻 Hospedagem - Booking e Hostelworld
❤ Seguro Viagem - Real Seguro
🚙 Aluguel de Carro - Rent Cars
💲 Dinheiro no Exterior - Transferwise e N26

anteriorIlha de Providencia: passeios, roteiro e dicas de viagem
PróximoMergulho na Ilha de Providencia
Com uma mochila nas costas, compartilhamos as belezas e os perrengues do caminho. Juntos desde 2004, descobrimos a paixão pelo mundo outdoor e percorremos grandes circuitos de trekking em diferentes continentes, muitas vezes acampando em lugares remotos e inspiradores. Algumas das maiores aventuras dos últimos anos foram nas trilhas da Patagônia, dos Balcãs ou na Turquia, onde caminhamos 430km em meio a ruínas, montanhas e praias paradisíacas ao longo da Via Lícia. Mostramos também que é possível viajar o mundo com pouco, mesmo em lugares considerados de luxo como Dubai, Paris e Nova York.

2 COMENTÁRIOS

  1. Boa Noite! Muito bom os seus relatos! Tem me ajudado muito no meu planejamento para Providencia e San Andres!

    Vocês utilizaram algum GPS especifico ou colocou o track log no celular?! Vi que são apenas 3km de caminhada e como não queria ocupar a mala com bota, será que é possível fazer esse trek de chinelo?!rs Considerando somos acostumado em fazer trilha e não temos muita frescura.rs

    • Oi, Vinicius. Tudo bem? Ficamos felizes em saber que estamos ajudando na sua viagem! Geralmente utilizamos um aparelho de GPS, mas não levamos nessa viagem. Usamos um aplicativo no celular mesmo e funcionou direitinho. Não é uma trilha super leve, mas dá pra fazer de chinelo sim. No caso, também não levamos bota e fiz essa caminhada de All Star kkkk. Foi tranquilo. Boas aventuras! Abraço, Larissa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, escreve sua mensagem.
Por favor, registre seu nome