O Salar de Uyuni é um dos lugares mais tradicionais do mundo quando o assunto é foto em perspectiva. A perspectiva forçada é uma técnica de ilusão de ótica que faz um objeto ou pessoa parecer mais longe, mais perto, maior ou menor do que realmente é. O terreno extenso, plano e uniforme facilita o uso dessa técnica, mas podemos utilizá-la em muitos outros lugares. Para criar esse efeito simulamos uma interação entre os itens da composição, alterando a percepção de tamanho e profundidade.

Foto em Perspectiva no Salar de Uyuni

Foto em Perspectiva no Salar de Uyuni

Foto em Perspectiva no Salar de Uyuni

Foto em Perspectiva no Salar de Uyuni

Como no Tour ao Salar de Uyuni não temos muitos itens à mão, temos que usar a criatividade. Fotos utilizando um tênis ou o jeep do tour são as mais tradicionais no local, mas você pode utilizar várias outras coisas.

Talheres, latas, garrafas, baralho de cartas, livros, câmeras e celulares, preste atenção em tudo o que você tem disponível. A habilidade do fotógrafo e câmera utilizada podem ajudar bastante, mas muitas fotografias são possíveis utilizando qualquer tipo de câmera, até as do celular.

Foto em Perspectiva no Salar de Uyuni

Uma dica que pode ajudar é não deixar a câmera tão próxima do primeiro objeto, utilizando o zoom para fazer a composição. Um mini tripé (tripé de mesa) também é importante para posicionar a câmera.

No nosso caso, nós levamos um pequeno carro de brinquedo com a ideia de fazer uma composição com uma pessoa dentro do carro. Tínhamos uma câmera limitada e poucos conhecimentos fotográficos na época e não conseguimos fazer uma fotografia legal. O mais difícil é trabalhar com o foco da câmera, fazendo com que os itens em diferentes planos fiquem focados.

Foto em Perspectiva com um ivro no Salar de Uyuni

Foto em Perspectiva com um ivro no Salar de Uyuni

Também levamos um livro de bolso. Tanto para ler durante a longa viagem, como para utilizar nas fotos em perspectiva no Salar de Uyuni (mais para isso, na verdade). Essa técnica pode ser utilizada também em vídeos.

Deixe a sua criatividade rolar e aproveite esse momento divertidíssimo com seus amigos.

Leia também

Gostou das dicas? Tem alguma dúvida? Deixe uma mensagem nos comentários =)

Apoie o Casal de Mochilão

Fazendo uma reserva por qualquer um dos links abaixo, ganhamos uma pequena comissão.
Você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda o Casal de Mochilão a continuar viajando!

🛌🏻 Hospedagem - Booking e Hostelworld
❤ Seguro Viagem - Real Seguro
🚙 Aluguel de Carro - Rent Cars
💲 Dinheiro no Exterior - Transferwise e N26

anteriorTerceiro dia do Tour ao Salar de Uyuni – Bolívia
PróximoPiedras Rojas, uma pintura no deserto – Atacama
Com uma mochila nas costas, compartilhamos as belezas e os perrengues do caminho. Juntos desde 2004, descobrimos a paixão pelo mundo outdoor e percorremos grandes circuitos de trekking em diferentes continentes, muitas vezes acampando em lugares remotos e inspiradores. Algumas das maiores aventuras dos últimos anos foram nas trilhas da Patagônia, dos Balcãs ou na Turquia, onde caminhamos 430km em meio a ruínas, montanhas e praias paradisíacas ao longo da Via Lícia. Mostramos também que é possível viajar o mundo com pouco, mesmo em lugares considerados de luxo como Dubai, Paris e Nova York.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, escreve sua mensagem.
Por favor, registre seu nome