Albânia é um país que nos surpreendeu muito durante nosso mochilão pelos Balcãs. Além das belas paisagens, os albaneses são extremamente receptivos e a culinária local é uma atração à parte. Tudo isso em um dos países mais baratos na Europa, a Albânia é certamente um dos melhores destinos para mochileiros no continente europeu. Após nossa passagem pelas montanhas do norte seguimos para as praias do sul, em Himare.
A costa sul do país possui algumas das praias mais bonitas que já vimos. Águas cristalinas com tons de azul de deixar qualquer um impressionado. Pertinho da Grécia, mas por um preço muito menor. Chegamos em Himare depois de uma rápida passagem por Vlore e não queríamos mais sair. A mistura de belas praias com a autenticidade da Albânia é algo único. Ficamos impressionados em ver um pequeno rebanho de ovelhas passando na praia. Onde mais isso aconteceria? 🙂
Riviera Albanesa
Himare faz parte da Riviera Albanesa, faixa de costa ao longo do Mar Mediterrâneo que vai de Vlore a Sarande, quase na Grécia. Normalmente o nome Riviera remete a luxo e glamour, destinos caros onde mochileiros como nós passariam longe. Mas aqui na Albânia isso não é bem assim. Apesar de algumas praias terem algum estrutura, em geral é tudo muito simples e, como tudo na Albânia, um pouco bagunçado.
Himare
Himare faz parte do condado de Vlore, mas é separada da cidade de Vlore por uma cadeia de montanhas. Seguimos de van desde Vlore por uma estrada vertiginosa montanha abaixo, mas com um cenário impressionante. A influência grega aqui é tão forte que às vezes parece que estamos na Grécia. Muitos moradores têm descendência grega, aqui também se fala grego e é comum encontrarmos pratos da culinária e produtos gregos no mercado.
Ficamos hospedados no camping Himare por só 4 euros por pessoa (menos de r$20). Era só atravessar a rua e estávamos na praia. Além disso o camping tinha um astral bem legal, com fogueira de noite, onde o pessoal se reúne para bater um papo ou ver um filme no projetor.
Ficamos até meio preguiçosos durante esses dias. Era início do outono e quase não se vê turistas durante a baixa temporada. Algumas cadeiras e guarda-sóis estavam espalhados pela praia, lembrança do verão que já tinha passado. Só uma vez vimos uma pessoa cobrar pelo uso, mas em geral ninguém se incomoda e até os moradores usam a estrutura.
Praia de Filikurit
Seguimos a dica do Denis, dono do camping em Himare, e aproveitamos para conhecer uma praia menos conhecida. A Praia de Filikuri é quase uma praia secreta, fica escondida nos morros à beira-mar e só tem acesso por trilha ou mar. Denis nos orientou como achar o caminho certo e mostrou no mapa a trilha em meio às oliveiras. Em 20 minutos de caminhada. chegamos no topo do morro com vista para a praia de águas turquesas e cristalinas. A descida é bem íngreme, mas uma corda fixa facilita o acesso.
A pequena praia de Filikuri é certamente uma das mais bonitas da Albânia e uma das praias mais bonitas que já vimos! Por ela ser escondida, poucos turistas aparecem por lá. Passamos algumas horas de bobeira nesse paraíso quase deserto.
Deixamos a Albânia com vontade de voltar e explorar mais desse país que nos surpreendeu tanto. O país está ficando cada vez mais conhecido e o turismo está crescendo rapidamente. E você, já tinha pensado em conhecer a Albânia?
Apoie o Casal de Mochilão |