A Isla del Sol (Ilha do Sol) é a maior ilha do Lago Titicaca, localizada próxima à cidade de Copacabana. Segundo a lenda, foi na Isla del Sol que nasceram os primeiros incas, Manco Capac e Mama Ocllo. A história diz que eles foram enviados para ensinar os humanos a prosperar e aproveitar o que a natureza oferece. Independente dos contos, a Isla del Sol é considerada um lugar abençoado, sendo conhecida como a Ilha Sagrada dos Incas.
A ilha atualmente é povoada por indígenas de origem quéchua e aimará, culturas que formavam o Império Inca. Suas paisagens extraordinárias, atrações históricas e simplicidade, fizeram com que a Isla del Sol se transformasse em destino obrigatório para mochileiros na Bolívia.
Povoados da Isla del Sol
A ilha tem três povoados: Yumani ao sul, Challapampa ao norte e Challa no centro-leste. É interessante observar o modo de vida dos nativos, que trabalham basicamente com agricultura. Caminhando pelos povoados, podemos ver animais como alpacas, lhamas, burros, porcos e ovelhas.
No povoado de Challapampa (ao norte), estão localizadas as principais ruínas da ilha. O povoado é pequeno, com infraestrutura simples. É possível acampar ou se hospedar em pousadas e hostels.
Em Yumani (ao sul), há pousadas e até hotéis bem estruturados. É o ponto preferido dos viajantes para pernoitar na ilha.
Como chegar à Isla del Sol
Copacabana é a porta de entrada para essa ilha histórica. Barcos saem diariamente do pequeno porto de Copacabana às 8h30 e 13h30. A passagem custa cerca de 30 BOB, somente o transporte, ou 50 BOB em passeios guiados. Diversas agências próximas à praia vendem o passeio, mas você também pode adquirir direto na praia. No trajeto de ida, os barcos param primeiro em Yumani (sul) e depois seguem para Challapampa (norte). Os barcos comuns são bem lentos e a viagem até a parte norte dura mais de 2 horas.
Para voltar da ilha, os barcos saem da parte norte às 8h30, 10h30 e 13h30; da parte sul partem às 8h30, 13h30 e 16h. Verifique os horários antes.
Gostou das dicas? Tem alguma dúvida? Deixe uma mensagem nos comentários =)
Apoie o Casal de Mochilão |