A Isla del Sol (Ilha do Sol) é a maior ilha do Lago Titicaca, localizada próxima à cidade de Copacabana. Segundo a lenda, foi na Isla del Sol que nasceram os primeiros incas, Manco Capac e Mama Ocllo. A história diz que eles foram enviados para ensinar os humanos a prosperar e aproveitar o que a natureza oferece. Independente dos contos, a Isla del Sol é considerada um lugar abençoado, sendo conhecida como a Ilha Sagrada dos Incas.

Praia e flores na Isla del Sol, Bolívia

A ilha atualmente é povoada por indígenas de origem quéchua e aimará, culturas que formavam o Império Inca. Suas paisagens extraordinárias, atrações históricas e simplicidade, fizeram com que a Isla del Sol se transformasse em destino obrigatório para mochileiros na Bolívia.

Povoados da Isla del Sol

A ilha tem três povoados: Yumani ao sul, Challapampa ao norte e Challa no centro-leste. É interessante observar o modo de vida dos nativos, que trabalham basicamente com agricultura. Caminhando pelos povoados, podemos ver animais como alpacas, lhamas, burros, porcos e ovelhas.

Porco na Isla del Sol, Bolívia

Ovelha em povoado da Isla de Sol, Bolívia

Burro na Isla de Sol, Bolívia

No povoado de Challapampa (ao norte), estão localizadas as principais ruínas da ilha. O povoado é pequeno, com infraestrutura simples. É possível acampar ou se hospedar em pousadas e hostels.

Em Yumani (ao sul), há pousadas e até hotéis bem estruturados. É o ponto preferido dos viajantes para pernoitar na ilha.

Povoado Challapampa na Isla del Sol, Bolívia
Povoado Challapampa
Caminhada em Challapampa, Isla del Sol, Bolívia
Caminhada em Challapampa
Povoado Yumani na Isla del Sol, Bolívia
Povoado Yumani

Como chegar à Isla del Sol

Copacabana é a porta de entrada para essa ilha histórica. Barcos saem diariamente do pequeno porto de Copacabana às 8h30 e 13h30. A passagem custa cerca de 30 BOB, somente o transporte, ou 50 BOB em passeios guiados. Diversas agências próximas à praia vendem o passeio, mas você também pode adquirir direto na praia. No trajeto de ida, os barcos param primeiro em Yumani (sul) e depois seguem para Challapampa (norte). Os barcos comuns são bem lentos e a viagem até a parte norte dura mais de 2 horas.

Para voltar da ilha, os barcos saem da parte norte às 8h30, 10h30 e 13h30; da parte sul partem às 8h30, 13h30 e 16h. Verifique os horários antes.

Gostou das dicas? Tem alguma dúvida? Deixe uma mensagem nos comentários =)

Apoie o Casal de Mochilão

Fazendo uma reserva por qualquer um dos links abaixo, ganhamos uma pequena comissão.
Você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda o Casal de Mochilão a continuar viajando!

🛌🏻 Hospedagem - Booking e Hostelworld
❤ Seguro Viagem - Real Seguro
🚙 Aluguel de Carro - Rent Cars
💲 Dinheiro no Exterior - Transferwise e N26

anteriorAcuario e Haynes Cay, passeio imperdível em San Andrés
PróximoTravessia Norte x Sul na Isla del Sol – Bolívia
Com uma mochila nas costas, compartilhamos as belezas e os perrengues do caminho. Juntos desde 2004, descobrimos a paixão pelo mundo outdoor e percorremos grandes circuitos de trekking em diferentes continentes, muitas vezes acampando em lugares remotos e inspiradores. Algumas das maiores aventuras dos últimos anos foram nas trilhas da Patagônia, dos Balcãs ou na Turquia, onde caminhamos 430km em meio a ruínas, montanhas e praias paradisíacas ao longo da Via Lícia. Mostramos também que é possível viajar o mundo com pouco, mesmo em lugares considerados de luxo como Dubai, Paris e Nova York.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, escreve sua mensagem.
Por favor, registre seu nome