A Laguna Esmeralda é um dos passeios mais procurados e talvez um dos lugares mais bonitos para conhecer em Ushuaia. É uma lagoa com coloração verde esmeralda, por isso esse nome. Essa coloração verde ocorre pelos minerais presentes nas rochas que são carregadas para a água durante o degelo. A Laguna é alimentada pelo Glaciar Ojo del Albino, que está localizado no topo das montanhas ao fundo do vale.
Assim como outras atrações em Ushuaia, é possível chegar à Laguna por conta própria. O passeio é totalmente diferente no verão ou no inverno. Durante o inverno, você possivelmente terá a rara oportunidade de caminhar sobre a laguna congelada.
Como chegar na Laguna Esmeralda
Muitas pessoas recorrem às agências de viagem para chegar à Laguna Esmeralda. Nós sempre preferimos fazer os passeios por conta própria e nesse caso não foi diferente.
Transfer: os transfers em Ushuaia são vans que seguem para vários lugares turísticos ao redor da cidade. Saem do terminal na Av. Maipú em horários pré-determinados. O valor do transfer para a Laguna Esmeralda é de ARS 300 (R$64) ida e volta.
Carona: método bem comum em toda a Patagônia. É um pouco mais difícil conseguir carona em pleno centro da cidade, então é ideal seguir para a Ruta Nacional 3 ou para a saída da cidade.
Ônibus + Carona: não existem linhas de ônibus que vão até a entrada da Laguna Esmeralda. Como a carona na cidade é um pouco mais difícil, é possível pegar o ônibus regular Linha B até o ponto final, próximo ao portal de entrada de Ushuaia. Todos os carros que saem da cidade são parados por um guarda para informar aonde vão. Como os carros passam em baixa velocidade, fica mais fácil pararem para quem fizer sinal. Nós não ficamos nem 10 minutos e conseguimos! A tarifa do ônibus em Ushuaia custa ARS 6,90 (cerca de R$1,50).
Trilha da Laguna Esmeralda
- Distância: 4,5km
- Tempo médio: 1h30min
A trilha de acesso para a Laguna Esmeralda está localizada na Ruta Nacional 3, a 17km do centro de Ushuaia. Existem duas entradas. Uma começa no Valle de Lobos, um centro esportivo de inverno, onde podem cobrar uma taxa de entrada. A outra trilha começa poucos metros antes, onde existe uma área de estacionamento e a entrada é gratuita.
O trekking é fácil e bem sinalizado, porém grande parte da caminhada ocorre em terreno alagado. O trecho inicial é feito por um bosque fechado e depois somos apresentados ao turbal, terreno repleto de turba (turfa em português). A turba é uma vegetação esponjosa que acumula muita água e dificulta a caminhada. Se não tiver calçado impermeável, é preciso caminhar devagar para não afundar o pé na vegetação. Nós fomos com botas normais de trilha e não tivemos problemas.
O cenário durante a caminhada é belíssimo, com rios, vales e montanhas exuberantes. É possível avistar enormes castoreiras, diques construídos por castores. Com um pouco sorte você pode ver um desses animais.
Ao final, chegamos a incrível lagoa com as montanhas nevadas ao fundo. Algumas pessoas montam acampamento em uma das bordas da lagoa. Não existe nenhuma estrutura de camping, portanto esteja preparado caso pretenda pernoitar no local.
Veja aqui os detalhes da trilha:
Trilha para o Glaciar Ojo del Albino
- Distância: 4km
- Tempo médio: 3h
Agora vem aquele segredinho que a maioria dos turistas não conhece: é possível continuar pela Laguna Esmeralda até o Glaciar Ojo del Albino. A trilha passa pela borda direita da laguna e segue até as montanhas no fundo. São mais 4km até o Glaciar, uma caminhada pesada com desnível de 500 metros. Esse trecho final pode ser feito em cerca de 2 horas (ida), mas o cenário compensa.
Como essa trilha é praticamente desconhecida, você dificilmente irá cruzar com alguém no caminho, portanto atenção redobrada. Convém levar um GPS com o trajeto salvo previamente. Só soubemos dessa trilha depois da nossa viagem e ficamos com vontade de voltar para conhecer. Recebemos mensagem de um leitor que foi e aprovou!
Leia também:
- Ushuaia, a cidade mais austral do mundo
- Como se locomover em Ushuaia
- Parque Nacional Tierra del Fuego
- Trilhas do Parque Nacional Tierra del Fuego
- Laguna de los Tempanos e Glaciar Vinciguerra
- Cascada Velo de la Novia
- Glaciar Martial
- Glaciar Perito Moreno – El Calafate
Apoie o Casal de Mochilão |
oi, adorei como você explica tudo muito bem, estou pensando eu fazer este passeio, mas por agência sai muito, vocês não tiveram nenhum problema pelo caminho? acha que eu consigo realizar sozinha? em qual época do anos foram? obrigada pelas dicas!
Oi, Bianca. Tudo bem? Agradecemos pela mensagem! Não tivemos nenhum problema, a trilha é muito bem demarcada e movimentada. Você consegue fazer sozinha sim, não precisa de guia. Pode baixar um aplicativo de trilhas no celular para acompanhar o caminho. A maior dificuldade é chegar até o início da trilha por conta própria. O transfer que sai do centro sairá mais barato que por agência e é bem tranquilo. Fomos em novembro, final da primavera, mas essa trilha pode ser feita durante todo o ano. Grande abraço!
Adorei a matéria! Continuem esse trabalho incrível.
Obrigado pelo incentivo, Jaime! Sempre bom saber que nossas dicas ajudam outros aventureiros. =) Beijos, Charlico e Larissa
Oi, amei as dicas. Eu e meu marido amamos passeios mais diferentes e exóticos. Estamos querendo fazer a trilha para o Glaciar Ojo Del Albino mas estou insegura de ir sem um guia e gostaria de saber sua opinião sobre. Vou agora, 18/10. Obrigada!
Oi, Ágatha. Tudo bem? Legal essa viagem! A trilha para o glaciar é pouco conhecida, não recomendamos ir sem guia se não tiver muita experiência em trilha. Se for por conta própria também recomendamos o uso de um GPS adequado. Aproveitem e contem depois como foi! Abraços, Charlico e Larissa
Olá casal, obrigado por compartilharem essa experiencia! Vou viajar agora em Dezembro para Ushuaia, e estava pretendendo acampar na Laguna Esmeralda. Não sabia dessa trilha para o Glaciar, vocês consideram ela em qual nível? Tenho experiencia em trilhas, mas muito pouco em trilhas com neve, fiz somente uma vez, vocês acharam a trilha muito perigosa? As botas de trilha foram sucesso nela também? Obrigado, abraços!
Oi, Danilo. Tudo bem? Legal, infelizmente não fizemos a trilha até o Glaciar. Só descobrimos depois, mas quisemos dar essa dica. Mas acredito que a trilha seja nível moderado. Em dezembro não deve ter muita neve e talvez você consiga fazer com um calçado normal de trilha. Recomendamos levar GPS para seguir a trilha, nem que seja no celular. Abraços e boa viagem, Charlico e Larissa.
Fantástico seu depoimento e fotos. Definitivamente vou dar uma esticada no Glaciar.
Agora, poderia dar mais uma dica? Estou pensando em levar um GPS para as trilhas da Patagônia. Vale a pena comprar um GPS com um Garmin Etrex 10? Ou você consegue se dar bem usando esse App no celular (Wikiloc)?
Oi Pablo, boa tarde! Tudo bem? Sempre usamos um GPS para orientação e o SPOT para a necessidade de um resgate. Priorizamos a segurança em primeiro lugar. Abraços, Charlico e Larissa
Olá amigo, parabéns pelo relato !
Estava na dúvida se ia ou não agora em março no Glaciar mas sem dúvidas eu vou.
a minha única dúvida é se devo levar um GPS ou não. Esse seu track log foi feito com celular mesmo ou um GPS (tipo um Gargim Etrx 10 etc..)?
Abraço!
Oi Pablo, boa tarde! Tudo bem? A Laguna Esmeralda é um passeio sensacional que pode ser feito por conta própria. Super recomendamos. Fizemos esse percurso com o GPS Garmin. Por segurança, sempre recomendamos o uso de um GPS deste tipo e do SPOT para a necessidade de um resgate. Abraços, Charlico e Larissa
Olá, gostaria apenas de deixar meu agradecimento!!
Esse tipo de informação compartilhada é extremamente útil e de grande valia!!
Através do site e de pesquisas como essa eu planejei a viagem para Ushuaia, e assim como vocês, fiz essa trilha para a Laguna.
No começo fiquei meio receoso para ir sem guia. Mas chegando na cidade e conversando com os moradores locais fiquei mais confiante, todos diziam que não havia perigo algum e que era bem sinalizada a trilha.
Outra questão foi de como chegar até o início da trilha, e conversando com um Garçom num restaurante/bar (que inclusive foi o primeiro a ser inaugurado na cidade), ele me sugeriu pegar carona, logo lembrei do depoimento de vocês, e ainda assim fiquei na dúvida. Mas no dia seguinte, quando realmente decidimos ir, avaliando as alternativas e o custo delas, optamos por ter essa experiência de pegar carona na beira da estrada.
Uma experiência incrível! Realmente parece ser algo comum, tanto que tinha outro viajante pedindo carona também. Pois bem, conseguimos a carona em uns 10 min. Nos deixaram na saída da cidade, no posto policial, apresentamos os documentos, e pegamos mais uma carona.
Após chegarmos no ponto de entrada da trilha, já dava pra ver bastante gente se preparando ou já retornando. Fizemos ela praticamente sozinhos, pois minha namorada estava com a perna dolorida, então fomos bem mais devagar. Aconselho a baixarem o mapa da região no Google Maps, pois mesmo sem sinal algum o GPS funciona, e isso pode ajudar na sua localização.
Enfim, não há no que se falar sobre a Laguna em si, um lugar deslumbrante, sem palavras mesmo! Sua trilha é muito impressionante e bonita também.
Na volta fizemos da mesma forma, e pagamos mais uma carona, com um grupo de amigos muito legais!
Deixo aqui meu comentário e agradecimento! Continuem fazendo esse trabalho, realmente nos ajuda muito!
Olá, Klayton! Como ficamos felizes com a sua mensagem! O seu depoimento é muito importante para continuarmos realizando esse trabalho e ajudarmos cada vez mais mochileiros a desbravar o mundo. Essa foi a primeira vez que pegamos carona e a experiência foi realmente muito positiva. Que bom que tiveram uma experiência parecida. Gratidão pelas palavras! Grande abraço e boas aventuras, Charlico e Larissa
Boa noite!
Minha família e eu estamos com viagem marcada para o Ushuaia para início de julho/2019. Embora com crianças, estamos querendo fazer a Laguna Esmeralda e o Martinal Glaciar, não no mesmo dia rsrsrs. Amamos o relatos de vces e usaremos a trilha marcada colocada no wikiloc. Estou querendo adquirir um GPS de mão a muito tempo e acho que agora pode ser um bom momento pra isso. Tenho dúvidas como faço para conseguir mapas da região para download no GPS e assim navegar com mais tranquilidade, como vces fizeram?
Parabéns pelo Blog. Abraços
Oi, JR. Tudo bem? Muito obrigado pela mensagem, ficamos muito felizes! O GPS de mão é muito útil para trilhas, especialmente para trilhas de mais de um dia ou em zonas remotas onde não podemos confiar na bateria e no GPS do celular. Nós usamos o programa Mapsource ou o Basecamp, são semelhantes para administrar os mapas e trilhas. Esse programa costuma vir com o aparelho Garmin. Depois, fazemos o download dos mapas detalhados. Existe o projeto http://garmin.openstreetmap.nl/ de mapas gratuitos para o Garmin que funciona no mundo inteiro. Não é um site tão fácil de usar. Alternativamente, para mapas do Brasil existe o http://tracksource.org.br/ e para a Argentina o http://www.proyectomapear.com.ar/. Espero que tenha ajudado. Grande abraço e boa viagem! Charlico e Larissa
Boa noite…Ajudou sim!!! Adquiri um Garmin Etrex 30x e agora vou usá-lo bem para pegar o jeito. Farei o que sugere!
Muito obrigado pelas dicas….
Legal, JR. Temos o mesmo GPS, é muito prático! Boas aventuras, abraços 😉
Olá Casal Mochilão!!!
Fiz o acesso ao Wikilog, como sou novo nessa vida kkkkk, gostaria de saber como devo fazer para baixar a trilha realizada por vces. Escolhi 3 trilhas que vces fizeram (Laguna esmeralda, G. Martinal e parque nacional Del Fuego). Sinceramente não sei como fazer para colocar essas trilhas dentro do meu Garmin de forma gratuita e prática. Como falei anteriormente, vamos em família (4 – sendo 2 crianças, 8 e 12 anos) acho que elas dão conta, assim espero kkkk… Quem sabe criam ainda mais gosto pelo trekking!!! Já fizemos passeios curtos e gostaram! Infelizmente creio que pegar carona será um pouco mais difícil, somos em 4. Talvez teremos que “morrer” nos Remis.
Agradeço a gentileza das respostas e esperamos compartilhar as nossas experiências na trilha realizada por vces quando voltarmos!
Abraços
Olá de novo JR. Tudo bem? Muito obrigada por nos acompanhar sempre por aqui 🙂
Essa parte de baixar as trilhas é um pouquinho complicada mesmo, mas depois você acostuma. Se ficarmos muito tempo sem usar o GPS até a gente esquece hehehe…
Você pode baixar no Wikiloc em formato GPX e ler nos programas Mapsource ou Basecamp. No programa você consegue exportar para o Garmim (com o cabo conectado) ou importar suas trilhas e gerenciar no mapa. Existe a possibilidade de baixar direto para o Garmin pelo Wikiloc, embora eu não tenha tentado. Vale um post só para isso, pois tem muito detalhe. Sim, pegar carona em quatro pessoas é realmente mais difícil. Talvez valha a pena conferir o preço de aluguel de carro, pode ser até mais barato, pois os transfres por lá não são baratos. Não deixe de nos contar sobre a viagem. Boa aventura! Grande abraço, Charlico e Larissa.
Ola,
Obrigada pelas informações. Eu e meu namordo iremos para Ushuaia na próxima semana e estou um pouco preocupada com o transporte. Acredita ser fácil conseguir carona também nesse período de inverno?
Obrigada,
Gabrielle
Oi Gabrielle. Tudo bem? Desculpe a demora, estávamos em um longo trekking sem acesso à internet. Acredito que no inverno o movimento de veículos seja menor, mas mesmo assim não deve ser difícil conseguir carona por lá, pois os motoristas são muito solícitos. Só veja se vale a pena ficar esperando no frio da Patagônia. Grande abraço, Charlico e Larissa 😉
Olá! Adorei o post.
Gostaria de saber se é possível fazer a trilha pra laguna esmeralda na parte da manhã e na parte da tarde o glaciar martial, pra finalizar as duas no mesmo dia!
Obrigada!
Oi Andressa. Tudo bem? Obrigada pela mensagem! Sim, é possível. Os dias são bem longos no verão e é possível fazer os dois passeios no mesmo dia. Mas será bem intenso, recomendamos sair cedo para aproveitar o dia. Grande abraço, Charlico e Larissa
Charlico e Larissa, show de bola as dicas de vcs. Minha esposa e eu pretendemos em Dezembro proximo ir a argentina (Buenos + Ushuaia e El Calafate). Em Ushuaia queremos fazer a senda costera (pelo menos), a Laguna Esmeralda (tomara que a coloração esteja boa) e o Canal de beagle, junto com a caminhada com os pinguins (se minha esposa não vê-los ela morre kkkk). Já em Calafate, pensamos em destinar um dia para as passarelas (para percorrer os 7 KM), um outro para o Minitrekking, e o Ultimo para os Balcones…
Estou um pouco preocupado com o parque terra do fogo, pois, gostei da senda Costera, mas tem muitas outra pra fazer, e não sei qual outra poderia tentar. se puderem dar mais alguma dica tanto de Ushuaia quanto de El calafate pra gente, seria de enorme valia. Grande abraço
Oi Pedro. Tudo bem? Obrigada pela mensagem! Legal seu roteiro! Sim, tem muita coisa para conhecer no Parque Tierra del Fuego, mas um dia é suficiente para conhecer bem. A Senda Costeira é linda e passa por muitas paisagens no parque. Terminando na Baía Lapataya, é uma boa apresentação do lugar. Não teria nada a acrescentar, seu roteiro me parece ótimo! Façam boa viagem! Grande abraço, Charlico e Larissa
Olá , estou acompanhando o site e estou adorando seus artigos. São muito bons mesmo, parabéns!
Oi Izabella. Tudo bem? Obrigada pela mensagem, ficamos muito felizes por estar conosco nessa jornada! Grande abraço, Charlico e Larissa
Boa noite, Charlico e Larissa.
Espero que esteja tudo bem com vocês.
Gosto muito dos posts de vocês.
Gostaria de saber se vocês conhecem alguma trilha na Dinamarca. Estou de viagem marcada para lá e gostaria de aproveitar um final dec semana para conhecer alguma trilha.
Já procurei em vários sites, mas não encontrei nada.
Desde Já agradeço a atenção.
Um abraço e boas viagens.
Oi Aguida. Tudo bem? Ficamos muito felizes com a mensagem!
Infelizmente não temos nenhuma dica para indicar na Dinamarca.
Sabemos que a Noruega possu muitas trilhas e na Suécia tem a Kungsleden que é uma longa travessia.
Pesquisando rapidamente encontrei esse site (em inglês) que recomenda algumas na Dinamarca.
Infelizmente é difícil encontrar informações em português sobre alguns destinos.
https://theculturetrip.com/europe/denmark/articles/a-hikers-guide-to-denmark/
Avisa pra gente depois 😉
Grande abraço,
Charlico e Larissa
Adorei essa matéria, parabéns
Obrigada pela mensagem, Rosimeri.
Grande abraço,
Charlico e Larissa