Esse local também é nomeado Salar de Águas Calientes ou Salar de Talar. Piedras Rojas é o nome mais comum dado pelas agências que costumam fazer a visita combinada com o Salar de Atacama e Lagunas Altiplânicas. Esse passeio é, portanto, mais completo que o passeio que é anunciado como Lagunas Altiplânicas, de duração menor, mas que também passa no Salar de Atacama.
Chama-se Piedras Rojas (Pedras Vermelhas) devido às formações rochosas de forte cor vermelha. As montanhas ao redor do Salar de Águas Calientes possuem forte concentração de enxofre no solo, formando uma paisagem em degrade em tons de amarelo, marrom e cinza. O Cerro Medano é um símbolo do local, com seus tons de cinza contrastando com as pedras vermelhas e o lago de águas azuis claras. Tudo isso em uma região repleta de sal, por isso denomina-se Salar. O Vulcão Caichinque com seu topo frequentemente nevado, também serve de plano de fundo do outro lado. É um dos cenários mais contrastantes do Deserto do Atacama.
Localizado a 160km de San Pedro de Atacama, o local era pouco explorado há pouco tempo, mas recebe cada vez mais visitantes. Piedras Rojas fica próximo da fronteira com a Argentina. No inverno, as montanhas ficam cobertas de neve. Até mesmo o solo pode estar nevado e o lago de águas salgadas pode congelar! Nesse caso menos frequente, é possível circular pelo gelo como em uma pista de patinação.
A maioria dos tours passa pouco tempo nesse local tão peculiar, cerca de 30 minutos. Algumas agências podem oferecer um período maior, normalmente com café da manhã no lugar.
Laguna Tuyajto
Uma atração praticamente desconhecida e bem próxima do Salar de Águas Calientes é a Laguna Tuyajto. A lagoa apresenta um tom de azul ainda mais claro que a do Salar de Águas Calientes, com a vegetação rasteira amarela formando também um belíssimo contraste visual. Poucos guias seguem para a Laguna Tuyajto, sendo um passeio ideal para quem está de carro em San Pedro de Atacama ou através de um tour privado.
Não saberíamos nada da Laguna Tuyajto se não fosse pela Priscila e o Thiago do blog @quevenhamviagens. Eles tiraram essas fotos incríveis da Laguna.
Ficha do Passeio
Distância: 160 km
Duração total: 8 horas
Altitude: 4.000 metros
Valor por agência: Ch$40.000 (±R$200)
Leia também:
- Deserto do Atacama: roteiro, passeios e dicas de viagem
- San Pedro de Atacama
- Passeio de bicicleta no Deserto do Atacama
- Valle de la Luna
- Geysers el Tatio, passeio imperdível no Atacama
- Salar de Atacama e Laguna Chaxa
- Lagunas Escondidas
- Caldera, Bahia Inglesa e Playa La Virgen – Praias no Atacama
- Lagunas Altiplânicas: Miñiques e Miscanti
- Parque Nacional Pan de Azúcar
- Mochilão Chile, Bolívia e Peru: roteiro na América do Sul
Apoie o Casal de Mochilão |