O Salar de Uyuni é um das principais atrações turísticas da Bolívia. É um deserto de sal formado pela evaporação de lagoas de água salgada ao longo de milhares de anos. Formou-se, então, uma extensa planície coberta por alguns metros de crosta de sal.
O Salar está localizado a 20 quilômetros da cidade de Uyuni, nos departamentos de Potosí e Oruro, sudoeste boliviano, a uma altitude de 3.600 metros acima do nível do mar. Possui uma área de 12 mil km², sendo a maior planície de sal do planeta. Pode-se rodar por mais de 100 quilômetros em linha reta, em uma pista plana e toda branca. A tensão provocada pelas mudanças de temperatura dessa crosta produz formas hexagonais no solo, como se fossem ladrilhos enormes.

Tour de Jeep pelo Salar de Uyuni
O tour do Salar de Uyuni é um passeio de jeep 4×4 pela região do Altiplano Boliviano que dura 3 ou 4 dias. A diferença na duração é que no tour de 3 dias você é deixado na cidade destino e no tour de 4 dias você retorna de onde partiu.
Altiplano – quase na fronteira com o Chile, a 4 mil metros de altitude, a região do altiplano é uma das mais desoladas, belas e pouco conhecidas do mundo. São extensas áreas de desertos, montanhas coloridas, formações rochosas e lagoas de diversas cores.



O passeio é vendido em agências de turismo de San Pedro do Atacama, no Chile, e Uyuni, na Bolívia. Independente da cidade origem, o trajeto é semelhante e apenas ocorre na ordem inversa. Tours de 1 dia também são oferecidos em Uyuni, para visitar a região do Salar (Bs. 120-180).
As agências vendem um pacote fechado com o transporte, guia (motorista), hospedagem e alimentação que custa entre Ch$ 85.000 e 100.000. Os valores variam bastante conforme a agência e época do ano. Há possibilidade de pagamento em dólar em algumas empresas. Fora isso, é necessário levar dinheiro boliviano para pagar alguns itens e atrações (em média Bs. 200-250).
Qual agência escolher
As agências mais conhecidas são: World White Travel, Colque Tours e Cordillera Traveler. Várias outras agências em San Pedro do Atacama oferecem esse passeio. O que acontece é que em agências mais conceituadas você realmente contrata os serviços daquela empresa e vai no carro delas, porém em muitas outras agências você não sabe a empresa que te levará. As agências se juntam e repassam o cliente para as empresas que realmente fazem o transporte. Por isso, oferecem saídas todos os dias.
Nós compramos o tour com a Senda Mística, em San Pedro do Atacama pelo valor de Ch$85.000 por pessoa. Em Uyuni, a agência se chama Uturunku Travel, mas é a mesma empresa. O serviço foi muito bom, os funcionários são atenciosos e a comida foi excelente.
Melhor época: Seco ou Alagado
O inverno, de maio a novembro, é o período de seca na região. O salar fica com toda a sua extensa área bem branca. Nesses meses secos e em dias ensolarados, o contraste do branco do sal com o azul do céu é fantástico.
No verão, de dezembro a abril, pode chover bastante, normalmente à noite. As águas das chuvas se acumulam formando um espelho com 5 a 50cm de altura sobre o chão de sal.
Quando o Salar de Uyuni fica alagado, tudo o que está no céu é refletido, formando um espelho impressionante. É um cenário único no mundo. Das montanhas e nuvens aos veículos 4×4, tudo parece flutuar. Tire os sapatos e caminhe por essa paisagem inesquecível! Uma experiência ainda mais impressionante é ver o nascer do sol no local. Para isso, deve-se sair bem cedo do alojamento, portanto tente negociar com o grupo e guia para ver o nascer ou o pôr do sol.


Caso chova muito, o que é mais comum entre dezembro e janeiro, o passeio pode até não acontecer ou o roteiro pode ser alterado. Normalmente não é possível visitar a Isla del Pescado que fica afastada do centro do salar e demanda muito tempo de deslocamento nessas condições.
A melhor época para visitar é quando há apenas um pouco de água, o que é mais frequente em março e abril. A água se acumula em determinadas porções do salar, assim você pode vê-lo seco e alagado. Não desperdice a chance de parar assim que estiver com água, pois você pode não encontrá-lo assim adiante (experiência própria).

Recomendações
Roupa de frio: mesmo no verão, as temperaturas podem ser negativas. Não é necessário levar uma porção de casacos e calças, mas faça o esquema de camadas. Primeiro uma segunda pele, depois o fleece e por cima um corta-vento.
Para levar: 5 litros de água, snacks, óculos escuros, papel higiênico e dinheiro boliviano de sobra.
Mal da altitude: o passeio chega a uma altitude de 5 mil metros. É necessário uma boa aclimatação e tomar uma série de cuidados para não passar mal. Infelizmente, muitas pessoas não se sentem bem mesmo precavendo-se. Essa resposta do corpo é muito variável.
Leia também
- Primeiro dia do Tour ao Salar de Uyuni
- Segundo dia do Tour ao Salar de Uyuni
- Terceiro dia do Tour ao Salar de Uyuni
- Foto em Perspectiva no Salar de Uyuni
Apoie o Casal de Mochilão |
Sonho conhecer esse lugar… Amando acompanhar as viagens de vocês =)
Oi Paula, tudo bem? O Uyuni é um dos lugares mais especiais que já visitamos. É mágico! Qualquer dúvida entre em contato com a gente. Beijos, Charlico e Larissa