San Pedro de Atacama é uma vila no meio do deserto, nos arredores dos Andes e bem próximo da Bolívia e Argentina. Suas proximidades são cheias de história e atrativos naturais como vulcões nevados, dunas gigantescas, lagoas azuladas, formações rochosas, gêiseres e montanhas coloridas, o que faz de San Pedro a cidade mais turística do Deserto do Atacama.
A vila de ruas de terra possui pouco mais de 5 mil habitantes. Conta com uma boa infraestrutura, repleta de agências, hospedagens e restaurantes de todo tipo. San Pedro de Atacama é atípica, marcada pelas pequenas construções de adobe, um tijolo feito de terra (alguns também têm ossos de animais) que é secado ao sol.
A cidade está a 2.440 metros de altitude em relação ao nível do mar, o que já pode causar sintomas do mal da altitude em algumas pessoas. Recomenda-se ir devagar nos primeiros dias, evitando passeios desgastantes e em maior elevação. A maioria das pessoas, porém, não tem problemas nessa altitude.
O centro de San Pedro de Atacama é bem pequeno e de fácil orientação: a Calle Caracoles é a rua principal onde fica a maioria das agências e restaurantes, alguns mercados e lojas; a C. Licancabur possui os terminais rodoviários; a C. Toconao, que cruza a C. Caracoles, possui várias casas de câmbio, uma ao lado da outra.
Plaza de Armas
A Plaza de Armas, praça principal de San Pedro de Atacama, fica na esquina da C. Toconao com a C. Gustavo Le Paige. Nos seus arredores estão a prefeitura, o posto policial, posto de saúde, centro de informações turísticas, a igreja e uma feira artesanal.
Iglesia de San Pedro de Atacama
Igreja local, curiosamente sem nome. Fica na C. Gustavo Le Paige, perto da Plaza de Armas, com entrada gratuita. Foi construída em adobe e pintada de branco. O teto e as portas são feitos de madeira de cáctus cardón. Sua inauguração foi no século 17.
Museo Arqueologico Gustavo Le Paige
Museu localizado na C. Gustavo Le Paige, próximo à Plaza de Armas e ao centro de informações. Aberto de 9h-18h durante a semana e de 10h-18h nos finais de semana. Entrada Ch$ 2.500. Possui uma coleção de objetos de culturas pré-colombianas do deserto do atacama, descrevendo a cultura atacamenha ao longo de 11.000 anos.
Agências de viagem
A maior parte das agências de viagem se encontra na C. Caracoles. Caso esteja viajando sem carro, você vai precisar de uma agência, pois a maioria das atrações é bem distante de San Pedro. Há atividades como trekking, subida aos vulcões, aluguel de bicicletas e passeios diários. As agências mais conhecidas são a Cosmo Andino, Desert Adventure e Turistour.
A maioria das agências se junta e distribui os passeios para outras agências. É muito comum você comprar os passeios em uma agência e ir com outra. Normalmente nem dá para saber com que empresa você está indo, pois os ônibus e vans raramente possuem identificação. As agências combinam o horário que o guia passará na sua hospedagem para buscá-lo. Os preços costumam ser semelhantes, mas é muito fácil conseguir um bom desconto na hora, principalmente se você for fazer vários passeios. Não aceite o primeiro preço oferecido. Recomendamos a agência Tani Tani Traveller (C. Caracoles 419), foi a mais barata que encontramos e o atendimento foi excelente.
O que levar
- Roupas leves
- Roupas de frio (segunda pele, fleece, corta vento, gorro e luvas)
- Roupa de banho
- Chapéu ou boné
- Óculos de sol
- Protetor solar
- Chinelo
- Tênis de caminhada
- Mochila pequena para os passeios
OBS: algumas pessoas podem precisar de hidratante, colírio e soro nasal, devido ao ar seco. Existe uma farmácia na cidade e esses itens podem ser encontrados no local, você não precisa levar um estoque na mala.
Leia também:
- Deserto do Atacama: roteiro, passeios e dicas de viagem
- Passeio de bicicleta no Deserto do Atacama
- Valle de la Luna
- Geysers el Tatio, passeio imperdível no Atacama
- Salar de Atacama e Laguna Chaxa
- Lagunas Escondidas
- Caldera, Bahia Inglesa e Playa La Virgen – Praias no Atacama
- Piedras Rojas, uma pintura no deserto
- Lagunas Altiplânicas: Miñiques e Miscanti
- Parque Nacional Pan de Azúcar
- Mochilão Chile, Bolívia e Peru: roteiro na América do Sul
Apoie o Casal de Mochilão |
show de bola a viagem de voces!!!!
Estou indo com minha namorada para o Atacama e patagonia em outubro.
Essa agencia Tani Tani, é uma boa agencia? Os carros são novos? O guia é bom???
Se puder me responder, agradeço desde já!!
Abraços!
Oi, Mateus, desculpe pela demora para responder. Não recebemos a notificação, tivemos um problema com o sistema de comentários. Também estamos indo para a Patagônia em outubro! Será que estaremos lá nos mesmos dias? 🙂 Gostamos do atendimento da Tani Tani, mas normalmente as agências se unem e você acaba fazendo o passeio com pessoas de várias agências. Não dá nem pra saber, pois normalmente os carros não tem identificação. Tivemos bons guias e carros em boas condições. Tudo simples, mas sem problemas. Abraços!
Olá, estou pesquisando sobre o Atacama e tem pouquíssimas opiniões sobre a Tani Tani, todos os blogs indicam sempre a mesma. Poderiam me dizer se perceberam alguma diferença? Os preços já percebi tem diferenças gritantes. Kkkk
Oi, Marcio, desculpe pela demora para responder. Não recebemos a notificação, tivemos um problema com o sistema de comentários. Realmente essa agência é pouco conhecida. Nós fomos pela mais barata que encontramos e recebemos um bom serviço. No Atacama, corre o risco de você pagar um valor alto e não ter um serviço muito bom, é muito relativo. É claro que escolhendo as mais caras e conhecidas, o risco é menor. É uma decisão muito particular mesmo. Como lá é tudo muito caro, nós escolhemos economizar. Abraços!
Olá, amei a viagem. Realmente é um lugar único. Não encontrei essa agência e acabei optando pela FlaviaBia pelos comentários dos blogs. Mas valeu, até os proximos posts. Abraços.