Cachoeiras do Alcantilado em Visconde de Mauá

As Cachoeiras do Alcantilado estão localizadas no município de Bocaina de Minas-MG, região de Visconde de Mauá, em meio ao Vale do Alcantilado. Estão dentro de uma propriedade particular que oferece estrutura de bar, lanchonete e estacionamento. Algumas casas estão disponíveis no local para alugar em finais de semana e feriados.

Cachoeirinha nas Cachoeiras do Alcantilado, Visconde de Mauá

Cobra-se uma taxa de ingresso de R$14, um pouco caro para os que querem simplesmente fazer uma trilha rápida. Mas o valor é convertido em uma ótima infra-estrutura e na conservação do local. É um passeio ideal de se fazer sem pressa, com bastante tempo disponível. As primeiras cachoeiras possuem fácil acesso, tornando o passeio possível para pessoas de todas as idades.

As Cachoeiras do Alcantilado são nove no total e cada uma tem sua particularidade. Algumas possuem uma queda d’água mais bonita, outras têm um bom poço para mergulhar.

Como chegar

O Sítio Cachoeiras do Alcantilado localiza-se a 6km da estrada Mauá-Maringá. Seguindo no sentido Maringá, após o posto de gasolina, deve-se entrar à direita em direção à Gávea. Há uma ponte sobre o Rio Preto e depois viramos à direita novamente, seguindo por essa estrada de terra por cerca de 5km. Haverá uma bifurcação no final e deve-se entrar à esquerda. Passando o Parque Corredeiras, chega-se ao estacionamento das Cachoeiras do Alcantilado.

Também é possível chegar às cachoeiras por uma trilha que sai de Maringá-MG. A caminhada dura cerca de 1 hora.

Trilha das Cachoeiras do Alcantilado

A trilha possui 1,5km (3,0km de ida e volta). O caminho é bem demarcado, sinalizado e conservado, com degraus e corrimões para auxiliar a subida. A trilha inicia a 1.215 metros de altitude e tem fim a 1.500 metros, um desnível de 300 metros. O percurso até  a última cachoeira dura em média 20-30 minutos, sem muitas paradas. Reserve mais tempo para ir com calma, aproveitando melhor as cachoeiras.

Trilha das Cachoeiras do Alcantilado, Visconde de Mauá

Trilha das Cachoeiras do Alcantilado, Visconde de Mauá

Na recepção, você recebe um mapa bem completo da trilha com numeração e nome das cachoeiras.

A Cachoeirinha é a primeira das quedas. É pequena, mas bem bonita. Possui um bom poço e o espaço ao redor é bem amplo, ideal para um fazer um piquenique e relaxar. Há banheiros no local.

Cachoeirinha

Cachoeirinha no Alcantilado, Visconde de Mauá

O Poço da Areia é bem raso e possui uma queda pequena. O Poço das Raízes é mais fundo e possui uma queda maior. A Cachoeira do Açude é bem bonita e possui um poço raso. A Cachoeira das Muralhas possui várias quedas que descem pelas pedras.

O Mirante da Candeia está praticamente na metade do caminho. Possui banquinhos para descanso e uma linda vista do vale. Ideal para descansar descendo da trilha e assistir ao pôr do sol.

Poço da Areia, em Visconde de Mauá, Alcantilado

Poço da Areia

Poço das Raízes, em Visconde de Mauá, Alcantilado

Poço das Raízes

Cachoeira do Açude no Alcantilado, Visconde de Mauá

Cachoeira do Açude

Cachoeira das Muralhas nas Cachoeiras do Alcantilado, Visconde de Mauá

Cachoeira das Muralhas

A Cachoeira do Lajeado possui um efeito de véu de noiva. Nesse ponto há uma ponte para atravessar o rio. A Cachoeira da Toca do Penhasco é a próxima, escondida por pedras. O rio é bem largo nesse ponto. A Cachoeira da Gruta do Granito é a segunda mais alta, também escondida nas rochas. A Cachoeira do Alcantilado é a última e maior cachoeira. Do início da trilha, já é possível avistá-la. Com 50 metros de altura, sua queda d’água desce por um paredão íngreme de pedra. Não forma poço e é cercada para segurança. Do alto, tem-se uma linda vista do Vale do Alcantilado.

Cachoeira do Lajeado nas Cachoeiras do Alcantilado, Visconde de Mauá

Cachoeira do Lajeado

Cachoeira da Toca do Penhasco nas Cachoeiras do Alcantilado, Visconde de Mauá

Cachoeira da Toca do Penhasco

Cachoeira da Toca do Penhasco nas Cachoeiras do Alcantilado, Visconde de Mauá

Cachoeira da Toca do Penhasco

Cachoeira do Alcantilado nas Cachoeiras do Alcantilado

Cachoeira do Alcantilado

Cachoeira do Alcantilado, Cachoeiras do Alcantilado, Visconde de Mauá

Cachoeira do Alcantilado




Charlico e Larissa

Juntos há 12 anos, desenvolvemos a paixão por viagem e aventura. Sempre que podemos unimos um ao outro. buscamos realizar o máximo de atividades possíveis em cada viagem. Ele é publicitário e baterista. Ela é veterinária, fotógrafa e entusiasta de yoga.

Você pode gostar...