O Morro do Pai Inácio é um verdadeiro símbolo da Chapada Diamantina! Do topo do morro temos uma vista magnífica de 360 graus, um dos cenários mais conhecidos da Chapada.
O Morro do Pai Inácio é o lugar ideal para ver o pôr do sol. Do alto dos seus 1.120 metros de altitude, podemos ver algumas das montanhas e vales imponentes da Chapada Diamantina como o Morro do Camelo, os Três Irmãos e o Morrão. Tudo isso faz parte da Serra do Sincorá, uma cadeia de montanhas do Estado da Bahia que forma a Chapada.
O nome do morro tem origem em uma antiga lenda da região. Segundo ela, o escravo Inácio apaixonou-se pela esposa de um coronel. Quando um dia ele descobriu o romance, mandou pistoleiros no seu encalço. Inácio foi encurralado no alto dessa montanha e saltou com a sombrinha da amada. Conta-se que muitos conseguiram ver Pai Inácio correndo entre os vales para nunca mais voltar.
Como chegar no Morro do Pai Inácio
O Morro do Pai Inácio está localizado em Palmeiras. São 30 km de distância a partir do centro de Lençóis, principal vila da Chapada.
O acesso se dá pela rodovia BR-242, no Km 345. Fique atento à sinalização para não perder a entrada. Você vai subir de carro por uma estrada sinuosa até o posto de controle, onde existe um estacionamento. O horário de visitação encerra às 17h e não é permitido subir após essa hora.
Por ser um passeio rápido, você pode combinar a visita com outras atrações no mesmo dia. Alguns dos melhores passeios ao redor são a Pratinha com a Gruta Azul e a Caverna da Torrinha.
Recomendamos alugar um carro na Chapada Diamantina. Assim você tem fácil acesso para a maioria das atrações, flexibilidade e pode economizar muito, pois os passeios por agência não são baratos.
Trilha do Morro do Pai Inácio
A trilha para o topo da montanha é considerada fácil. Quem está acostumado com trilhas, não vai ter problema. O caminho é curto, porém íngreme. São 800 metros de caminhada que dura cerca de 20-30 min. O terreno de rocha é um pouco acidentado e atualmente existem algumas escadas de madeira para facilitar o acesso.
Durante a caminhada, já podemos admirar a paisagem. Assim que chegamos ao topo, temos uma vista impressionante, como se fosse um cartão postal. Um ponto que ficou mais conhecido recentemente é a pedra no chão em formato de coração. Passa facilmente despercebida, pois ela fica com esse formato quando vista de um certo ângulo.
Vale a pena também caminhar um pouco para ver os diferentes ângulos do mirante. Os tons amarelados do entardecer iluminam as paredes de rocha das montanhas de uma forma que é difícil parar de contemplar. Definitivamente é um daqueles lugares especiais que você deve conhecer!
Ficha do Passeio
- Localização: Palmeiras
- Acesso: trilha de 800 metros (ida)
- Tempo médio: 1 hora
- Horário de visitação: 9h às 17h
- Valor: R$6 (entrada)
Trackog
Veja aqui detalhes sobre a trilha:
Leia também
- Chapada Diamantina: roteiro, passeios e dicas de viagem
- Gruta da Pratinha e Gruta Azul
- Cachoeira da Fumaça
- Poço Encantado e Poço Azul
- Cachoeira da Fumacinha
- Cachoeira do Buracão
- Igatu, a vila de pedra da Chapada Diamantina
- Gruta da Torrinha, a caverna mais completa do Brasil
Apoie o Casal de Mochilão |