Morro do Pai Inácio, o pôr do sol famoso da Chapada Diamantina

O Morro do Pai Inácio é um dos ícones da Chapada, um mirante com vista deslumbrante de 360 graus e 1.120 metros de altitude. Do topo é possível avistar o Morro do Camelo, o Vale do Capão e o Morrão. Localizado em Palmeiras, entre Iraquara e Lençóis, é um passeio ideal para fazer após visitar a Pratinha. É possível subir de carro por uma estrada sinuosa até o posto de controle, mas fique atento à sinalização na estrada principal para não perder a entrada (está no Km 345 da BR-242). O horário de visitação encerra às 17h e não é permitido subir após essa hora.

Entardecer no Morro do Pai Inácio, Chapada Diamantina

Vista do alto do Morro do Pai Inácio, Chapada Diamantina

A trilha para o topo é curta, porém um pouco íngreme, pois apresenta um desnível de 300 metros que é vencido em cerca de 20-30min. A iluminação do entardecer com os morros no fundo é fantástica, por isso o pôr do sol no Morro do Pai Inácio é o mais famoso da região.

Vista do alto do Morro do Pai Inácio, Chapada Diamantina

Esse nome tem origem em uma lenda da região. Segundo ela, o escravo Inácio apaixonou-se pela esposa de um coronel. Quando um dia ele descobriu o romance, mandou pistoleiros no seu encalço. Inácio foi encurralado no alto dessa montanha e saltou com a sombrinha da amada. Conta-se que muitos conseguiram ver Pai Inácio correndo entre os vales para nunca mais voltar.

Ficha do Passeio

Localização: Palmeiras

Acesso: trilha de 1 km (ida e volta)

Tempo médio: 1 hora

Valor: R$6 (entrada)

OBS: Valores de 2017

Charlico e Larissa

Juntos há 12 anos, desenvolvemos a paixão por viagem e aventura. Sempre que podemos unimos um ao outro. buscamos realizar o máximo de atividades possíveis em cada viagem. Ele é publicitário e baterista. Ela é veterinária, fotógrafa e entusiasta de yoga.

Você pode gostar...