Nossa passagem pelo sul de Portugal foi inusitada. Fomos a Faro principalmente para encontrar um primo que mora há algum tempo na cidade. Com apenas 60 mil habitantes, Faro é a capital da região do Algarve e porta de entrada para o litoral sul português. 

Conhecemos rapidamente o centro histórico da cidade e não pudemos deixar de notar a imensa semelhança com muitas cidades coloniais no Brasil. Caminhar pelas ruas de Faro foi como caminhar em Paraty, um destino especial para nós no Rio de Janeiro.

Nos despedimos do nosso primo e seguimos para o próximo destino. Pelos próximos dois dias, conheceríamos algumas praias do Algarve em uma campervan alugada. A van era adaptada, com cozinha, chuveiro externo e lugar para quatro pessoas dormirem.

Mas o melhor de tudo foi o valor que pagamos no aluguel. Apenas 1 euro! Esse tipo de aluguel é conhecido como Relocation. Já sabíamos dessa dica há bastante tempo e já tínhamos até escrito o POST sobre o assunto aqui no blog (veja todos os detalhes aqui). Conseguimos essa oportunidade pelo Driiveme e finalmente iríamos experimentar o Relocation. Deveríamos buscar a van em Faro e devolver em Lisboa.

Demos sorte que a locadora queria entregar logo a van e pegamos uma hora antes do previsto no centro de Faro. Conferimos todos os detalhes da van, fizemos o caução de 2.000 euros no cartão (esse valor fica bloqueado até a devolução do veículo), pagamos o valor simbólico do aluguel com uma moeda de 1 euro e partimos para a estrada.

Nosso destino foi a Praia da Marinha. Nossa ida coincidiu por acaso com um fim de semana de calor e encontramos as praias bem cheias. Mesmo assim, a Praia da Marinha impressiona com suas falésias à beira-mar, um cenário digno de filme. Caminhamos pelas trilhas que passam também por outras praias e reparamos que muitas são acessíveis somente pelo mar.

No fim do dia, quase todos foram embora e ficamos praticamente sozinhos do frente para o mar. Poder cozinhar e dormir no conforto de uma cama no carro foi uma novidade para nós. Presenciamos o pôr do sol e o nascer do sol da janela da nossa casa por dois dias.

No segundo dia caminhamos até a Praia do Benagil, outra linda praia. No caminho passamos pela parte de cima da Gruta do Benagil, um dos pontos mais interessantes do Algarve. Uma abertura no teto permite a entrada de um feixe de luz durante parte do dia. A Gruta fica bem perto da praia, com acesso somente por mar. A maioria das pessoas chega de pranchas de SUP ou caiaque alugado (15 euros por pessoa). Pensamos em ir nadando até a gruta, mas a água gelada do mar do Algarve não é muito convidativa.

Praia do Benagil
Praia do Benagil

Preferimos ficar somente nessas praias, pois tínhamos somente dois dias e a quilometragem era limitada. Esses são os únicos pontos negativos do Relocation, de resto funciona como um aluguel normal. 

Deixamos o litoral e seguimos para Lisboa no terceiro dia. Pegamos uma estrada alternativa para evitar os pedágios da estrada principal que seriam caros para um veículo desse porte. Nosso custo total com a van foi de 42 euros, sendo que não gastamos nada com hospedagem.

Campervan alugada em Portugal
Nossa Campervan por dois dias em Portugal

Foi uma experiência única explorar o Algarve com uma van adaptada. Quem sabe um dia a gente monta nossa própria van!

Gostou das dicas? Tem alguma dúvida? Deixe uma mensagem nos comentários =)

Apoie o Casal de Mochilão

Fazendo uma reserva por qualquer um dos links abaixo, ganhamos uma pequena comissão.
Você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda o Casal de Mochilão a continuar viajando!

🛌🏻 Hospedagem - Booking e Hostelworld
❤ Seguro Viagem - Real Seguro
🚙 Aluguel de Carro - Rent Cars
💲 Dinheiro no Exterior - Transferwise e N26

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, escreve sua mensagem.
Por favor, registre seu nome