A Cachoeira da Fumaça está localizada no Vale do Capão, a 80km de Lençóis, e é a segunda mais alta do Brasil com 340 metros. Possui esse nome devido à sua altura, que faz a água evaporar, virando fumaça. A cachoeira não possui um grande volume de água e pode secar dependendo da estação (normalmente entre setembro e dezembro) ou ficar bem vazia – 3 dias sem chover já é o suficiente.
A trilha de acesso ao seu mirante possui 6km (ida e volta 12km), sendo que os primeiros 2 km são de subida. Não é essencial ter guia aqui, o caminho é bem demarcado e movimentado. Se tiver experiência e boa orientação, não vai ter problema.
Ao final, chega-se a um mirante mais alto que a cachoeira e a vista do vale a frente é espetacular. Para ver melhor a cachoeira e o poço que ela forma, precisamos ficar na beira de um precipício, sobre uma pedra que se projeta para fora. Para muitas pessoas, a vertigem é inevitável e deitar na pedra minimiza essa sensação.
Dependendo do vento, a água pode subir e formar uma espécie de cachoeira invertida, um fenômeno espetacular.
A trilha começa na Associação de Condutores de Visitantes do Vale do Capão. Eles mantém um controle de visitação e determinam um horário de subida até as 13h. Se quiser um guia para acompanhá-lo, pode conseguir na própria associação.
Na volta, não deixe de experimentar o pastel de palmito de jaca, uma exclusividade da região. Existem algumas lanchonetes – uma ao lado da outra – que você vai ver antes de começar a trilha. O recheio é feito com uma fibra da jaca verde. Para os que não apreciam a fruta, o pastel é bem temperado e não possui aquele gosto característico da fruta.
Cachoeira da Fumaça por baixo
Caminhada de 20km, feita normalmente em 3 dias entre o Vale do Capão e Lençóis, com duas noites de camping. A trilha que leva ao poço da Cachoeira é uma das mais belas e singulares da Chapada, seguindo por inúmeras atrações. Iniciando pelo Vale do Capão, o caminho também passa pelo mirante da Fumaça por cima. É aconselhado para pessoas com um grau de experiência em trekking ou bom preparo físico.
Ficha do Passeio
- Localização: Vale do Capão
- Acesso: trilha de 12 km (ida e volta)
- Tempo médio: 3 horas
- Valor de forma independente: grátis
Trackog
Veja aqui detalhes sobre a trilha:
Leia também
- Chapada Diamantina: roteiro, passeios e dicas de viagem
- Gruta da Pratinha e Gruta Azul
- Morro do Pai Inácio
- Poço Encantado e Poço Azul
- Cachoeira da Fumacinha
- Cachoeira do Buracão
- Igatu, a vila de pedra da Chapada Diamantina
- Gruta da Torrinha, a caverna mais completa do Brasil
Apoie o Casal de Mochilão |