A Cachoeira da Fumaça está localizada no Vale do Capão, a 80km de Lençóis, e é a segunda mais alta do Brasil com 340 metros. Possui esse nome devido à sua altura, que faz a água evaporar, virando fumaça. A cachoeira não possui um grande volume de água e pode secar dependendo da estação (normalmente entre setembro e dezembro) ou ficar bem vazia – 3 dias sem chover já é o suficiente.

A trilha de acesso ao seu mirante possui 6km (ida e volta 12km), sendo que os primeiros 2 km são de subida. Não é essencial ter guia aqui, o caminho é bem demarcado e movimentado. Se tiver experiência e boa orientação, não vai ter problema.

Trilha da Cachoeira da Fumaça, Chapada Diamantina
Trilha da Cachoeira da Fumaça, Chapada Diamantina

Ao final, chega-se a um mirante mais alto que a cachoeira e a vista do vale a frente é espetacular. Para ver melhor a cachoeira e o poço que ela forma, precisamos ficar na beira de um precipício, sobre uma pedra que se projeta para fora. Para muitas pessoas, a vertigem é inevitável e deitar na pedra minimiza essa sensação.

Dependendo do vento, a água pode subir e formar uma espécie de cachoeira invertida, um fenômeno espetacular.

Mirante da Cachoeira da Fumaça, Chapada Diamantina
Mirante da Cachoeira da Fumaça, Chapada Diamantina
Efeito invertido na Cachoeira da Fumaça, Chapada Diamantina

A trilha começa na Associação de Condutores de Visitantes do Vale do Capão. Eles mantém um controle de visitação e determinam um horário de subida até as 13h. Se quiser um guia para acompanhá-lo, pode conseguir na própria associação.

Na volta, não deixe de experimentar o pastel de palmito de jaca, uma exclusividade da região. Existem algumas lanchonetes – uma ao lado da outra – que você vai ver antes de começar a trilha. O recheio é feito com uma fibra da jaca verde. Para os que não apreciam a fruta, o pastel é bem temperado e não possui aquele gosto característico da fruta.

Pastel de Palmito de Jaca, Vale do Capão

Cachoeira da Fumaça por baixo

Caminhada de 20km, feita normalmente em 3 dias entre o Vale do Capão e Lençóis, com duas noites de camping. A trilha que leva ao poço da Cachoeira é uma das mais belas e singulares da Chapada, seguindo por inúmeras atrações. Iniciando pelo Vale do Capão, o caminho também passa pelo mirante da Fumaça por cima. É aconselhado para pessoas com um grau de experiência em trekking ou bom preparo físico.

Cachoeira da Fumaça por baixo / Foto: Rodrigo Galvão

 

Ficha do Passeio

  • Localização: Vale do Capão
  • Acesso: trilha de 12 km (ida e volta)
  • Tempo médio: 3 horas
  • Valor de forma independente: grátis

Trackog

Veja aqui detalhes sobre a trilha:

Leia também

Gostou das dicas? Tem alguma dúvida? Deixe uma mensagem nos comentários =)

Apoie o Casal de Mochilão

Fazendo uma reserva por qualquer um dos links abaixo, ganhamos uma pequena comissão.
Você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda o Casal de Mochilão a continuar viajando!

🛌🏻 Hospedagem - Booking e Hostelworld
❤ Seguro Viagem - Real Seguro
🚙 Aluguel de Carro - Rent Cars
💲 Dinheiro no Exterior - Transferwise e N26

anteriorChapada Diamantina: roteiro, passeios e dicas de viagem
PróximoPratinha, Gruta da Pratinha e Gruta Azul
Com uma mochila nas costas, compartilhamos as belezas e os perrengues do caminho. Juntos desde 2004, descobrimos a paixão pelo mundo outdoor e percorremos grandes circuitos de trekking em diferentes continentes, muitas vezes acampando em lugares remotos e inspiradores. Algumas das maiores aventuras dos últimos anos foram nas trilhas da Patagônia, dos Balcãs ou na Turquia, onde caminhamos 430km em meio a ruínas, montanhas e praias paradisíacas ao longo da Via Lícia. Mostramos também que é possível viajar o mundo com pouco, mesmo em lugares considerados de luxo como Dubai, Paris e Nova York.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, escreve sua mensagem.
Por favor, registre seu nome