As Cachoeiras do Alcantilado estão localizadas no município de Bocaina de Minas-MG, região de Visconde de Mauá, em meio ao Vale do Alcantilado. Estão dentro de uma propriedade particular que oferece estrutura de bar, lanchonete e estacionamento. Algumas casas estão disponíveis no local para alugar em finais de semana e feriados.

Cobra-se uma taxa de ingresso de R$14, um pouco caro para os que querem simplesmente fazer uma trilha rápida. Mas o valor é convertido em uma ótima infra-estrutura e na conservação do local. É um passeio ideal de se fazer sem pressa, com bastante tempo disponível. As primeiras cachoeiras possuem fácil acesso, tornando o passeio possível para pessoas de todas as idades.

As Cachoeiras do Alcantilado são nove no total e cada uma tem sua particularidade. Algumas possuem uma queda d’água mais bonita, outras têm um bom poço para mergulhar.

Como chegar

O Sítio Cachoeiras do Alcantilado localiza-se a 6km da estrada Mauá-Maringá. Seguindo no sentido Maringá, após o posto de gasolina, deve-se entrar à direita em direção à Gávea. Há uma ponte sobre o Rio Preto e depois viramos à direita novamente, seguindo por essa estrada de terra por cerca de 5km. Haverá uma bifurcação no final e deve-se entrar à esquerda. Passando o Parque Corredeiras, chega-se ao estacionamento das Cachoeiras do Alcantilado.

Também é possível chegar às cachoeiras por uma trilha que sai de Maringá-MG. A caminhada dura cerca de 1 hora.

Trilha das Cachoeiras do Alcantilado

A trilha possui 1,5km (3,0km de ida e volta). O caminho é bem demarcado, sinalizado e conservado, com degraus e corrimões para auxiliar a subida. A trilha inicia a 1.215 metros de altitude e tem fim a 1.500 metros, um desnível de 300 metros. O percurso até  a última cachoeira dura em média 20-30 minutos, sem muitas paradas. Reserve mais tempo para ir com calma, aproveitando melhor as cachoeiras.

Trilha das Cachoeiras do Alcantilado, Visconde de Mauá

Trilha das Cachoeiras do Alcantilado, Visconde de Mauá

Na recepção, você recebe um mapa bem completo da trilha com numeração e nome das cachoeiras.

A Cachoeirinha é a primeira das quedas. É pequena, mas bem bonita. Possui um bom poço e o espaço ao redor é bem amplo, ideal para um fazer um piquenique e relaxar. Há banheiros no local.

Cachoeirinha

Cachoeirinha no Alcantilado, Visconde de Mauá

O Poço da Areia é bem raso e possui uma queda pequena. O Poço das Raízes é mais fundo e possui uma queda maior. A Cachoeira do Açude é bem bonita e possui um poço raso. A Cachoeira das Muralhas possui várias quedas que descem pelas pedras.

O Mirante da Candeia está praticamente na metade do caminho. Possui banquinhos para descanso e uma linda vista do vale. Ideal para descansar descendo da trilha e assistir ao pôr do sol.

Poço da Areia, em Visconde de Mauá, Alcantilado
Poço da Areia
Poço das Raízes, em Visconde de Mauá, Alcantilado
Poço das Raízes
Cachoeira do Açude no Alcantilado, Visconde de Mauá
Cachoeira do Açude
Cachoeira das Muralhas nas Cachoeiras do Alcantilado, Visconde de Mauá
Cachoeira das Muralhas

A Cachoeira do Lajeado possui um efeito de véu de noiva. Nesse ponto há uma ponte para atravessar o rio. A Cachoeira da Toca do Penhasco é a próxima, escondida por pedras. O rio é bem largo nesse ponto. A Cachoeira da Gruta do Granito é a segunda mais alta, também escondida nas rochas. A Cachoeira do Alcantilado é a última e maior cachoeira. Do início da trilha, já é possível avistá-la. Com 50 metros de altura, sua queda d’água desce por um paredão íngreme de pedra. Não forma poço e é cercada para segurança. Do alto, tem-se uma linda vista do Vale do Alcantilado.

Cachoeira do Lajeado nas Cachoeiras do Alcantilado, Visconde de Mauá
Cachoeira do Lajeado
Cachoeira da Toca do Penhasco nas Cachoeiras do Alcantilado, Visconde de Mauá
Cachoeira da Toca do Penhasco
Cachoeira da Toca do Penhasco nas Cachoeiras do Alcantilado, Visconde de Mauá
Cachoeira da Toca do Penhasco
Cachoeira do Alcantilado nas Cachoeiras do Alcantilado
Cachoeira do Alcantilado
Cachoeira do Alcantilado, Cachoeiras do Alcantilado, Visconde de Mauá
Cachoeira do Alcantilado
Gostou das dicas? Tem alguma dúvida? Deixe uma mensagem nos comentários =)

Apoie o Casal de Mochilão

Fazendo uma reserva por qualquer um dos links abaixo, ganhamos uma pequena comissão.
Você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda o Casal de Mochilão a continuar viajando!

🛌🏻 Hospedagem - Booking e Hostelworld
❤ Seguro Viagem - Real Seguro
🚙 Aluguel de Carro - Rent Cars
💲 Dinheiro no Exterior - Transferwise e N26

anteriorTrilha da Pedra da Gávea via Carrasqueira: Rio de Janeiro
PróximoPasseio de bicicleta no Deserto do Atacama
Com uma mochila nas costas, compartilhamos as belezas e os perrengues do caminho. Juntos desde 2004, descobrimos a paixão pelo mundo outdoor e percorremos grandes circuitos de trekking em diferentes continentes, muitas vezes acampando em lugares remotos e inspiradores. Algumas das maiores aventuras dos últimos anos foram nas trilhas da Patagônia, dos Balcãs ou na Turquia, onde caminhamos 430km em meio a ruínas, montanhas e praias paradisíacas ao longo da Via Lícia. Mostramos também que é possível viajar o mundo com pouco, mesmo em lugares considerados de luxo como Dubai, Paris e Nova York.

8 COMENTÁRIOS

  1. muito boa informacao, gostaria de saber se vale a pena ficar perto do acantilado, pois existe uma pousada nessa estrada que parece ser boa, peço qie envie precos de founde da regiao e o melhor.
    desde ja agradeço por tudo.

    • Oi Claudio. Tudo bem? Obrigada pela mensagem! Sim, vale a pena se hospedar no Alcantilado, essa região é muito bonita. Innfelizmente não sabemos indicar um restaurante com fondue. Grande abraço, Charlico e Larissa

    • Oi Mauro! Tudo bem? Poxa, não sabemos se é permitido. Já faz muito tempo que fomos e como a entrada passa por uma propriedade privada pode ser que não deixem. Seria bom tentar entrar em com eles. Abraço, Lico e Lari

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, escreve sua mensagem.
Por favor, registre seu nome