Cinque Terre é uma verdadeira jóia na costa italiana, ainda bastante desconhecida pelos brasileiros. A região é formada por cinco pequenas vilas incrustadas entre o mar e as montanhas da Ligúria. Os vilarejos formam parte do Parque Nacional de Cinque Terre e foram declarados patrimônio mundial da humanidade pela UNESCO. A região atrai turistas do mundo inteiro que lotam as pequenas cidades especialmente no verão europeu.

As casinhas coloridas das vilas construídas em encostas na beira do mar Lígure formam um dos cenários mais bonitos da costa italiana. A paisagem em Cinque Terre é tipicamente mediterrânea. As águas turquesas das praias são convidativas para um banho. O clima é ameno e mesmo no inverno faz calor.

Vila de Riomaggiore no Parque Nacional de Cinque Terre, Ligúria, Itália
Riomaggiore

Como chegar em Cinque Terre

Cinque Terre fica na província de La Spezia, pertinho da Toscana. A cidade de La Spezia é uma boa base para explorar a região, mas você pode chegar facilmente de outras cidades como Gênova e Pisa, que possuem aeroportos, ou mesmo Florença. É muito fácil se locomover de trem na Itália e todas as cinco vilas possuem estação de trem.

Para se locomover entre as vilas, você pode comprar um bilhete especial conhecido como Cinque Terre Card Train para ter acesso livre ao trem ou fazer um trajeto à pé e se aventurar por caminhos únicos que ligam uma vila à outra. Veja nesse outro post tudo sobre a trilha que fizemos em Cinque Terre.

Cinque Terre Card

Existem dois tipos de bilhetes feitos para os turistas em Cinque Terre. O Cinque Terre Card Trekking custa a partir de 7,50 euros e é ideal para o visitante que vai se aventurar pelas trilhas que conectam as vilas. Mas esse ticket só é cobrado no verão, fizemos a trilha no inverno e não pagamos nada. O bilhete dá direito também à conexão Wi-fi e uso de ônibus do parque (também não tem utilidade fora da alta temporada).

O Cinque Terre Card Train é o bilhete para os turistas que pretendem conhecer as vilas de trem. Com valores a partir de 13 euros, o ticket dá direito a viagens ilimitadas de trem entre as vilas de Cinque Terre e também pode viajar até as estações de Levanto ou La Spezia.

Hospedagem em Cinque Terre

Muitos turistas exploram Cinque Terre em um dia, mas se hospedando em um dos pequenos vilarejos certamente será uma experiência única. Existem hotéis, guesthouses e casas no Airbnb, nada muito extravagante. Os preços variam bastante, em geral é caro se hospedar na região, mas você sempre encontra opções mais em conta.

Cidades de Cinque Terre


Monterosso al Mare

A vila de Monterosso é a maior em extensão entre os vilarejos, com cerca de 1.500 habitantes. Possui uma boa estrutura para o turista e uma larga faixa de areia na costa. As praias de Monterosso se dividem em duas por um paredão rochoso. O centro histórico da cidade abriga as ruínas de um castelo medieval e a igreja de San Francesco.

Vernazza

Vernazza é a segunda maior vila de Cinque Terre, com cerca de 1.000 habitantes. A vista de Vernazza é uma das mais características da região, com suas casinhas coloridas. O nome da aldeia vem de seus fundadores, uma antiga família romana, Vulnetia. Vários elementos arquitetônicos indicam que o nível de vida aqui era mais alto do que nas outras vilas. Ainda hoje aparenta uma vila nobre e elegante, com um ar de fortaleza. Essa é a cidade que mais preservou o seu aspecto de vila marinha, graças ao seu porto natural.

Corniglia

Terceira vila e mais central, Corniglia é considerada um distrito de Vernazza. É uma minúscula vila, com apenas 250 habitantes. As ruas do centro são mais vazias e a vida aqui é bem pacata. É a mais alta das vilas, construída no topo de uma colina com 100 metros de altitude à beira-mar. É a única que não está diretamente ligada ao mar e aqui a tradição agrícola é mais forte. As encostas ao redor da vila são repletas de vinhedos e oliveiras. A Terrazza Panoramica com vista para o mar é um dos pontos imperdíveis de Corniglia!

Manarola

Manarola é um distrito de Riomaggiore, comune vizinho. Possui cerca de 400 habitantes e possui uma formação arquitetônica singular. A vila cresceu espremida nas rochas à beira-mar e suas casas parecem coladas umas às outras sob a encosta íngreme do paredão rochoso. É uma adaptação à falta de espaço na pequena vila.

Riomaggiore

Todas as vilas são únicas, mas Riomaggiore é uma das mais inusitadas. A vila que parece pequena, apertada entre duas encostas rochosas com uma praia minúscula é na verdade a maior em número de habitantes. São cerca de 1.800 pessoas que moram na cidade e um rápido giro pelo centro mostra que a vila é bem maior do que parece. Muitos moradores também trabalham na terra nas colinas ao redor do centro. O pôr do sol em Riomaggiore é um dos mais especiais e muitos turistas se reúnem nas rochas coladas ao mar para assistir ao espetáculo.

Veja também:

Gostou das dicas? Tem alguma dúvida? Deixe uma mensagem nos comentários =)

Apoie o Casal de Mochilão

Fazendo uma reserva por qualquer um dos links abaixo, ganhamos uma pequena comissão.
Você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda o Casal de Mochilão a continuar viajando!

🛌🏻 Hospedagem - Booking e Hostelworld
❤ Seguro Viagem - Real Seguro
🚙 Aluguel de Carro - Rent Cars
💲 Dinheiro no Exterior - Transferwise e N26

anteriorO que fazer em Siena: roteiro de um dia para mochileiros
PróximoTrilhas em Cinque Terre: caminhada na costa da Ligúria
Com uma mochila nas costas, compartilhamos as belezas e os perrengues do caminho. Juntos desde 2004, descobrimos a paixão pelo mundo outdoor e percorremos grandes circuitos de trekking em diferentes continentes, muitas vezes acampando em lugares remotos e inspiradores. Algumas das maiores aventuras dos últimos anos foram nas trilhas da Patagônia, dos Balcãs ou na Turquia, onde caminhamos 430km em meio a ruínas, montanhas e praias paradisíacas ao longo da Via Lícia. Mostramos também que é possível viajar o mundo com pouco, mesmo em lugares considerados de luxo como Dubai, Paris e Nova York.

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, escreve sua mensagem.
Por favor, registre seu nome