O Parque Estadual do Jalapão possui uma das paisagens mais lindas do Brasil e é um destino muito procurado por turistas de todo o mundo. Visitar o local demanda planejamento, já que é difícil viajar por lá sem carro. A principal dúvida dos viajantes é como conhecer o Jalapão: contratar uma agência ou alugar um carro e fazer os passeios por conta própria? Ambos tem suas vantagens e desvantagens, o ideal é ver o que se encaixa melhor no seu estilo de viagem.
Como conhecer o Jalapão: contratar uma agência
Existem diversas empresas locais que realizam o serviço de guia pelo Jalapão. Essa foi a nossa escolha pelos seguintes motivos:
– Não temos experiência em dirigir em estradas de terra/lama/areia com uso de 4×4;
– Nossa viagem era curta (4 dias), então não queríamos perder tempo atolados e correr o risco de perder atrações;
– Estávamos apenas em 2, o aluguel de um 4×4 estava na média de R$600 a diária, fora o combustível, que é bem caro por lá (valores semelhantes aos encontrados no Rio de Janeiro capital). Em 4 dias rodamos pouco mais de 900km.
Pelas nossas simulações, o valor do aluguel do carro + combustível + hospedagem + alimentação + atrações sairia mais ou menos o mesmo valor que as agências cobravam, mas sem o risco de ficarmos perdidos ou atolados por aí, então foi nossa opção. Sempre viajamos por conta própria, foi nossa primeira experiência com empresa. Estávamos bem receosos, mas nos surpreendemos positivamente.
Fizemos com a Safari Dourado e nosso guia era excelente, conhecia cada buraco, cada curva da estrada, além de ser muito gente boa. A agência saía sempre com dois carros, para um dar suporte ao outro em caso de necessidade. Em cada carro ia um grupo de 6 pessoas mais o guia. Os guias das agências que operam por lá são locais, portanto conhecem muito bem a região.
Mas, como nem tudo são flores, existem alguns contras de ir por empresa. O principal é a falta de liberdade e flexibilidade. Você não consegue sair bem cedo para aproveitar mais o dia, por exemplo, pois o guia só sai às 8h.
No Jalapão, inevitavelmente você passa mais tempo na estrada do que nos atrativos porque é tudo bem longe. Não tivemos nenhum problema com tempo nas atrações, nem com lotação: as agências costumam se comunicar para “revezar” os pontos turísticos, evitando assim a superlotação. Claro que na altíssima temporada isso não é possível. Nos fervedouros o tempo de visitação é limitado pelos donos das propriedades.
Indicamos as agências principalmente para quem está viajando sozinho ou em casal.
Como conhecer o Jalapão: alugar carro e conhecer por conta própria
Essa opção sai mais em conta para grupos maiores, como 4 ou 5 pessoas que vão viajar juntos. O valor do aluguel do carro e do combustível fica diluído e financeiramente vale mais a pena. Porém, a chance de ficar perdido ou atolado é grande, vá bem preparado. As estradas são desertas e não passam outros carros, então não conte muito com ajuda rápida. Você corre o risco de deixar de conhecer alguns atrativos porque ficou horas parado na estrada. Além disso, não há placas, casas, posto de gasolina, NADA entre as cidadezinhas base. Por isso, alugar um carro é ideal para uma viagem mais longa ou para quem viaja com datas flexíveis.
Faça aqui uma cotação para o seu veículo. Esse link leva para um de nossos parceiros e você nos ajuda a manter o blog sempre atualizado e com conteúdo de qualidade. 😉
Leia aqui esse relato da Cleo, uma amiga que foi por conta própria. É muito importante o aluguel de um veículo com tração nas quadro rodas – 4×4 – para passar pelo terreno arenoso do Jalapão. Porém, não é impossível viajar com um carro comum. Algumas pessoas alugam um veículo SUV tipo Duster sem 4×4, mas vai sacodir bastante e a chance de atolar é grande. Indo por conta própria também é importantíssimo levar um GPS com mapa atualizado.
Anote essa dica se você pensa em dirigir por lá: por incrível que pareça, as estradas no Jalapão ficam em melhores condições durante a estação chuvosa (entre outubro e março). Com a chuva, a areia se compacta e fica mais firme.
Outra coisa importante que deve levar em consideração: hospedagem e alimentação. As agências fecham pacotes com as poucas pousadas boas da região (que são bem simples), então elas poderão estar lotadas. Sobrarão poucas opções e talvez não tão boas. O mesmo vale para os restaurantes, eles funcionam sob encomenda das empresas para grupos, então talvez seja difícil encontrar opções, mas nada que os mercadinhos não resolvam.
Leia também
*Post por Karina e Renan
Gostou das dicas? Tem alguma dúvida? Deixe uma mensagem nos comentários =)
Apoie o Casal de Mochilão |
onde alugo carros 4×4?
Pesquisei e a unica que da a opção de 4×4 foz q nao tem carros para essa reginao (Unidas)
as demais só consigo alugar um jeep compass.. será que com esse modelo conseguimos numa boa?
Oi Milena. Tudo bem?
Não é muito comum encontrar veículos 4×4 nas locadoras grandes. Muitas vezes moradores da região disponibilizam seus carros para aluguel. Pode procurar contato em grupos de facebook ou fóruns como o Mochileiros.com. Muita gente aluga veículo SUV sem tração nas quatro rodas, mas tem que estar preparado para o risco de atolar.
Grande abraço, Charlico e Larissa