Nunca pensamos em conhecer o Piauí, mas quando pesquisamos lugares para conhecer durante a nossa viagem de carro pelo Brasil, esse estado começou a chamar a nossa atenção. Nossa primeira parada foi na cidade de Parnaíba para fazer o passeio de barco no Delta do Rio Parnaíba conhecido como Revoada dos Guarás. Foi uma das experiências mais incríveis que tivemos no Brasil e certamente um dos espetáculos naturais mais lindos que já vimos!

O Delta faz parte da Rota das Emoções, um roteiro turístico entre Ceará, Piauí e Maranhão. O passeio no delta é um dos principais destinos da rota, assim como Jericoacoara e Lençóis Maranhenses.

O que é o Delta do Rio Parnaíba?

Primeiramente, Delta é um termo geográfico usado para indicar a foz de um rio que se divide em vários braços, formando um triângulo como a letra grega delta.

O Parnaíba é o maior rio do nordeste, com cerca de 1.400km e divide os estados do Piauí e Maranhão. O encontro do rio com o mar forma um arquipélago, onde o Parnaíba se abre em 5 braços com 73 ilhas. Sua foz em delta é a terceira maior do mundo, ficando atrás somente do Rio Nilo no Egito e do Rio Mekong no Vietnã. É certamente uma das maiores riquezas do Brasil!

Também é conhecido como Delta das Américas, por ser o maior delta do continente. No Maranhão só chamam de Delta das Américas, vimos essa diferença inclusive nas placas nas estradas. Nos disseram que fazem assim, pois o nome Delta do Parnaíba faz parecer que é só no Piauí, quando na verdade a maior parte do delta (quase 70%) fica no Maranhão.

Como conhecer o Delta do Rio Parnaíba?

Parnaíba é a principal base para fazer o passeio no Delta do Parnaíba no Piauí. Uma outra opção é Tutóia no Maranhão. Nós escolhemos ficar em Parnaíba e ficamos impressionados com a cidade, que é a segunda maior do Piauí. Foi a nossa primeira vez no estado e encontramos uma cidade bem estruturada e organizada. Ficamos hospedados na Pousada Vila Cajuína e fomos muito bem recebidos pela equipe. Recomendamos!

Como é o passeio no Delta do Parnaíba?

O passeio varia conforme o local de partida e a duração. Você pode optar por fazer passeio de meio dia ou dia completo. Também há opções de passeio em grupo nos barcos maiores ou passeio privado em lancha rápida.

Fizemos o passeio de tarde conhecido como Revoada dos Guarás com a Natur (@naturturismo) que sai do Porto dos Tatus. O passeio de dia inteiro geralmente também inclui a Revoada. 

Fomos recebidos e guiados pelo barqueiro John que nos explicou um pouco mais sobre a região. Rapidamente chegamos no Rio Parnaíba e o resto do passeio foi todo em território maranhense, circundando a Ilha das Canárias. 

Na região do Delta encontramos 5 ecossistemas: mangues, dunas, matas, campos e alagados de água salgada. Aqui também encontramos a maior floresta de mangue da América Latina! John nos mostrou essas transições e também as características da vegetação, com palmeiras como o dendê e o palmito, por exemplo. Encontramos um pescador que estava com baldes cheios de camarão e paramos rapidamente para conversar. A Ilha das Canárias não é deserta, algumas pessoas moram na região e vivem da pesca e da agricultura.

Navegamos por igarapés que são pequenos canais do rio geralmente sem saída. Já no fim da tarde, fizemos uma parada nas dunas na beira do rio e ficamos explorando o lugar por quase 1 hora. No final, mergulhamos no Rio Parnaíba e seguimos para ver os guarás no entardecer.

A Revoada dos Guarás

O que aconteceu depois foi um dos espetáculos da natureza mais lindos que já presenciamos! A Revoada dos guarás ocorre todos os dias no entardecer. Centenas de aves vermelhas, os guarás, começam a migrar para o seu dormitório, sobrevoando ilhas e rios do Delta. O céu se ilumina com pontos vermelhos em contraste com as cores do pôr do sol e as árvores começam a ficar pintadas como se fossem macieiras repletas de frutas. É uma pintura natural! 

Os guarás têm essa coloração por se alimentarem de caranguejos que possuem uma substância rica em caroteno que deixam as penas das aves avermelhadas. Curiosamente, os guarás jovens não possuem essa coloração, que é adquirida com a idade.

Voltamos emocionados no barco já de noite, no escuro quase absoluto, apenas com as luzes dos outros barcos e do céu estrelado.

O que fazer em Parnaíba?

Além do passeio no Delta do Rio Parnaíba, existem outras atrações nos arredores da cidade de Parnaíba.

1- Lençóis Piauienses: dunas e lagoas na Ilha Grande que parecem os Lençóis Maranhenses

2- Conhecer a Praia da Pedra do Sal: procure a Pedra da Caveira

3- Visitar o Porto das Barcas e lanchar na Praça do Amor: ótimas opções para passear de noite.

4- Conhecer a Árvore Penteada: na estrada PI-116, a 30 min de Parnaíba fica essa árvore com um aspecto inusitado.

5 – Visitar Barra Grande e o Cajueiro Rei em Cajueiro da Praia. Dizem que o Cajueiro Rei é o maior cajueiro do mundo.

Gostou das dicas? Tem alguma dúvida? Deixe uma mensagem nos comentários =)

Apoie o Casal de Mochilão

Fazendo uma reserva por qualquer um dos links abaixo, ganhamos uma pequena comissão.
Você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda o Casal de Mochilão a continuar viajando!

🛌🏻 Hospedagem - Booking e Hostelworld
❤ Seguro Viagem - Real Seguro
🚙 Aluguel de Carro - Rent Cars
💲 Dinheiro no Exterior - Transferwise e N26

anteriorO que fazer em Arraial d’Ajuda na Bahia
PróximoRomântica e aventureira: nossa viagem a Santo Antônio do Pinhal
Com uma mochila nas costas, compartilhamos as belezas e os perrengues do caminho. Juntos desde 2004, descobrimos a paixão pelo mundo outdoor e percorremos grandes circuitos de trekking em diferentes continentes, muitas vezes acampando em lugares remotos e inspiradores. Algumas das maiores aventuras dos últimos anos foram nas trilhas da Patagônia, dos Balcãs ou na Turquia, onde caminhamos 430km em meio a ruínas, montanhas e praias paradisíacas ao longo da Via Lícia. Mostramos também que é possível viajar o mundo com pouco, mesmo em lugares considerados de luxo como Dubai, Paris e Nova York.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, escreve sua mensagem.
Por favor, registre seu nome