Hospedagem é um dos principais custos de uma viagem. Nós fazemos de tudo para reduzir esses custos e viajar sempre mais. Depois que descobrimos o House Sitting, consideramos essa a melhor forma de hospedagem gratuita no mundo todo! Para nós que estamos em uma longa viagem pelo mundo sem data para voltar, o house sitting é perfeito para fazer uma pausa e relaxar um pouco, sem aquela correria de ficar poucos dias em cada lugar.
Com o House Sitting nos sentimos em casa, mesmo que por pouco tempo, em qualquer lugar do mundo.
Contamos nesse vídeo um pouco sobre a nossa primeira experiência em Chamonix Mont Blanc, na França.
O que é House sitting ou Pet sitting?
O House Sitting ou Pet Sitting é um excelente exemplo de economia colaborativa ou compartilhada, onde as trocas são usadas no lugar do dinheiro, ou seja é uma permuta.
Funciona assim: os donos de uma casa, especialmente os donos de animais, quando viajam preferem ter alguém que fique no local para cuidar do lar e dos animais. Para eles é uma opção mais interessante do que deixar a casa vazia ou deixar os bichinhos em um hotel. É uma troca de favores, pois assim eles também economizam e garantem a segurança do lar. Mas nem sempre o house sitter precisa cuidar de pets. Já vimos oportunidades de house sitting somente para cuidar das plantas!
Para muitos animais, é de fato melhor ter alguém com eles em casa do que passar pelo estresse de um transporte para um outro local. Especialmente gatos, tem muita dificuldade para se adaptar a um novo local e podem sofrer com isso.
Essa dica vale tanto para pessoas que estão viajando e buscam hospedagem quanto para donos de pets. Muitos donos evitam viajar, pois não tem com quem deixar seus bichinhos. Com o pet sitting você pode ficar bem mais tranquilo sabendo que tem alguém cuidando do seu bichinho.
O que faz um House Sitter ou Pet Sitter?
Espera-se que o house sitter ou pet sitter cuide da casa e dos pets como se fosse o dono. Isso depende das expectativas e exigências do proprietário, mas em geral é necessário um cuidado básico com a casa, como mantê-la limpa. O proprietário pode requerer algum cuidado especial como limpar a piscina ou regar as plantas.
Cuidados com os animais
Quem já teve um animal de estimação sabe bem o que eles precisam. Claro que depende do tipo de animal, mas em geral além de companhia e carinho, o Pet Sitter deve dar comida e água, limpar as necessidades, levar para passear, brincar. Pode ser necessário também que o Pet Sitter cuide de animais com alguma condição especial de saúde, aplicando medicações via oral ou injetável, troque fraldas, dê banhos com xampus especiais, etc.
Quais animais devo cuidar?
Você encontra oportunidades para cuidar de todos os tipos de animais. Os donos buscam Pet Sitters principalmente para cães e gatos, mas também animais de estimação como furões e coelhos. É comum encontrar donos de casas de campo que buscam pessoas para cuidar de animais de grande porte ou de produção como cavalo, burro, cabra, ovelha, galinha. Já vimos até pet sitter para cuidar de peixes!
Quanto tempo posso ficar na casa?
A duração do House sitting varia muito. Pode ser desde dois dias até vários meses ou um ano (!). Imagina se hospedar por meses no mesmo lugar, é como se você morasse na casa, mas sem contas ou aluguel para pagar. Parou para pensar em quanto você pode economizar com essa forma de hospedagem? Acredita que pode ser mais barato viajar do que morar fixo sempre no mesmo lugar? Saiba que tem muita gente vivendo assim, especialmente quem tem algum trabalho remoto ou temporário.
Onde posso me hospedar com o house sitting?
Você encontra oportunidade de House Sitting em praticamente todo o mundo! Todos os continentes possuem casas em busca de house sitters, mas os países com mais procura são: Inglaterra, Estados Unidos, Austrália e Nova Zelândia. Encontramos opções em vários países na Europa e até em países bem diferentes como Japão, Dubai e Islândia. Alguns destinos são verdadeiros sonhos como Polinésia Francesa, Bahamas, Havaí.
Outro ponto é que o lar pode ser uma casa, um apartamento, uma casa de campo ou pequena fazenda. Existem muitas oportunidades diferentes de todos os tipos.
Contamos nesse vídeo um pouco sobre a nossa experiência como House Sitters em Roma, na Itália.
Nossa experiência com o House Sitting
Já fizemos House Sitting sete vezes em dez meses na nossa volta ao mundo e estamos sempre procurando novas oportunidades. Já nos hospedamos na França, Itália, Inglaterra e em Dubai. Durante esse período, nossos gastos são muito baixos e ainda aproveitamos para conhecer o lugar.
Outro ponto muito positivo é que conhecemos pessoas incríveis em todo o mundo. Normalmente os moradores são muito receptivos, essa também é uma boa forma de fazer amigos pelo mundo 🙂
Onde encontro essas oportunidades?
Existem alguns sites onde donos buscam House Sitters e vice versa. O que funciona melhor na nossa opinião é o Trusted Housesitters. Aproveita e salva esse link, pois temos um desconto de 25% para você fazer a sua inscrição no site.
Preparado para conhecer o mundo se hospedando de graça?
Gostou das dicas? Tem alguma dúvida? Deixe uma mensagem nos comentários =)
Apoie o Casal de Mochilão |
OI gente que demais, experiencia unica!! sou muito afim de fazer isso com meu bebe, ele tem 1 ano e meio, o que vcs acham?
No brasil existe oportunidades nordeste ou litoral norte como tem na europa e outros paises? como seria a melhor forma de busca aqui no brasil?
estamos em floripa e viajar sempre foi minha paixao, estou mais parada por causa do meu filho mas agora ja esta mais tranquilo de levar ele.
agradeco ja as dicas de vcs. aproveitem. abraco, kali
Oi Kaliane! Tudo bem? É possível fazer Housesitting com a família sim! No Brasil não é tão fácil de encontrar, existem poucas oportunidades, mas você também pode conseguir. Usamos o site TrustedHousesitters e de vez em quando aparece alguma casa ano Brasil. Acredito que esse site seja o melhor, usamos sempre. Não esquece que temos um cupom de desconto para se cadastrar no site (link no post). Você pode fazer um cadastro sem pagar e acompanhar as oportunidades, mas para entrar em contato depois tem que assinar. Grande abraço, Charlico e Larissa
Olá!! Parabéns pelo excelente post. Na Tailândia vocês também estão usando o trusted housesitters? Obrigada
Oi Andrea! Tudo bem? Obrigada pela mensagem! Estamos exatamente nesse momento em uma casa em Phuket que encontramos nesse site e também ficamos seis semanas em Chiang Mai pelo Trusted Housesitters. É o principal site que usamos para encontrar essas oportunidades. Beijo grande, Charlico e Larissa
[…] House Sitting: hospedagem grátis no mundo […]
Hola
Obrigada por partilhar vossa experiencia com housesitters.
Uauuu, Voces levam 7 meses hospedando com Housessitters, seria um sonho para mim, pouparia bastante em alojamento, viveria com locais e poderia passar mais tempo viajando.
Eu e meu filho de 8 anos, pretendemos viajar pelo mundo durante 1 ano a partir de 2022
Estou considerando a possibilidade de aplicar para housesitters. Nunca tive animais de estimacao em casa, convivo com animais quando vou a casa dos meus pais. Sendo uma novata nisso, que dicas voces me dao para aumentar a chances de sermos selecionados?
Oi Nelia! Valeu pela mensagem!
Estamos agora mesmo em um Housesitting no Brasil e recentemente passamos mais 4 meses nos hospedando dessa forma no nosso país.
É incrível o quanto conseguimos economizar e ficar em lugares com uma boa estrutura. Super recomendamos essa forma de hospedagem!
Para quem quer começar nessa plataforma, recomendamos fazer um perfil bem completo e mandar mensagens personalizadas para os anfitriões explicando o motivo pelo qual você quer cuidar da casa e dos bichinhos deles. Não tem problema não ter animais, mas é legal mostrar que você gosta da companhia deles.
No início, tente aplicar também para casas em lugares que têm muita oferta e poucas pessoas aplicando, assim você tem mais chances de conseguir a primeira avaliação.
Também vamos voltar a viajar pelo mundo no início de 2022, desejamos uma excelente jornada pra vocês!
Abraços,
Lico e Lari
[…] Nós fazemos de tudo para reduzir esses custos e viajar sempre mais. Depois que descobrimos o House Sitting, consideramos essa a melhor forma de hospedagem gratuita que […]
Como posso participar?
Oi Sônia. Você tem que se cadastrar no site criando um perfil e tem que pagar uma anuidade para entrar em contato com os anfitriões. Temos um link de desconto na página. Abraço, Lico e Lari