Siena é uma cidade localizada na bela região da Toscana, na Itália. O país possui diversas cidades históricas, mas Siena é uma das que se destacam. Caminhar pelas ruas do centro histórico e admirar a arquitetura da cidade medieval já é uma atração à parte.
Próxima a Firenze (Florença) e Arezzo, a maioria dos viajantes conhece Siena em apenas um dia, normalmente em um bate e volta saindo de Firenze. A cidade é pequena e é totalmente possível conhecer as principais atrações em apenas um dia. Porém uma boa opção é se hospedar na cidade e evitar o custo do bate e volta, com a possibilidade de seguir para Arezzo em seguida.
A cidade é sede do Palio, uma corrida de cavalos conhecida mundialmente que movimenta Siena duas vezes por ano. É uma competição entre os bairros da cidade, que aqui são chamados de contradas e possuem nomes curiosos como Lupa (loba), Giraffa e Aquila (águia). O Palio inclusive apareceu em um filme do James Bond, o 007 Quantum of Solace. Mas muitas vezes os visitantes não veem o lado negativo dessa competição. Apesar de entender e respeitar que se mantenham tradições como essas, somos particularmente contra a exploração de animais para esse fim. Não é incomum os animais se machucarem, inclusive no último ano um cavalo teve que ser sacrificado após fraturar a perna.
Construído no alto de uma das colinas de Siena, o centro histórico fica lotado de turistas do mundo inteiro, mas não vimos muitos brasileiros por lá. Veja aqui as principais atrações da cidade para você programar a sua viagem.
Piazza del Campo
A Piazza del Campo é o local mais famoso de Siena. A praça é enorme e é aqui que ocorre o famoso Palio. O Palazzo Pubblico e a Torre del Mangia são os edifícios que se destacam na praça. É um lugar muito agradável para se passar uma tarde sem fazer nada, apenas sentar e relaxar. Na Piazza del Campo existe uma barraca que vende um doce típico de Siena, a fritelle di riso que é um bolinho de arroz com açúcar. Vale a pena experimentar!



Duomo de Siena
A Catedral, também chamada de Duomo de Siena, é uma bela igreja em estilo gótico. Foi construìda em 1264 e é uma obra de arte com ricos detalhes na sua estrutura de mármore. A parte interior da Catedral impressiona com seus mosaicos e vitrais.
No mesmo lugar também é possível conhecer a Porta del Cielo – Porta do Céu – a parte alta da Catedral que permite admirar a parte interna de um outro ângulo, seu ponto mais alto. Para chegar lá você percorre os caminhos estreitos que levam ao teto da Catedral e antes eram fechados ao público.
O ingresso para entrar na Catedral é de graça em um determinado período do ano (novembro a fevereiro, exceto período de férias), mas na maior parte do ano custa 5 ou 8 euros. Confira as datas no site oficial https://operaduomo.siena.it/it/visita/ingressi/. O ingresso que inclui a visita e à Porta del Cielo e a todo o complexo custa 20 euros. Esse ingresso dá direito também a entrar no Museu da Catedral (Opera del Duomo).



Museu da Catedral de Siena (Opera del Duomo)
O Museu da Catedral, também chamado de Museo dell’Opera, é um museu anexo que possui uma coleção de objetos que antes ficavam na Catedral. Quem gosta de museus, certamente vai apreciar a visita. Na verdade, a maioria dos visitantes vai ao museu mais para conhecer a parte alta do complexo que possui uma bela vista do centro histórico de Siena.
O ingresso para o Museo dell’Opera varia de 8 a 15 euros conforme a época do ano e inclui também a visita à Catedral.
Fortezza Medicea
A Fortezza Medicea, ou Forte de Santa Barbara, é um forte erguido no ano de 1563. De lá, você tem uma bela vista do centro histórico de Siena. O forte não é tão frequentado por turistas e vimos na maior parte moradores – os seneses – passeando tranquilamente ou fazendo esportes por entre os seus jardins. Não é necessário ingresso para entrar e vale a pena a visita.

Apoie o Casal de Mochilão |
Vou fazer o meu processo de Cidadania aí em Siena! To amando o lugar.
Oi Bruna, tudo bem? Tirei minha cidadania na Liguria, perto de Genova. Você vai curtir muito Siena. Qualquer coisa entra em contato com a gente. Beijos, Larissa e Charlico
Quero muito conhecer a Itália e não colocava Siena no roteiro, mas estou repensando.
Oi Rachel! Tudo bem? Siena nos surpreendeu e consideramos que merece ser visitada. Se estiver numa viagem corrida pode visitá-la em 1 dia, mas aconselhamos que fique pelo menos uma noite. Depois no conte como foi sua experiência. Beijos, Charlico e Larissa
Olá! Adorei o blog! Onde vejo essas dicas de como viajar com pouco dinheiro? Dubai inclusive??
Oi Isabel. Temos muitas dicas pra viajar barato no nosso canal do Youtube! Temos o Casal de Mochilão e o Lico e Lari onde estamos compartilhando nossas aventuras recentes. Um beijo!