A praia de Gulpiyuri é uma praia bastante peculiar localizada em Asturias, norte da Espanha. Sua faixa de areia está situada cem metros terra adentro em relação à borda costeira, o que garante um formato único! A praia de Gulpiyuri foi declarada Patrimônio Natural em 2001 por ser um local de grande particularidade geológica e paisagística. Mas esse lugar ainda não é muito conhecido pelos brasileiros.
A praia possui cerca de 40 metros de extensão e muitas pessoas consideram essa a menor praia do mundo. A costa nessa região possui várias aberturas subterrâneas produzidas pelo efeito erosivo do mar sobre a rocha. As dolinas são depressões originadas pelo desmoronamento do teto dessas cavernas. A Praia de Gulpiyuri se desenvolveu sobre uma dolina onde o mar entra desde uma pequena grota, criando uma pequena praia arenosa que se enche totalmente na maré alta, virando uma piscina de águas salgadas.
Vale a pena conferir a tábua de marés antes de ir. Quando chegamos a praia estava totalmente sem água, foi até decepcionante. Chegamos no ponto máximo da maré baixa, mas não sabíamos. Decidimos esperar algumas horas para a maré encher e quando voltamos a praia estava perfeita!
Como chegar na Praia de Gulpiyuri
A Praia de Gulpiyuri está localizada a quase 500km de Madrid, capital da Espanha. As cidades de Santander e Bilbau são bons pontos para explorar essa região, pois contam com aeroportos.
A melhor opção para conhecer a Praia de Gulpiyuri é alugar um carro. Nós alugamos um carro pela Rentcars em Santander, pois não voltaríamos para Madrid e seguimos direto do norte da Espanha para Portugal. São cerca de 100km de Santander até a praia. Existe um estacionamento bem próximo da praia e você só precisa caminhar alguns minutos.
Não deixe de continuar a trilha até a costa. A paisagem ali é bem diferente com suas rochas na beira do mar. Parece até que chegamos na Irlanda ou Escócia. Você também pode combinar a visita à praia com o Parque Nacional Picos de Europa, um lugar com cenários e trilhas incríveis na Espanha.
Gostou das dicas? Tem alguma dúvida? Deixe uma mensagem nos comentários =)
Apoie o Casal de Mochilão |