Sempre tivemos um fascínio por vulcões. É uma das manifestações mais selvagens e brutas da natureza. Há muito tempo tínhamos o sonho de subir até o topo de um vulcão e realizamos esse sonho pela primeira vez agora na nossa Volta ao Mundo. O Vulcão Vesúvio, em Nápoles, no sul da Itália é um dos vulcões mais fáceis de conhecer e atrai visitantes do mundo inteiro.

O Vesúvio é um vulcão atualmente adormecido, mas que há quase 2 mil anos, em 79 D.C., dizimou e soterrou cidades inteiras como Pompéia e Herculano, uma das maiores catástrofes causadas por uma erupção vulcânica. Sua última erupção foi em 1944, durante a Segunda Guerra Mundial. Desde então ele permanece silencioso, mas a sua figura majestosa ainda causa receio em moradores e turistas. Não tem como não parar para pensar o que aconteceria se ele entrasse em atividade novamente.

É assustador pensar que, apesar do Vulcão Vesúvio estar adormecido, ele é considerado um dos mais perigosos do mundo pela sua característica explosiva e por possui mais de 3 milhões de habitantes no seu intorno. Muitos especialistas sugerem que quanto mais tempo ele permanecer adormecido, pior será a próxima erupção 🙁

Chegar até o topo da cratera do Vesúvio é um passeio fácil para quem está em Nápoles e região. Do alto dos 1.281 metros de altura, a vista do topo do Vesúvio é magnífica. Podemos ver a baía de Nápoles e até o sítio arqueológico de Pompéia. Por ser muito alto, pode fazer frio no topo e o tempo lá em cima muda constantemente. Nem sempre é possível ver a vista, pois muitas vezes o cume está coberto com nuvens. A paisagem é inóspita, com tons de vermelho do solo e verde da vegetação que cresce no local.

Como ir até o Vulcão Vesúvio

As cidades mais próximas para explorar o Vesúvio são Herculano e Pompeia, as duas são facilmente acessíveis com o trem regional, a Circumvesuviana, a partir de Nápoles. O preço do bilhete da Cirumvesuviana varia conforme o trajeto, mas de Nápoles a Herculano, por exemplo, a tarifa é de 2,20 euros.

O transporte mais barato parte de Pompeia. Da estação Pompei Scavi saem os ônibus da EAV. O bilhete de ida custa 3,30 euros. Caso escolha conhecer o Vesúvio a partir de Herculano, existem ônibus ou vans que partem da estação Ercolano Scavi. A viagem de ida e volta custa 10 euros.

Se estiver de carro, é possível chegar por conta própria e estacionar bem próximo da bilheteria. Para ir até o início da trilha é possível andar cerca de 30min ou pegar uma van com o custo de 2 euros por pessoa ida e volta.

Ficamos hospedados em um camping em Herculano. Conseguimos uma carona com um casal alemão que estava viajando de motorhome e economizamos o valor do transporte.

Ingresso no Parco Nazionale del Vesuvio

O Vesúvio está localizado no Parco Nazionale del Vesuvio. O ingresso para chegar até a cratera do vulcão custa 10 euros e você pode comprar na bilheteria localizada no início da trilha.

Trilha até o topo do Vulcão

Da bilheteria do parque até o topo do vulcão, o percurso segue por uma trilha fácil com 1,5km de extensão. A caminhada dura cerca de 30min. Apesar da subida parecer íngreme para algumas pessoas, não existe dificuldade técnica, crianças e idosos podem fazer esse passeio.

Trilha para o topo do Vesúvio em Nápoles, Itália

Mais informações:

  • O Vesúvio pode ser visitado durante todo o ano, mas especialmente no inverno o acesso pode ser fechado por condições climáticas desfavoráveis.
  • Verifique se existe alguma restrição de acesso no momento da sua visita. Consulte o antes de ir site oficial.
  • O horário de ingresso no parque varia conforme a época do ano. Consulte nesse link.
  • Site da empresa de transporte de Ercolano Scavi:http://www.vesuvioexpress.info/
Gostou das dicas? Tem alguma dúvida? Deixe uma mensagem nos comentários =)

Apoie o Casal de Mochilão

Fazendo uma reserva por qualquer um dos links abaixo, ganhamos uma pequena comissão.
Você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda o Casal de Mochilão a continuar viajando!

🛌🏻 Hospedagem - Booking e Hostelworld
❤ Seguro Viagem - Real Seguro
🚙 Aluguel de Carro - Rent Cars
💲 Dinheiro no Exterior - Transferwise e N26

anteriorMochila Aura AG da Osprey: Review
PróximoPraia de Gulpiyuri: uma surpresa na Espanha
Com uma mochila nas costas, compartilhamos as belezas e os perrengues do caminho. Juntos desde 2004, descobrimos a paixão pelo mundo outdoor e percorremos grandes circuitos de trekking em diferentes continentes, muitas vezes acampando em lugares remotos e inspiradores. Algumas das maiores aventuras dos últimos anos foram nas trilhas da Patagônia, dos Balcãs ou na Turquia, onde caminhamos 430km em meio a ruínas, montanhas e praias paradisíacas ao longo da Via Lícia. Mostramos também que é possível viajar o mundo com pouco, mesmo em lugares considerados de luxo como Dubai, Paris e Nova York.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, escreve sua mensagem.
Por favor, registre seu nome