Durante a nossa viagem pela Tailândia, saímos de Chiang Mai no norte e resolvemos parar na Cidade Histórica de Sukhothai a caminho da capital Bangkok. Durante uma viagem à Tailândia é comum incluirmos no roteiro a visita a vários templos budistas (como o Templo Branco em Chiang Rai ou o Wat Arun em Bangkok), além das praias paradisíacas, é claro, mas geralmente as cidades históricas são deixadas de lado. Se tiver mais tempo, vale a pena fazer uma visita à cidade antiga de Sukhothai ou Ayutthaya.
Devido à sua localização (cerca de 427 km ao norte de Bangkok e relativamente no meio do nada), Sukhothai recebe um número menor de visitantes do que Ayutthaya. Mas os atrativos históricos de Sukhothai não perdem em nada para a anterior.
Cidade Histórica de Sukhothai
A cidade histórica de Sukhothai é um Patrimônio Mundial da UNESCO e foi a primeira capital da Tailândia que até 1939 chamava-se Sião. É um complexo com várias zonas abertas para a visita e a entrada para cada zona custa 100 bath (aproximadamente R$17). Para quem vai visitar mais de uma zona, bicicletas estão disponíveis para aluguel, embora não seja necessário para visitar somente uma zona. Fomos na zona central, a principal e passamos horas caminhando pela cidade antiga.
História de Sukhothai
O Reino de Sukhothai foi fundado no século 13 depois que ganhou independência do Império Khmer, que dominou uma extensa área no sudeste asiático e deixou relíquias como o Complexo de templos de Angkor Wat.
Sukhothai foi o primeiro reino tailandês verdadeiramente independente e foi o berço da civilização e cultura tailandesa – onde se originou a arte, arquitetura e língua desse país.
Durante a visita ao complexo podemos ver algumas inscrições em pedra dentro dos templos que são consideradas o exemplo mais antigo da escrita tailandesa.
“Sukhothai” significa ‘o amanhecer da felicidade’, e o reino desfrutou de um longo período de paz e prosperidade. A cidade de Sukhothai chegou a ter 80.000 habitantes, e o reino se estendia até onde hoje fica o Laos e a Malásia.No século 15, o Reino de Sião foi conquistado pelo vizinho Reino de Ayutthaya e, no final do século seguinte, Sukhothai foi abandonado. As casas, construídas com madeira e bambu, desapareceram completamente, mas os monumentos religiosos sobrevivem até hoje.
Veja o vídeo que fizemos da nossa visita à Sukhothai:
Os Templos da Cidade Antiga
Os templos do complexo chamam a atenção com as estátuas de Buda e construções que datam de diferentes períodos.
O Wat Si Sawai é um dos templos mais antigos de Sukhothai, da época que a área ainda fazia parte do Império Khmer. Por isso é muito semelhante ao complexo de templos de Angkor Wat, com as mesmas pontas esculpidas em forma de torre. O templo era originalmente hindu, mas foi convertido ao budismo no século 14, quando o Reino de Sião alcançou a independência.
O Wat Mahathat, templo da Grande Relíquia, foi o maior e mais importante templo do império. O templo foi construído seguindo o conceito de Mandala, um antigo símbolo hindu que representa o universo. Como as estruturas foram adicionadas ao longo de vários séculos, o terreno do templo contém estruturas de vários estilos arquitetônicos.
Uma das construções mais marcantes da cidade, é uma imagem de Buda em pé de 12 metros de altura, um marco de Sukhothai.
Apoie o Casal de Mochilão |
[…] Sukhothai, conhecendo a primeira capital da Tailândia […]