Cinque Terre são cinco vilarejos construídos entre o mar e as montanhas da Ligúria, na Itália. As vilas formam parte do Parque Nacional de Cinque Terre e foram declarados patrimônio mundial da humanidade pela UNESCO.
As pequenas vilas de Monterosso al Mare, Vernazza, Corniglia, Manarola e Riomaggiore são conectadas entre si por caminhos únicos. A maioria dos visitantes chega de trem e se limita a conhecer as praias e o centro, mas uma das melhores formas de conhecer essa jóia na costa italiana é percorrendo as trilhas que ligam as vilas.
VEJA O VÍDEO QUE FIZEMOS SOBRE A TRILHA
Veja também o outro post que fizemos sobre as vilas de Cinque Terre.
Você vai entrar em contato com a zona rural dos vilarejos e caminhar em meio a campos centenários de videiras e oliveiras – o cultivo de uva e oliva é bem tradicional na região, assim como a produção de vinho. O terreno é marcado por terraços, técnica para conseguir utilizar o solo em meio ao ambiente acidentado. Esses caminhos te permitem descobrir uma parte mais autêntica de Cinque Terre.
Trilhas em Cinque Terre
Existem diversas trilhas que conectam os vilarejos. Você pode fazer a caminhada em apenas um dia ou dividir em dois ou três dias, parando em Vernazza ou Corniglia por exemplo, e aproveitar para descansar no caminho. O trajeto pode ser percorrido em qualquer direção, nós começamos em Monterosso e terminamos em Riomaggiore com um lindo pôr do sol. É possível percorrer essas trilhas durante todo o ano. No verão, de junho a agosto, é muito quente e as praias e trilhas ficam lotadas. Os outros meses são mais amenos e agradáveis. É possível fazer essa travessia até mesmo no inverno, mas os dias são mais curtos e frios. Dificilmente você consegue aproveitar o mar nessa época.
Sentiero Azzurro
A travessia mais popular e mais fácil é conhecida como Sentiero Azzurro – Trilha Azul – e liga Monterosso a Riomaggiore. O trajeto de 12km pode ser percorrido em cerca de 6 horas. Porém parte dessa trilha está fechada desde 2016. O trecho entre Corniglia, Manarola e Riomaggiore sofreu com desmoronamentos e está interditado por tempo indeterminado. Existe uma previsão de reabertura, mas não vimos nenhum avanço ou mobilização no sentido de melhorar o caminho. A Via do Amor – Via dell’Amore – conecta Manarola a Riomaggiore e é considerado um dos trechos mais bonitos do Sentiero Azzurro, porém está interditada e abandonada. A previsão para abertura é somente em 2021!
A solução para essa parte é passar por trilhas alternativas. Esses trechos estão bem demarcados e sinalizados. Você encontra placas nos vilarejos apontando a direção correta. Prepare-se para encarar os cerca de 18km de caminhada que são percorridos em 7 a 8 horas.
O Sentiero Azzurro é a trilha mais movimentada em Cinque Terre, mas existem várias outras trilhas menos conhecidas e mais desafiadoras que conectam as vilas. Você pode conferir todas as trilhas e a situação atual nesse site (infelizmente as informações possam estar desatualizadas).
Para percorrer as trilhas principais geralmente é necessário adquirir um bilhete que custa 7,5 euros. Existem pontos de controle no caminho que podem pedir para mostrar o ingresso. Esse controle praticamente só existe na alta temporada, de junho a agosto. Fizemos a trilha em fevereiro e não tinha nenhum controle.
Sentierro Azurro Vila de Monterosso Trilha em Cinque Terre
Trilha de Monterosso a Vernazza
Esse é o trecho mais longo e talvez o mais difícil da travessia. São muitas escadas e terreno calçado e muitas vezes nos perguntamos se a trilha toda vai ser assim. Mas depois caminhamos em trechos de terra que seguem à beira-mar e em meio às plantações da região. A vista ao chegar em Vernazza é uma das mais bonitas da trilha, com direito a um belo mirante.
Distância: 5km; Tempo médio: 2 horas
Trilha de Vernazza a Corniglia
Esse trecho é bem parecido com o anterior, com cerca de 4 km. A subida é pesada ao sair de Vernazza, mas deixamos a vila com mais uma linda vista. A caminhada segue em meio a bosques e plantações de oliva.
Distância: 4km; Tempo médio: 1 hora e 45 minutos
Trilha de Corniglia a Manarola
Em Corniglia vimos a trilha que deveríamos seguir até Manarola, mas que está interditada devido a um desmoronamento. A caminhada alternativa segue até o trecho mais alto de todas as trilhas, atingindo quase 400 metros de altitude! A subida é bem íngreme e extenuante e parece não ter fim. Em muitos momentos nos lamentamos pela outra trilha estar fechada, mas a verdade é que esse provavelmente era o caminho original para chegar de um vilarejo ao outro e a trilha fechada foi construída para facilitar o acesso. Após a subida, a trilha segue plana e caminhamos em meio as videiras à beira mar até Volastra. Prepare os joelhos para uma descida de mais de 300 metros para chegar a Manarola.
Distância: 5km; Tempo médio: 2 horas
Trilha de Manarola a Riomaggiore
A trilha mais curta em toda a travessia. O trajeto é uma alternativa a famosa Via do Amor que segue interditada. Nós passamos pela Via do Amor depois que um casal nos disse que era possível seguir por ela, mas não indicamos de forma nenhuma. O trajeto está realmente fechado pois é muito perigoso, com vários trechos desmoronados e totalmente abandonado. Se soubéssemos antes teríamos pego a trilha oficial.
A chegada com o pôr do sol em Riomaggiore foi uma recompensa por todo o esforço ao longo de um dia inteiro de caminhada.
Distância: 2km; Tempo médio: 45 minutos.
Corniglia Trilha em meio a videiras
Apoie o Casal de Mochilão |
[…] ou fazer um trajeto à pé e se aventurar por caminhos únicos que ligam uma vila à outra. Veja nesse outro post tudo sobre a trilha que fizemos em Cinque […]