Uma das primeiras informações que precisamos pesquisar antes de visitar um país é se é necessário emitir um visto de turismo. Isso é um item ainda mais importante durante uma viagem de volta ao mundo, pois a falta de planejamento pode gerar surpresas durante a viagem e até impossibilitar uma visita a determinado país.

Muito se fala sobre as limitações que um passaporte pode trazer ao cidadão. Nós achávamos que o passaporte brasileiro não tinha muito valor, mas a verdade é que somos extremamente privilegiados! Podemos entrar em 156 países e territórios sem pedir um visto previamente, seja por isenção de visto, autorização eletrônica ou visto emitido na chegada ao país de destino. Você provavelmente não sabia (assim como nós), mas o passaporte brasileiro é considerado um dos 20 melhores do mundo! 

Já viajamos para muitos países e conversamos com muitos cidadãos que têm grande limitação para viajar. Os Albaneses, por exemplo, nos disseram que só podem visitar cerca de 50 países no mundo. Cidadãos de Israel podem visitar mais de 160 países sem pedir visto, mas são proibidos de visitar treze países no mundo, pois eles não reconhecem o Estado de Israel. 

Passaporte brasileiro: visto para uma viagem de volta ao mundo

Como saber quais países exigem visto para brasileiros?

O site do Itamaraty disponibiliza uma tabela com todos os países e informações sobre necessidade ou não de visto de turismo ou de negócios. Porém o site apenas indica “visto exigido” e não informa se é preciso pedir um visto previamente, pois nessa categoria também estão incluídos países onde você consegue tirar o visto na entrada. Porém essa tabela pode estar temporariamente desatualizada, por isso vale a pena também pesquisar notícias sobre alguma mudança.

Você também pode entrar em contato com o Consulado ou Embaixada do país em questão. O site do Ministério das Relações Exteriores possui uma listagem com informações de Consulados Estrangeiros no Brasil e representações brasileiras no exterior. Nesse link você também pode conferir as exigências para a emissão do visto.

O que preciso para emitir um visto?

Os valores e exigências para emitir um visto varia conforme o país, mas você pode ter que apresentar o seguinte:

  • Passaporte com validade mínima de seis meses (dependendo do país pode ser três meses)
  • Uma página livre no passaporte
  • Foto 3×4
  • Taxa para emissão do visto
  • Comprovante de vacinação contra a febre amarela
  • Alguns países podem exigir outros documentos como comprovação de renda ou comprovante de reserva de hospedagem e passagens aéreas. Isso tanto para pedir o visto como na imigração no momento de entrar no país.

É muito importante atentar para a validade do passaporte para viajar para qualquer país, mesmo que não seja necessário emitir o visto. Já vimos uma pessoa ser impedida de embarcar para Dubai pois a validade do passaporte era de menos de três meses. Países do Mercosul não exigem que brasileiros apresentem o passaporte para entrar no país, somente a Cédula de Identidade é suficiente.

A Febre Amarela é uma doença endêmica no Brasil e muitos países exigem dos turistas brasileiros o Certificado Internacional de Vacinação contra a Febre Amarela. Deve-se ter atenção também, aos certificados e vacinas exigidos pelo país. Para saber as exigências ou recomendações, basta consultar no site da ANVISA para viajantes.

Quais vistos tiramos antes de começar nossa viagem de volta ao mundo

Estamos em um mochilão pelo mundo desde fevereiro de 2019 e saímos do Brasil somente com o visto dos Estados Unidos. Não sabemos quando vamos ao país, mas a autorização tem validade de 10 anos, então temos bastante tempo até chegar lá. Os outros vistos vamos solicitando durante a viagem, pois não temos um roteiro fixo e também não sabemos as datas que estaremos em cada país.

Um dos países mais complicados para quem vai fazer uma longa viagem pelo mundo é o Japão. Se você faz questão de conhecer o país tem que programar muito bem o roteiro, pois brasileiros só podem tirar o visto para o Japão no Brasil (exceto se residir em outro país) e o documento tem validade de apenas seis meses. Já conversamos com viajantes que começaram uma volta ao mundo pelo Japão, para não correr o risco de não conseguir conhecer o país.

Nós começamos pela Europa e não precisamos pagar nenhum visto no continente. Até agora só precisamos pagar o visto da Jordânia e para o Omã. Sabemos que teremos que solicitar o documento de entrada em muitos países nessa viagem, especialmente na Ásia e África então vamos mantendo o artigo atualizado com informações mais detalhadas.

Leia também

Gostou das dicas? Tem alguma dúvida? Deixe uma mensagem nos comentários =)

Apoie o Casal de Mochilão

Fazendo uma reserva por qualquer um dos links abaixo, ganhamos uma pequena comissão.
Você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda o Casal de Mochilão a continuar viajando!

🛌🏻 Hospedagem - Booking e Hostelworld
❤ Seguro Viagem - Real Seguro
🚙 Aluguel de Carro - Rent Cars
💲 Dinheiro no Exterior - Transferwise e N26

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, escreve sua mensagem.
Por favor, registre seu nome