Complexo da Cachoeira do Arco-íris – Lima Duarte

Lima Duarte é um município do interior de Minas Gerais localizado a cerca de 60km de Juiz de Fora. A Vila de Conceição de Ibitipoca, onde está localizado o Parque Estadual de Ibitipoca, é considerada um distrito de Lima Duarte. Ibitipoca é conhecida por suas cachoeiras, mas nos arredores de Lima Duarte também encontramos algumas cachoeiras igualmente encantadoras.

Complexo da Cachoeira do Arco-íris em Lima Duarte, Minas Gerais

Complexo de Cachoeiras do Arco-íris

O Complexo de Cachoeiras do Arco-íris está localizado na serra de Lima Duarte. O acesso se dá pela Rodovia BR-267, km 163. São 13km por uma estrada de terra até a propriedade onde é preciso pagar uma taxa de R$10 para entrar.

No local existem cinco cachoeiras. A Cachoeira do Arco-Íris é a primeira. As cachoeiras na sequência são: Cachoeira do Salto, Cachoeira da Garganta, Cachoeira do Y e Cachoeira do Pilão.

O complexo possui estacionamento, restaurante, área para acampar e banheiros. Também existe um chalé disponível para alugar no local.

Trilha das Cachoeiras do Arco-íris

  • Distância total: 6km (ida e volta)

  • Tempo médio: 3 horas

A Cachoeira do Arco-Íris praticamente não possui trilha, pois o seu acesso é muito próximo do estacionamento. As outras são acessadas por um caminho de subida em uma estrada de terra praticamente inutilizada.

Cachoeira do Arco-íris

Fácil acesso, sendo uma boa opção para toda a família. Possui uma queda d’água alta, com mais de 40 metros de altura e um poço raso. É possível descer de rapel pela lateral da cachoeira.

Cachoeira do Alto

Cachoeira do Alto é a segunda, também conhecida como Cachoeira do Arco-Íris 2. Possui uma densa vegetação ao redor da queda d’água que forma um cenário muito bonito. Nos fez lembrar o nosso querido Salto El Claro, no Chile. É possível chegar ao topo da cachoeira do Arco-Íris 1 seguindo pelo fluxo do rio. Também é bem alta e não possui um poço profundo para banho.

Cachoeira do Alto no Complexo da Cachoeira do Arco-íris em Lima Duarte, Minas Gerais

Cachoeira da Garganta

A Cachoeira da Garganta e Cachoeira do Y ficam no mesmo desvio da trilha, em uma entrada à esquerda na estrada de terra. Não existia sinalização quando visitamos, portanto peça orientações antes. Devemos virar à esquerda na primeira bifurcação dessa trilha mais fechada. A Cachoeira da Garganta é pequena, mas possui um bom poço para banho.

Cachoeira da Garganta no Complexo da Cachoeira do Arco-íris em Lima Duarte, Minas Gerais

Foto: Fabio Fliess

Cachoeira do Y

Para acessar a Cachoeira do Y deve-se seguir à direita na bifurcação. Como o nome diz, a queda d’água forma o desenho de um Y no topo. Também possui um poço raso e o acesso é um pouco mais difícil com trechos escorregadios e alguns obstáculos.

Cachoeira do Y no Complexo da Cachoeira do Arco-íris em Lima Duarte, Minas Gerais

Cachoeira do Pilão

A Cachoeira do Pilão é a última parada, descendo pelo rio perto de um portão azul onde termina a estrada. Nós não chegamos a conhecer. A queda é pequena, mas possui um ótimo poço para banho.

Tracklog

Clique na imagem para detalhes:

Powered by Wikiloc

Charlico e Larissa

Juntos há 12 anos, desenvolvemos a paixão por viagem e aventura. Sempre que podemos unimos um ao outro. buscamos realizar o máximo de atividades possíveis em cada viagem. Ele é publicitário e baterista. Ela é veterinária, fotógrafa e entusiasta de yoga.

Você pode gostar...